O jornalista Leonardo Ferreira, natural do Rio de Janeiro (RJ), é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Gestão Comercial & Marketing Digital, pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar & Social, além de membro do Templo Beth-El of Jersey City (www.betheljc.org). O templo foi fundado no estado de New Jersey (EUA), em 1864.
11 de abril de 2010
POR QUE COBRIMOS OS OLHOS AO ACENDER AS VELAS DE SHABAT?
RESPOSTA:
Presumo que você esteja se referindo ao costume de se cobrir os olhos com a mão durante a prece do acendimento das velas. O acendimento em si é feito com os olhos bem abertos. Fazê-lo de outra forma seria uma façanha e tanto.
De qualquer modo, o motivo para cobrirmos os olhos durante a bênção é um tanto complicado.
Geralmente, as bênçãos são recitadas antes do ato, Você pronuncia a bênção sobre uma fruta, por exemplo, antes de comê-la (a razão óbvia para isso é que você estará no correto estado de espírito quando cumprir a mitsvá. No entanto, existem também motivos cabalistas.)
No caso do acendimento das velas do Shabat, a bênção é recitada depois que as velas são acesas. Por quê? A bênção não deveria ser pronunciada antes do acendimento?
A resposta é que uma vez que a bênção tenha sido recitada, a mulher começou a mitsvá do acendimento das velas e assim inaugurou o dia do Shabat. Seria agora inadequado para ela acender uma vela – um ato que profana o Shabat. Então, ela acende as velas antes de rezar a bênção, enquanto ainda é dia de semana. Porém, ela ainda deseja cumprir o conceito de recitar a bênção antes do ato. Como resolve isso? Não completando a mitsvá inteiramente até depois de recitar a bênção.
Após acender as velas, ela imediatamente cobre os olhos. Pronuncia então a bênção e somente depois descobre os olhos e aprecia a luz das velas. Assim, ela cumpriu o conceito de recitar a bênção antes do ato, pois o ato de acender não está completo até que ela realmente aprecie a luz.
Este é o motivo técnico. Praticamente falando, cobrir os olhos ajuda a pessoa a se concentrar melhor na bênção e nas preces silenciosas que são recitadas nesta hora propícia, que é o acendimento das velas de Shabat e Yom Tov – quando pede pela saúde, prosperidade e alegrias para seus familiares e amigos.
Fonte: Rabi Moshe Isserles, Código da Lei Judaica, Orach Chaim 263:5.
boa explicação!
ResponderExcluirPELA MISERICORDIA DE ELOHIM. AS VEZES ME CONFUNDO.
ResponderExcluirTENHO TANTAS DUVIDAS E DESEJO DE ESTAR NA PRESENÇA DE ELOHIM E TAO FORTE.TEMO ERRAR POR TER DUVIDAS E NAO SABER FAZER CERTO.
COMO FAZER ,O QUE POSSO FAZER E O QUE DEVO FAZER.
Eu tbem. Amo os mandamentos e nossos costumes.
Excluirrobertagggomes@yahoo.com.br
ResponderExcluir