30 de dezembro de 2018

BOLSONARO E NETANYAHU VISITAM SINAGOGA EM COPACABANA (RJ)


O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitam a sinagoga Kehilat Yaacov, em Copacabana, no Rio de Janeiro (Agência Brasil)

Rio de Janeiro - O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitaram na tarde de hoje a sinagoga Kehilat  Yaacov (Congregação de Jacó, em hebraico), em Copacabana, no Rio de Janeiro. Eles chegaram pouco depois das 17h, após o almoço e a reunião que tiveram no Forte de Copacabana. Os dois vieram em comitivas separadas. Primeiro, chegou a de Netanyahu e, em seguida, a de Bolsonaro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) veio na comitiva do pai.

29 de dezembro de 2018

TÚNEL DO TEMPO: ENTERRO CRISTÃO DE HUMORISTA BUSSUNDA DEIXA JUDEUS INCONFORMADOS - JUNHO DE 2006


Bussunda era neto de chazan, filho de mãe judia e de pai convertido ao judaísmo aos 20 anos, com circuncisão e tudo, portanto, judeu de pai e mãe

Circulou entre a comunidade judaica manifestações de inconformismo pelo fato de Bussunda ter sido enterrado em um cemitério cristão, o São João Batista, no Rio, pois o humorista do programa da Globo Casseta & Planeta, Cláudio Besserman Vianna, era judeu. E, portanto, deveria ter sido enterrado conforme a tradição e os rituais judaicos, o que talvez tivesse chamado a atenção de seus inúmeros fãs para o fato de ele ser judeu. 

28 de dezembro de 2018

MORRE O ESCRITOR ISRAELENSE AMOS OZ, AOS 79 ANOS


Escritor israelense era um apaixonado defensor da paz (Foto: Menahem KAHANA / AFP)

A causa da morte não foi anunciada, mas o autor sofria de câncer. Conhecido por suas inúmeras manifestações políticas pacifistas, escritor era o ficcionista israelense mais lido nas dezenas de países onde seus livros são traduzidos. O escritor israelense Amos Oz morreu nesta sexta-feira (28), anunciou no Twitter sua filha, Fania Oz-Salzberge. Ele estava com 79 anos e não foi anunciada a causa da morte, mas o autor sofria de câncer. "Meu querido pai acaba de falecer de câncer depois de uma rápida piora", anotou Fania.

NETANYAHU: 'ISRAEL É A TERRA PROMETIDA E BRASIL É A TERRA DA PROMESSA'


O presidente eleito Jair Bolsonaro recebe a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Copacabana

Primeiro-ministro de Israel desembarcou no final da manhã de sexta-feira (28) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para uma visita de 5 dias ao Brasil. O presidente eleito Jair Bolsonaro recebe a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Copacabana.

24 de dezembro de 2018

ISRAEL E A GUERRA CIBERNÉTICA: UMA AMEAÇA À SEGURANÇA NACIONAL


Cavalo de Tróia formado de placas de computadores (Mother Boards). Israel é um dos líderes mundiais em avanços na Informática e Ciência da Computação (מדעי המחשב)

O combate ao cibe terrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao norte e ao sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

23 de dezembro de 2018

AS SEMELHANÇAS ENTRE OS IDIOMAS HEBRAICO (עברית) E ÁRABE ( ערבי)



Tanto o árabe quanto o hebraico são reconhecidos como línguas oficiais do povo de Israel

A complexa relação entre o hebraico e o árabe é importante devido à significância cultural, religiosa e comunicativa na atualidade em Israel, bem como em outras áreas do mundo. As línguas influenciaram uma à outra de tal forma que hoje o hebraico e o árabe apresentam semelhanças na pronúncia e na estrutura da língua. A troca linguística é significativa principalmente quando se discute a comunicação entre as comunidades de árabes e judeus. As semelhanças linguísticas mostram laços históricos presentes no mundo contemporâneo.

CORAL ISRAELITA BRASILEIRO CELEBRA 64 ANOS


No início, dirigidos por um sobrevivente do Holocausto, o maestro I. Fater, reuniam-se cerca de 30 componentes, para ensaiar músicas do folclore judaico

A comemoração ocorreu na sede do CIB em 12 de dezembro de 2018, no Rio de Janeiro. O evento contou com as participações da soprano Clarice Szjanbrun e do Chazan Oren Boljover.

22 de dezembro de 2018

CURIOSIDADES SOBRE O JUDAÍSMO


O Judaísmo retrata que a Presença de D’us se revelava no Templo Sagrado de Jerusalém

. Em 1664, a Grã-Bretanha tomou posse de New Amsterdam (Nova Amsterdã), mudando o nome desta para New York (Nova Iorque). Sob domínio inglês, os judeus de Nova Iorque receberam mais direitos civis. Em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel (O Portão de Israel).

