Cerca de 13 mil judeus etíopes estão na capital, Addis Ababa, e em Gondar, a maioria deles esperando para serem levados para Israel
Addis Ababa, Etiópia - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse ao primeiro ministro da Etiópia que Israel tem a intenção de trazer “imediatamente” cerca de 2.000 judeus etíopes. O anúncio foi feito na sexta-feira (9), após um telefonema com o primeiro-ministro Abiy Ahmed. O escritório de Netanyahu disse que a decisão vem "de seu compromisso com a contínua aliá dos judeus a Israel".
Ativistas dizem que o governo de Israel em 2015 se comprometeu a trazer os judeus etíopes restantes para Israel
“Cerca de 250 pessoas partiram para Israel no ano passado, até a chegada do COVID-19. Agora, a viagem parou, mas as autoridades israelenses estão conduzindo entrevistas online ”, disse Nigusie Alemu Eyasu, diretor do programa para a Comunidade de Judeus da Etiópia, à agência de notícias Associated Press.
Ativistas dizem que o governo de Israel em 2015 se comprometeu a trazer os judeus etíopes restantes para Israel. Em 1991, enquanto a Etiópia estava em meio à uma guerra civil, Israel realizou a dramática "Operação Salomão", transportando cerca de 14.500 judeus etíopes em menos de 2 dias.
Os judeus etíopes são frequentemente referidos na Etiópia como “Falashas”, uma palavra depreciativa que se traduz em “estranhos” ou “migrantes”.
. Fonte:
Elias Meseret - 10 de outubro de 2020, 4h08 EDT
https://www.yahoo.com/news/israel-immediately-bring-over-2-080834173.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário