22 de novembro de 2024

O DEUS MOLOCH



Adoração e sacrifício: A criança era jogada em uma cavidade da estátua de Moloch, onde havia fogo que consumia assim a criança ainda viva

Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística. Do fenício Molek (“rei”), através do hebraico Melech, do grego e latim Moloch.

O DEUS BAAL


Os contos relativos a Baal datam de meados do século XIV e do final do século XIII a.C. em forma escrita, mas acredita-se que sejam muito mais antigos, preservados pela tradição oral até serem registrados por escrito

Baal (também conhecido como Ba'al) é um deus cananeu-fenício da fertilidade e do clima, especificamente das tempestades. No entanto, o nome também era usado como um título, significando “Senhor”, e era aplicado a várias divindades diferentes em todo o antigo oriente Próximo. Baal é mais conhecido atualmente na Bíblia como o antagonista do culto israelita de Yahweh.

A ADORAÇÃO AO DEUS ÚNICO E A ORIGEM DO POVO SHASU


Espiões Shasus sendo agredidos (punidos) por soldados egípcios

Conforme o termo egípcio "Shasu", tratavam-se de  pessoas nômades de língua semítica que habitaram o Levante do final da Idade do Bronze até a Idade do Ferro (ou o Terceiro Período Intermediário do Egito Antigo). Eles eram organizados em clãs sob um chefe tribal e eram descritos como bandidos ativos do vale de Jezreel até Ascalão e o Sinai. Alguns estudiosos ligam os israelitas e YHWH aos shasu.

JUDAÍSMO: FAZENDO DO NOSSO LAR UM SANTUÁRIO - POR YETTA KRINSKY


Mas o que significa estar seguro e o que é um lugar seguro? É apenas a ausência de perigo?

Todos merecem estar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente seguros em todos os momentos. Isso não é necessariamente algo que aprendemos, mas tem profundas implicações nas escolhas que fazemos na vida. É também o primeiro princípio fundamental a ser internalizado por qualquer pessoa que esteja iniciando o processo de cura de um trauma.

30 de outubro de 2024

COMO O JUDAÍSMO ENCARA AS MULHERES?


No judaísmo D’us nunca foi visto como um Ser masculino ou com características exclusivamente masculinas. Pelo contrário, Ele tem qualidade masculinas e femininas

No judaísmo as mulheres são vistas como diferentes dos homens, mas iguais em importância e não, como muitos supõem, inferiores. As obrigações das mulheres e suas responsabilidades são diferentes daquelas dos homens, mas isto não significa que são menos importantes.

CARIOCA, O MAJOR DO FDI RAFAEL ROZENSZAJN CONCEDE ENTREVISTA


Nascido no Brasil, o major Rafael Rozenszajn, o primeiro porta-voz em língua portuguesa da história das Forças de Defesa de Israel (FDI), responde a questões relacionadas à guerra Israel-Hamas


Entrevistado por Eduardo Shor Nascido no Brasil, o major Rafael Rozenszajn, natural do Rio de Janeiro, o primeiro porta-voz em língua portuguesa da história das Forças de Defesa de Israel (FDI), responde a questões relacionadas à guerra Israel-Hamas, em entrevista exclusiva à Revista Morashá. Entre outros temas, Rozenszajn aborda questões de Direito Internacional e a atuação do grupo terrorista no Oriente Médio.

23 de outubro de 2024

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA UMA PESSOA SE CONVERTER AO JUDAÍSMO? EXISTE UM GUIA (MADRICH) PARA A CONVERSÃO AO JUDAÍSMO?


Existem elementos comuns que muitas conversões envolvem

Os passos para a conversão ao judaísmo podem variar de acordo com a corrente judaica e as práticas específicas da comunidade em questão. No entanto, existem elementos comuns que muitas conversões envolvem. Aqui estão os passos principais, que podem ser adotados dependendo da corrente judaica (Ortodoxa, Conservadora, Reformista, Reconstrucionista, etc.).