22 de novembro de 2024

O DEUS MOLOCH



Adoração e sacrifício: A criança era jogada em uma cavidade da estátua de Moloch, onde havia fogo que consumia assim a criança ainda viva

Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística. Do fenício Molek (“rei”), através do hebraico Melech, do grego e latim Moloch.

O DEUS BAAL


Os contos relativos a Baal datam de meados do século XIV e do final do século XIII a.C. em forma escrita, mas acredita-se que sejam muito mais antigos, preservados pela tradição oral até serem registrados por escrito

Baal (também conhecido como Ba'al) é um deus cananeu-fenício da fertilidade e do clima, especificamente das tempestades. No entanto, o nome também era usado como um título, significando “Senhor”, e era aplicado a várias divindades diferentes em todo o antigo oriente Próximo. Baal é mais conhecido atualmente na Bíblia como o antagonista do culto israelita de Yahweh.

A ADORAÇÃO AO DEUS ÚNICO E A ORIGEM DO POVO SHASU


Espiões Shasus sendo agredidos (punidos) por soldados egípcios

Conforme o termo egípcio "Shasu", tratavam-se de  pessoas nômades de língua semítica que habitaram o Levante do final da Idade do Bronze até a Idade do Ferro (ou o Terceiro Período Intermediário do Egito Antigo). Eles eram organizados em clãs sob um chefe tribal e eram descritos como bandidos ativos do vale de Jezreel até Ascalão e o Sinai. Alguns estudiosos ligam os israelitas e YHWH aos shasu.

JUDAÍSMO: FAZENDO DO NOSSO LAR UM SANTUÁRIO - POR YETTA KRINSKY


Mas o que significa estar seguro e o que é um lugar seguro? É apenas a ausência de perigo?

Todos merecem estar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente seguros em todos os momentos. Isso não é necessariamente algo que aprendemos, mas tem profundas implicações nas escolhas que fazemos na vida. É também o primeiro princípio fundamental a ser internalizado por qualquer pessoa que esteja iniciando o processo de cura de um trauma.