. O nome do filho de Avraham e Sarah, Isaac, deriva da palavra hebraica "yitzhak"’, que significa "ele rirá". Isaac recebeu esse nome porque sua mãe, Sarah, riu quando D’us prometeu que ela teria um filho, apesar de sua idade avançada. O nome Isaac também refletiu a alegria de Abraão por ter um filho com sua esposa Sarah que, até então, não conseguira engravidar.

20 de dezembro de 2018

CONDIMENTOS CONSUMIDOS DESDE OS TEMPOS BÍBLICOS: A ORIGEM DA PALAVRA CANELA (קינמון [KINAMON] = EM HEBRAICO) E OUTRAS ESPECIARIAS TRADICIONAIS


Houve época em que os temperos eram usados mais para disfarçar o sabor da comida; na época em que não havia transportes refrigerados, muitas vezes certos alimentos chegavam à despensa de uma casa meio estragados

. Palavras: alecrim , canela , condimento , cravo , especiaria , funcho , horta , hortelã , louro , menta , moscada , noz , orégano , pimenta , sal , salsa , sálvia , tomilho , vinagre.

Há muito tempo a humanidade acrescenta temperos à comida que está fazendo para lhe modificar o sabor. Tempero vem do Latim temperare, “misturar corretamente, moderar, juntar, regular”. Daí o uso do verbo temperar também em relação à preparação de metais e até em relação à preparação da água do banho para o bebê. Ela estaria relacionada a tempus, “momento, estação,tempo”, com a conotação de “momento certo”, no que tange à comida.
Houve época em que os temperos eram usados mais para disfarçar o sabor da comida; na época em que não havia transportes refrigerados, muitas vezes certos alimentos chegavam à despensa de uma casa meio estragados, precisando de alguma modificação no sabor para que isso não fosse percebido.

9 de dezembro de 2018

A ANTIGA SHILÓ: MORADA DO TABERNÁCULO


A 17 km ao sul de Sh’chem ou Shechem, Tel (monte) Shiló1 está situada 714 m acima do nível do mar e a 40 m acima da área ao seu redor

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel (monte) Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

7 de dezembro de 2018

SUA FELICIDADE NÃO PODE DEPENDER DE OUTRA PESSOA


Viajar, cantar, dançar, gargalhar, ler, ver filme, comer bem. Passear, fazer trilha, ir à praia, cachoeira, rio. Experimente

Ela ainda não é boa de Beijo. Falta experiência. Não beija por que não tem experiência? Ou não tem experiência porque não beija? As duas opções estão corretas. Por questão de segurança, no receio de ser avaliada e não agradar, evita aproximação.

6 de dezembro de 2018

ANALOGIA: PURIM (פורים) E O HOLOCAUSTO (השואה)


A história de Purim – a ascensão de um inimigo dos judeus que tentava aniquilá-los – tem sido um tema recorrente na história de nosso povo

A festa de Purim, celebrada no dia 14 do mês judaico de Adar, é a data mais feliz no calendário judaico. A Meguilat Esther, o Livro de Esther, conta a história de Purim. Resumindo os principais pontos que têm relevância em nossa discussão: um homem de nome Haman ascende ao poder como primeiro ministro do Rei Achashverosh da Pérsia. Ele pede permissão ao monarca para aniquilar todo o Povo Judeu – que vivia sob domínio persa -, e o Rei aquiesce.

5 de dezembro de 2018

JUDAÍSMO NA CORTE DE D. PEDRO II



Que relação e que interesse o monarca nascido no Rio de Janeiro teria tido com o universo judaico? 

Em 2 de setembro de 2018, um incêndio devastou o Museu Nacional do Rio de Janeiro, chocando a sociedade brasileira e o mundo, e revelando o descaso total das autoridades com o patrimônio cultural do país. Esta instituição guardou durante anos uma Torá, também conhecida como os “Pergaminhos Ivriim”.

2 de dezembro de 2018

QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA "ALELUIA"? (הַלְּלוּיָהּ)


Nunca se utiliza este termo no plural - ALELUIAS - porém, somente no singular - ALELUIA. Só existe UM Deus, Senhor (יהוה) de todas as coisas. I Timóteo 1:17

O significado da palavra "Aleluia" (הַלְּלוּיָהּ): Termo de origem hebraica, que é a soma de "hallal" (que significa louvor), mais "yah" (que significa YAHWEH (יהוה), de forma abreviada), portanto ALELUIA significa "louvor a YHWH". No hebraico, a palavra é hifenizada, de tal modo que os dois elementos aparecem distintos, porém nos demais idiomas, tornou-se um termo composto.

