A palavra hebraica para conversão (גיור, giyur) tem o sentido etimológico equivalente a "naturalização" e o converso é chamado de Guer (em hebraico: גר)
O judaísmo é uma religião que aceita conversão (em hebraico: גיור, giyur). Uma Conversão ao judaísmo é a entrada de um não judeu a comunidade judaica, seguindo assim a Torá e as leis da Halachá como qualquer outro judeu. No entanto, o judaísmo proíbe o proselitismo, ou seja, não encoraja as conversões. A palavra hebraica para conversão (giyur) tem o sentido etimológico equivalente a "naturalização" e o converso é chamado de Guer (em hebraico: גר).
O Processo da Conversão ao judaísmo é demorado, variando de um a dois anos dependendo do tempo de estudo e determinação
O Processo da Conversão ao judaísmo é demorado, variando de um a dois anos dependendo do tempo de estudo e determinação. Pode ser rápida ou demorada, todavia, quanto mais determinado o candidato, mais fácil será a conversão para este.
. Conversão ortodoxa:
A Conversão ortodoxa segue as Leis da Halachá. É também a forma de conversão mais demorada, pois o rabino em questão deve avaliar a sinceridade do candidato tornando assim a conversão mais difícil. Ela é gratuita, sendo que, no Brasil, o único gasto que o candidato tem que fazer é uma viagem para Israel ou para os Estados Unidos para finalizar a conversão perante um tribunal rabínico (Beit Din). Em Portugal, geralmente utilizam-se tribunais rabínicos da Inglaterra, Marrocos, França ou Israel.
. Conversão Masorti (Conservadora):
As autoridades do Judaísmo Conservador (também conhecido como Masorti fora dos Estados Unidos e Canadá) requerem que as conversões sejam conduzidas de acordo com a Lei Judaica tradicional (Halachá). Efetuar uma conversão sem os tradicionais requisitos de imersão ritual e circuncisão para os homens é uma violação dos Padrões da Assembleia Rabínica punível com expulsão para o rabino que a efetuar. As autoridades Masorti geralmente reconhecem qualquer conversão feita segundo os requisitos da Lei Judaica, mesmo que que seja efetuada fora do movimento conservador.
. Conversão reconstrucionista & reformista:
As conversões reconstrucionista e reformista, geralmente, não são aceitas pela comunidade Ortodoxa, ou seja, não são vistas como "válidas" pelos rabinos desta corrente. Essa atitude muitas vezes é instigada pela falta de conhecimento mútuo entre as diferentes denominações. Atualmente, não existem sinagogas reconstrucionistas no Brasil.
. Conversão samaritana:
O samaritanismo é resistente à conversão tanto de judeus de outra linha religiosa (como ortodoxos, conservadores ou reconstrucionistas) quanto de não judeus. No entanto, os samaritanos não se consideram judeus e sim parte do povo hebreu e praticantes da "verdadeira fé hebraica". Não há comunidades samaritanas no Brasil.
. As leis de Noé:
É importante que o candidato à conversão esteja praticando as Leis de Noé, ou seja, é importante que o candidato já seja um Bnei Noah (do hebraico בני נח: Filho de Noé). As Leis de Noé, originalmente dadas a Adão e depois a Noé para toda humanidade, então mesmo que um não judeu não queira praticar o judaísmo, deve de seguir as Leis de Noé. Segundo o judaísmo, a Torá é uma verdade de Deus para a humanidade, judia ou não. A Torah é ensinada em sinagogas. As leis são as seguintes:
. Acreditar em um D'us — Não aceitar qualquer forma de idolatria;
. Honrar a D'us — Não blasfemar;
. Preservar a Vida Humana — Não Matar;
. Respeitar os laços familiares — Não cometer adultério, incesto e outros relacionamentos proibidos;
. Respeitar os bens dos outros — Não Roubar;
. Respeitar todas as Criaturas — Não se alimentar de carne tirada de um animal ainda vivo;
. Estabelecer tribunais Honestos e Um sistema Legal e Justo.
. Fontes:
https://www.sejacontraste.com/2019/08/15/o-que-e-judaismo/ (video em portugues) - Rabinato Central de Israel
http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/conversao/home.html (em português) - Informações a respeito da conversão ao judaísmo
https://web.archive.org/web/20130619024600/http://www.cohen.org.br/ (em português) - Associação Brasileira de Cohanim
Nenhum comentário:
Postar um comentário