O JUDAÍSMO ACREDITA EM REENCARNAÇÃO?


Se a pessoa é mal-sucedida em seu propósito neste mundo, o Eterno, Bendito seja, o desenraíza e o replanta muitas vezes mais. (Zohar I 186 b)

A escatologia judaica é composta de três peças básicas:

. A Era de Mashiach.
. O Mundo Vindouro.
. O Mundo da Ressurreição.

. A Era Messiânica:

Mashiach, segundo as tradicionais fontes judaicas, será um ser humano de carne e osso, nascido de mãe e pai,1 ao contrário da ideia cristã que o retrata como o filho de D’us concebido imaculadamente. De fato, Maimonides escreve que o Mashiach completará seu trabalho e morrerá como qualquer pessoa.2

30 de novembro de 2018

O CONCEITO DE MESSIAS: JUDAÍSMO & CRISTIANISMO


Apesar de ambas as religiões usarem a mesma palavra ‘Messias’, os conceitos judaico e cristão são totalmente diferentes

O tema é de importância fundamental: Muita gente, tanto judeus quanto cristãos, acha que a diferença entre o Cristianismo e o Judaísmo quanto ao Messias se resume em aceitar ou não que Jesus tenha sido o Messias prometido. Ou seja: Acham que a questão é tão somente se o Messias já veio ou ainda virá.

29 de novembro de 2018

DOCUMENTÁRIO: NOVOS LARES - A HISTÓRIA DOS JUDEUS EM NILÓPOLIS (RJ)


A maioria dos judeus que viveram em Nilópolis já morreu, alguns foram para Israel e outros se mudaram para Tijuca ou Zona Sul do Rio de Janeiro

A partir de 1920, um grupo de cerca de 300 famílias judias se instalou na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Ali reconstruíram suas vidas em uma colônia, de uma forma muito assemelhada aos Shtetl, aldeias judaicas da Europa oriental, que podem ser muito bem visualizadas na obra do Nobel de literatura Isaac Bashevis Singer.

28 de novembro de 2018

A CORAGEM E HEROÍSMO DE YEHUDIT (JUDITH)


Enquanto ele dormia profundamente, Yehudit puxou a espada do General Holofernes e o decapitou

Durante a ocupação grega da Terra Santa, houve um general grego (Holofernes) especialmente sádico que decretou que qualquer mulher que desejasse se casar tinha de passar uma noite íntima primeiro com ele.

A HISTÓRIA DE CHANUCÁ RESUMIDA


Aquela pequena e única ânfora, contendo azeite somente para 1 dia, durou os 8 dias, conforme comemoramos todos os anos: os Oito Dias de Chanucá

. A Ocupação Síria:

Há mais de 2 mil anos, o rei selêucida Antiochus III governava Israel. A princípio, ele tratava com bondade os judeus e lhes dava alguns privilégios; porém quando os romanos o derrotaram, Antiochus forçou os povos de seu império a fornecerem o ouro necessário para pagar os tributos romanos. Seu filho e sucessor, Seleucus IV, continuou a opressão.
Porém o pior conflito causado pela ocupação síria de Israel veio de dentro, com o crescimento do poder dos judeus "helenistas", que adotaram a cultura grega idólatra. O Cohen Hagadol, Sumo Sacerdote, Yochanan, previu o perigo dessa influência. Enfurecidos por essa oposição, os helenistas tentaram fomentar o conflito entre o Rei Seleucus e Yochanan.

27 de novembro de 2018

QUEM FOI JEZEBEL (אִיזָבֶל)?


Conforme o Livro de Reis, Jezebel foi jogada pela janela do palácio por eunucos e devorada por cães, concretizando a profecia de Elias (Eliahu)

Jezebel (אִיזָבֶל = 'Izevel/'Izavel em hebraico) era filha do rei dos Sidónios Etbaal, tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento. Sua vida é mostrada no Livro de Reis como a esposa do Rei de Israel, Acab, que se mostrou promíscuo e fraco, deixando-se dominar pela mulher de forte personalidade feminina.

A DINASTIA DO REI BÍBLICO OMRI (עָמְרִי)


Obelisco Negro (detalhe): O Rei Jehu (יְהוּא), descendente de Omri, se prostrando para o Rei Salmaneser III da Asíria e entregando-lhe prata como presente

Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri. Era o comandante-chefe do exército quando Zimri assassinou o Rei Elá e se tornando rei (segundo algumas cronologias, em 885 a.C.). Isso aconteceu no 27.º ano de Asa, Rei de Judá.

25 de novembro de 2018

HOMOSSEXUALISMO: "O QUE SE PASSA NA BARRIGA DO PRÓXIMO?" - PELO RABINO NILTON BONDER DA CJB (RJ)


Grupos marginalizados buscaram resgatar e afirmar sua identidade. Entre estes grupos, os judeus

. Rabino Nilton Bonder: Reflexões sobre a questão da aceitação de rabinos homossexuais pelo Movimento Reformista nos Estados Unidos

"Na sociedade americana, ou melhor, na sociedade americana das grandes cidades, existe uma discussão em marcha sobre a questão da homossexualidade. Não que ela não exista em outras sociedades, mas nesta ela existe não enquanto uma questão teórica. Devido às características desta sociedade, cultua-se um valor de respeito a todas as formas de vida que não ponham em risco os direitos e a integridade de outros cidadãos. Neste contexto, grupos marginalizados buscaram resgatar e afirmar sua identidade. Entre estes grupos, os judeus. Entre estes grupos, os homossexuais. Um conjunto bastante distinto do outro, mas, perante estes valores de respeito, conjuntos semelhantes. Tão semelhantes, que na ausência destes valores ambos os grupos foram perseguidos e compartilharam de campos de concentração.

ADÃO & EVA: SERÁ QUE SÓ UM CASAL SERIA SUFICIENTE PARA SALVAR A ESPÉCIE HUMANA?


Humanos têm capacidade de recuperar suas populações em pouco tempo, segundo estudos, entretanto, a genética não deve ser esquecida

Imaginemos a Terra daqui a cem anos. Suponhamos que os esforços da Humanidade tenham dado errado e um levante de robôs tenha eliminado todos os seres humanos do planeta – um destino previsto por Stephen Hawking em 2014. Mas um casal sobreviveu. Será que ele seria suficiente para repovoar o planeta?

23 de novembro de 2018

A CABALÁ DA SIMPLICIDADE - RABINO DUDU


A Cabalá é uma escola de pensamento espiritual que tenta decifrar o conteúdo da Torá acreditando que os segredos do Universo foram revelados por Deus, de forma codificada

Literalmente, Cabalá significa "recibo" (quando se vai à uma loja/restaurante em Israel e o vendedor emite o recibo). Para evitar confusões com o sentido figurado, alguns estudiosos defendem que a pronúncia correta da doutrina filosófica em Português seja "cabalá", e não "cabála" (tal como pronunciada no original "qabbalah").

18 de novembro de 2018

A HISTÓRIA DOS JUDEUS ALEMÃES


As comunidades judaicas das cidade de Mainz, Speyer e Worms, tornaram-se o centro da vida judaica durante o período medieval

Os colonos judeus fundaram a comunidade judaica Ashkenazi na Alta (séc. 5 a séc. 10 d.C.) e Baixa Idade Média (c.1000–1299 d.C.). A comunidade prosperou sob o reinado de Carlos Magno, mas foi bastante afetada durante as Cruzadas. A acusação de terem envenenado poços de água durante a Peste Negra (1346–53), originou matanças em larga escala dos judeus alemães e à sua fuga para a Polónia. As comunidades judaicas das cidade de Mainz, Speyer e Worms, tornaram-se o centro da vida judaica durante o período medieval.

SOBRENOMES TÍPICOS JUDAICOS-PORTUGUESES USADOS PARA FUGIR DA INQUISIÇÃO


Monumento aos Navegantes em Lisboa, Portugal. A descoberta do Brasil permitiu a expansão da fé católica no Novo Mundo, mas também a chegada dos judeus como classe  velada e oprimida

Apenas o sobrenome não indica que uma pessoa tenha ascendência judaica. O que realmente torna o sobrenome relevante, como judaico, é a pratica de tradições judaicas mantidas pela família, principalmente entre os mais idosos, como avós e bisavós. Com a presença de tradições, o sobrenome torna-se importante para a busca de um passado judaico "perdido" (Segue abaixo uma lista de sobrenomes frequentemente adotados pelos judeus na conversão forçada à religião católica, quando tornavam-se "cristãos-novos").

17 de novembro de 2018

ATOR MATEUS SOLANO VISITA A CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL (CJB)


O Rabino Ninton Bonder (esq.) e o ator Mateus Solano (dir.) na Sinagoga da CJB (RJ)

Mateus Solano, esteve no dia 17 de novembro, no Midrash Centro Cultural, fechando o Ciclo Ética e Maldade. O ator falou sobre a construção do seu personagem Felix, na novela Amor à Vida, de Walcir Carrasco (TV Globo). Acompanhado da esposa, Paula Braun, de sua mãe (segundo ele, a verdadeira Mammy Poderosa) e do padrasto, ele falou para uma plateia lotada. 

O QUE É BAT MITZVAH (בת מצוה)?


Descubra a versão feminina do Bar Mitzvah!

O Bat Mitzvah marca a maturidade religiosa das meninas dentro do Judaísmo. Entenda como a cerimônia foi introduzida na tradição. A cerimônia foi criada com o intuito de trazer as mulheres de volta às sinagogas. Assim, a tradição nascida nos anos 1920, fez com que as meninas deixassem de ser dispensadas de estudos religiosos por algumas correntes do Judaísmo. Assim como os meninos, o ritual inclui estudos, leituras e obrigações. Da mesma forma que o bar-mitzvá, exige um curso preparatório. Além disso, pode ser realizada em grupos ou de maneira individual.

O QUE É BAR MITZVAH (בַּר מִצְוָה)?


Ritual inclui estudos, leituras e obrigações

É a cerimônia judaica que marca a passagem de um garoto à vida adulta, aos 13 anos. A partir dessa idade, ele assume sua maioridade religiosa e passa a ter responsabilidades perante sua comunidade e suas tradições. A festa tem alguns rituais específicos da religião, que você confere a seguir, mas também pode incorporar algumas tradições comuns a qualquer aniversário, como bolo, presentes e comes e bebes.

15 de novembro de 2018

O QUE É JUDAÍSMO?


Judaísmo é a religião do povo judeu e a mais antiga tradição religiosa monoteísta (ética). Existem 14 milhões de judeus no mundo todo, e a maior parte deles mora atualmente nos Estados Unidos

O judaísmo é uma tradição matriarcal, o que, portanto, determina que um filho de mãe judia também será judeu. O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus", expressão, na maioria das vezes, mal interpretada. A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó. Os judeus são definidos atualmente como um grupo etno-religioso.

12 de novembro de 2018

VAMOS CANTAR EM ÁRABE E HEBRAICO!!


O show mistura os idiomas árabe e hebraico para os judeus de origem árabe (Misrahi) em Israel

10 de novembro de 2018

JOVEM MUÇULMANA VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS AO DEFENDER O PAÍS ONDE NASCEU: ISRAEL


Dema Tayan, de 25 anos, causou polêmica ao declarar afinidade aos valores "democráticos" praticados em Israel; a única democracia no Oriente Médio

“Você, um jornalista árabe, tem uma plataforma para expressar suas opiniões e expressar suas ideias. Eu posso trabalhar em qualquer lugar que se adeque às minhas habilidades e profissão. Todas as oportunidades de trabalho são iguais para árabes e judeus. Espero que todos os países árabes tenham um estado democrático, exatamente como é Israel”, disse Dema Taya, de 25 anos, árabe-israelense de religião muçulmana, em tensa entrevista no canal árabe-israelense Musawa.

9 de novembro de 2018

FOLHA DE SÃO PAULO PUBLICA A RESPOSTA DA CONIB A CAETANO VELOSO - 26 NOV 2015


Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), respondeu ao artigo escrito por Caetano Veloso no jornal Folha de São Paulo, em 2015

O jornal Folha de São Paulo publicou em 15 de novembro de 2015 a resposta de Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), ao artigo escrito por Caetano Veloso na edição de 8 de novembro de 2015. Leia a seguir o texto:

HISTÓRIA DA COMUNIDADE JUDAICA DE MINAS GERAIS


Festa de Israel na Praça Estado de Israel - na região de Mangabeiras - Belo Horizonte (MG)

A presença de cristãos-novos em Minas Gerais tem sua origem no processo de colonização do Brasil, entre os séculos 16 e 18. Essa presença é indicada por vestígios materializados nos autos da Inquisição, em testamentos e também constituída por bens imateriais, tais como as tradições culturais de origem judaica. Posteriormente, com o crescimento urbano e as oportunidades profissionais, muitos judeus vieram a residir na região, para trabalhar principalmente com pedras e minério (mica) e no comércio.

7 de novembro de 2018

JUDAÍSMO: ENVELHECER


A Torá nos ordena a respeitar todos os idosos, independentemente de sua erudição e piedade

A Torá considera a idade avançada como uma virtude e uma bênção. No decorrer da Torá, “velho” (zakein) é sinônimo de “sábio”; a Torá nos ordena a respeitar todos os idosos, independentemente de sua erudição e piedade, porque os muitos desafios e experiências que cada ano adicional da vida traz abrigam uma sabedoria que o jovem prodígio mais realizador não pode igualar. Descreve Avraham como aquele que “era velho, entrado em dias” (Bereshit 24:1) – seus dias acumulados, cada qual repleto de estudo e realização, significava que com cada dia que passava seu valor aumentava. Assim, uma velha idade é considerada como uma das maiores bênçãos concedidas sobre o homem.

4 de novembro de 2018

VAMOS CANTAR EM HEBRAICO!! CANTOR ISRAELENSE SHLOMO ARTZI (שלמה ארצי)


מילים ולחן: שלמה ארצי
ביצוע במקור: נורית גלרון

SURDOS: OS BILÍNGUES BIMODAIS (A SURDEZ NÃO DISCRIMINA)


A história do INES, fundado em 1857, se confunde com a história de criação da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Rio de Janeiro - Em 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo (Lei nº11.796/2008). Esse dia foi escolhido como homenagem à data de criação, no Rio de Janeiro, da primeira Escola de Surdos do Brasil, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

3 de novembro de 2018

18 PESSOAS IMPRESSIONANTES CONVERTIDAS AO JUDAÍSMO QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER


Sempre houve indivíduos corajosos que seguiram o próprio coração e se juntaram ao povo judeu

No decorrer da história a nação judaica tem sido enriquecida por convertidos – valorosos homens e mulheres que optaram por entrar no pacto e se tornar parte da Nação Escolhida. O propósito do exílio era para o povo judeu ganhar convertidos, dizem nossos sábios, mas ironicamente, durante grande parte da nossa história a conversão ao Judaísmo era extremamente perigosa, até punida com a morte. Apesar disso, sempre houve indivíduos corajosos que seguiram o próprio coração e se juntaram ao povo judeu. Seguem um breve resumo de 18 convertidos, alguns legendários e outros quase desconhecidos, que contribuíram para enriquecer a vida judaica.

OS 8 NÍVEIS DE CARIDADE: DEFINIDOS POR MAIMÔNIDES, O "RAMBAM"


Há 8 níveis de caridade, cada qual mais elevado que o seguinte: 

1) O nível mais alto, acima do qual não existe outro, é apoiar um irmão judeu com um presente ou empréstimo, ou fazer uma sociedade com ele, encontrar emprego para ele, a fim de fortalecer sua mão até que não precise mais ser dependente de outros…

1 de novembro de 2018

CLARICE LISPECTOR: FUGITIVA DO ANTISSEMITISMO NO LESTE EUROPEU - O BRASIL ACOLHEU UMA DAS PRINCIPAIS ESCRITORAS DO SÉCULO 20


Clarice Lispector é autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20 e a maior escritora judia desde Franz Kafka


Clarice Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — que declarava, quanto a sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20 e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.

28 de outubro de 2018

ATIRADOR DE SINAGOGA EM PITTSBURGH CITOU GENOCÍDIO E DESEJO DE MATAR JUDEUS


Perto da sinagoga, foram organizadas vigílias de homenagem. Dezenas de moradores Pittsburgh se reuniram com velas nas mãos

Estados Unidos - Robert Bowers, o homem acusado de matar 11 pessoas em uma sinagoga de Pittsburgh, fez declarações antissemitas antes de iniciar o ataque, confirmaram neste domingo as autoridades americanas.
"Durante o curso de seu ataque mortal contra as pessoas na sinagoga, Bowers citou o genocídio e seu desejo de matar os judeus", afirmou Scott Brady, promotor do distrito oeste da Pensilvânia, em uma entrevista coletiva.
Segundo vários veículos de comunicação, o homem gritou: "Todos os judeus devem morrer". Brady confirmou que Robert Bowers foi indiciado por 29 acusações e corre o risco de ser sentenciado à morte. "Bowers estava armado com várias armas de fogo", três revólveres e um fuzil semi-automático AR-15, declarou o procurador.

27 de outubro de 2018

ANTISSEMITISMO: SOBE PARA 11 O NÚMERO DE MORTOS EM ATAQUE À SINAGOGA NOS EUA


A congregação Árvore da Vida (Etz Chaim) foi fundada há mais de 150 anos e em 2010 se fundiu com a Or L'Simcha (Luz para a Alegria)

EUA - Um homem abriu fogo neste sábado (27), durante cerimônia do shabat na sinagoga Árvore da Vida, na cidade americana de Pittsburgh, deixando 11 mortos e 6 feridos antes de ser detido, informou o diretor de segurança pública da cidade.
"Houve 11 mortos no tiroteio", disse o diretor de segurança pública, Wendell Hissrich, durante coletiva de imprensa, acrescentando que não há crianças entre os mortos. "Houve também seis feridos, entre eles quatro policiais", acrescentou.

25 de outubro de 2018

O TÚMULO DE RACHEL - KEVER RACHEL


Segundo o Midrash, a 1ª pessoa a rezar no túmulo de Rachel foi seu filho mais velho, Yossef, que tinha apenas 7 anos quando a mãe faleceu

O túmulo de Rachel está localizado na cidade de Bethlehem, ao sul de Jerusalém. Durante séculos, esteve numa estrada deserta, e os descendentes de Rachel o visitavam para abrir o coração à ela – a mãe que habita um túmulo solitário à beira do caminho a fim de estar ali para seus filhos sofredores. Rachel é uma contínua fonte de consolo aos seus filhos – rezando por eles e pedindo o cumprimento da Divina promessa da volta dos seus filhos à Terra Prometida.

24 de outubro de 2018

DOCUMENTÁRIO NOVOS LARES: JUDEUS EM NILÓPOLIS (RJ)


A cidade de Nilópolis era uma antiga fazenda loteada, a uma hora de trem (30 km) da capital fluminense, e foi para lá que cerca de 300 famílias judias rumaram

Em 2009, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIRJ) convidou para a exibição do filme "Novos Lares - Judeus em Nilópolis", com direção de Radamés Vieira, que aconteceu no dia 12 de agosto, no Teatro R. Magalhães Jr.

21 de outubro de 2018

IMPASSE: JUSTIÇA BRITÂNICA "DECIDE" QUEM É JUDEU


A Jews’ Free School é uma escola pública britânica, mas a lei lhe confere o direito de dar preferência a alunos judeus

A Justiça britânica considerou, em decisão tomada em dezembro de 2009, que ser judeu não é somente (ou não necessariamente) ser filho de mãe judia. A interpretação foi dada no caso de um menino que teve negada sua matrícula numa escola judaica de Londres, a Jews’ Free School. Segundo a direção da escola, que respeita a visão ortodoxa do judaísmo, é exclusivamente a matrilinearidade ortodoxa que define a condição judaica – e a mãe do menino não é judia de nascimento, mas convertida na ala reformista do Judaísmo.

CEMITÉRIO VILA ROSALI (NOVO) EM SÃO JOÃO DE MERITI - RJ


Este cemitério fica na mesma rua do Cemitério de Vila Rosali Velho, praticamente um de frente para o outro

O Cemitério de Vila Rosali Novo é um dos dois cemitérios administrados pela Chevra Kadisha do Rio de Janeiro no bairro. Adquirido pela Chevra Kadisha em 1945, só começou a ser usado efetivamente em 1967 e hoje ainda se realizam novos sepultamentos neste local.

20 de outubro de 2018

7 CURIOSIDADES QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU SOBRE OS JUDEUS


Pessoas convertidas ao judaísmo foram incluídas no povo judeu e judeus convertidos à outras religiões foram excluídos do povo judeu durante séculos

Um judeu é um membro do grupo étnico e religioso originando nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O grupo étnico e a religião judaica, a fé tradicional na nação judia, são fortemente inter-relacionados, e pessoas convertidas ao judaísmo foram incluídas no povo judeu e judeus convertidos à outras religiões foram excluídos do povo judeu durante séculos.
Bom, poucas pessoas sabem sobre os judeus, sobre os seus costumes, sobre as tradições, e  resolvemos fazer essa matéria com alguns fatos sobre os judeus. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 curiosidades que você nunca imaginou sobre os judeus:

OS JUDEUS DO BAIRRO DE MADUREIRA (RJ)


O renomado cineasta judeu Sílvio Tendler nasceu e cresceu no bairro de Madureira (RJ)

Considerado o coração do subúrbio carioca, o bairro reúne tudo o que há de melhor na cultura da cidade do Rio de Janeiro. Poucos sabem, mas o governador da Bahia, Jaques Wagner, é judeu de Madureira, assim como o cineasta Sílvio Tendler. Ambos se conheceram na sinagoga que existia no bairro. Sílvio Santos, também judeu e carioca, não é de Madureira, mas reza a lenda que começou a vida como camelô por lá. O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz carrega o bairro vizinho no nome, mas nasceu em Madureira. Ele conta que a maior característica da região é o respeito às diferenças.

18 de outubro de 2018

"ISOLADAS", FAMÍLIAS JUDIAS BUSCAM RECONHECIMENTO NA PARAÍBA


Hugo Borges (esq.) conduz estudo do Judaísmo na sala de sua casa em João Pessoa (PB)

Elas seguem a torá, o livro sagrado dos judeus, mas 35 famílias da Paraíba ainda buscam reconhecimento de autoridades religiosas em Israel. Até agora sem sucesso. O problema, segundo a Congregação Israelita Paulista (CIP), é que, para que um não judeu ou descendente distante faça parte da religião, é necessária uma comunidade preexistente para inseri-lo; o que não existe em cidades como João Pessoa e Campina Grande (a 132 km da capital).

16 de outubro de 2018

ENTREVISTA: NILTON BONDER - CJB - CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL (RJ)


Alma & política: “Nossas identidades são inclinações”, diz Nilton Bonder, que reflete sobre a dimensão política no plano individual

O escritor e rabino Nilton Bonder faz palestra seguida de sessão de autógrafos dia 3 de setembro na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, em Curitiba, para o lançamento de Alma & política (Rocco), seu livro mais recente. A visita de Bonder à capital paranaense acontece com o apoio da B’nai B’rith, organização judaica dedicada à disseminação da cultura, e do UniBrasil Centro Universitário.

14 de outubro de 2018

MEZUZÁ (מזוזה): NOSSA MAIOR PROTEÇÃO


A mezuzá (מזוזה) é colocada no lado direito do umbral da porta designando um lar judaico

O que é uma mezuzá (מזוזה) e qual seu significado no lar judaico? Um guia completo que explora o sentido da mezuzá, suas leis e como afixá-la em sua própria casa.'Uma mezuzá é um rolo de pergaminho, no qual o Shema é manuscrito por um sofêr, escriba experiente.
Uma mezuzá (מזוזה) é colocada no lado direito do umbral da porta designando um lar judaico. Ela lembra, ao entrar e ao sair que D'us nos protege a todo instante e Ele é o Guardião Eterno de Israel. A colocação de uma mezuzá nas portas de uma casa ou escritório protege seus moradores e proprietários - estejam eles dentro ou fora do local.

13 de outubro de 2018

PERGUNTAS & DÚVIDAS: POR QUE DIZEMOS QUE O ETERNO NOS "ORDENOU" LUZ DE SHABAT (יום שבת)?


Na realidade, resposta a essa questão é bem interessante, porque ela ilustra as duas maneiras como o Eterno age nas Escrituras

Por que dizemos que, na bênção, que o Eterno nos "ordenou" acender luz de Shabat (יום שבת), se na Torah isso jamais é dito? Isso não é colocar palavras na boca do Eterno? Não constitui acréscimo à Torah? Essa é uma excelente pergunta, e que realmente angustia aqueles que estão chegando ao Judaísmo de coração sincero, e que não cresceram habituados com tais coisas.

9 de outubro de 2018

A ORIGEM HEBRAICA DO NOME "RAFAEL" (רפאל)




“Raphael” (רפאל) vem da união do prefixo “Repha”, que quer dizer “curou” e “El”, que significa “Deus” = (רפ + אל)

Os nomes de origem hebraica também estão entre os favoritos dos brasileiros. Apesar de bonito, carinhoso e sonoridade suave, o nome não é tão comum em outros países de origem inglesa, como os germânicos William e Guilherme. Em contrapartida, na Europa, o nome santo foi bem introduzido.
Rafael é um nome adotado por muitas pessoas religiosas, que assemelham o nome ao de um dos 7 arcanjos mais famosos da Bíblia. E não é à toa! O nome na versão que conhecemos hoje, escrito com a letra “F”, tem origem no hebraico “Raphael”.
“Raphael” (רפאל) vem da união do prefixo “Repha”, que quer dizer “curou” e “El”, que significa “Deus”. Portanto, o nome Rafael (רפ + אלsignifica “Deus curou” ou “curado por Deus”.

A ORIGEM HEBRAICA DO NOME "DÉBORA" (דבורה)


O nome Débora é composto pelo elemento “d-b-r”, que nas línguas semíticas é uma forma de representação de sons como zumbidos e zunidos, o que faz referência ao seu significado de “abelha”

“Débora” é um nome que tem a sua origem no termo hebraico “Debhoráh” (דבורה), que quando é traduzido para o português, quer dizer, literalmente “abelha”. De forma semelhante, o nome Débora é composto pelo elemento “d-b-r”, que nas línguas semíticas é uma forma de representação de sons como zumbidos e zunidos, o que faz referência ao seu significado de “abelha”.
Apesar do significado bastante simples para o nome, “abelha” não é só o que resta ao nome Débora. Na verdade, as abelhas são animais carregados de simbolismo e, dessa forma, o nome Débora é enriquecido por todas as características que as abelhas representam, o que faz deste um nome cheio de significados.