Por Menachem Posner
1. Aharon era irmão de Moisés:
Conforme documentado na Torá, Aharon era filho de Amram e Yocheved, e o irmão mais velho de Miriam e Moshe - o profeta escolhido por D'us para liderar os israelitas no Êxodo do Egito e transmitir a Torá ao povo no deserto.
2. Ele e Miriam eram mais velhos que Moshe:
Lemos que “Moshe tinha oitenta anos e Aharon tinha oitenta e três quando falaram com Faraó”1.
Sabemos que Miriam era mais velha, devido ao fato de que cuidava de Moshe quando ele era um bebê e havia sido colocado em uma cesta no Nilo, e até providenciou para que sua mãe o cuidasse depois que ele foi encontrado e adotado pela filha do faraó.2
3. Ele era o porta-voz de Moshe:
D'us convenceu Moshe que estava relutante em agir como Seu agente para confrontar o Faraó e tirar o povo judeu do Egito. Mas D’us lhe disse que não estaria sozinho em seus esforços. "Aharon não é o seu irmão, o levita?" disse D'us a Moshe, que tinha um problema de fala. "... Falarás com ele e porás as palavras na boca dele ... E ele falará por ti ao povo.”3
4. Ele ajudou Moshe a trazer as pragas:
Aharon fez mais do que apenas falar. Na verdade, ele fez muitos milagres em nome de D'us, incluindo transformar seu cajado em uma cobra e depois fazer com que ele engolisse os cajados dos mágicos do faraó. Ele também usou o seu bastão para provocar as três primeiras pragas: sangue, sapos e piolhos.4
5. Aharon e Moshe eram iguais:
Em quase todos os exemplos nas Escrituras, o nome de Moshe aparece antes do de Aharon. Ocasionalmente, a ordem é invertida, para nos ensinar que Aharon era igual a Moshe em estatura espiritual e que não há razão para não listá-lo antes de seu irmão mais novo e mais proeminente, que foi descrito como o maior profeta de todos os tempos.5
6. O nome de sua esposa era Elisheva:
Lemos que Aharon casou-se com “Elisheva, filha de Aminadav, irmã de Nachshon, e ela lhe deu Nadav e Avihu, Elazar e Itamar.”6 Por que as Escrituras mencionam especificamente o irmão dela? Ao considerar uma esposa em potencial, explicam os sábios, é importante olhar para seus irmãos, pois uma pessoa é um reflexo do lar em que cresceu e daqueles com quem compartilhou seus anos de formação.7
7. Ele foi levado ao pecado do bezerro de ouro:
Como Moshe não desceu do Monte Sinai na data que os israelitas esperavam que ele descesse [eles erraram a contagem], o povo clamou por um "deus" que os lideraria voltando-se à Aharon para que fizesse isso acontecer. Na esperança de ganhar tempo,8 [até que Moshe descesse], Aharon disse-lhes para que lhe trouxessem ouro, o qual ele jogou no fogo, resultando em um bezerro de ouro, ao redor do qual eles cantaram, dançaram e trouxeram sacrifícios. 9
8. D’us o escolher para ser o Kohen Gadol:
Depois que D'us perdoou o povo por ter feito o Bezerro de Ouro, ele ordenou que construíssem um tabernáculo, no qual Aharon serviria como Kohen Gadol, o Sumo Sacerdote. A partir de então, os kohanim no Tabernáculo (e mais tarde no Templo Sagrado) seriam todos descendentes de Aharon.10
9. Ele permaneceu em silêncio diante da perda:
A inauguração do Tabernáculo foi marcada pela tragédia. Dois dos filhos de Aharon, Nadav e Avihu, entraram no Kodesh Hakodashim, Santo dos Santos, e "ofereceram um fogo estranho diante de D'us, que Ele não havia ordenado ... um fogo saiu de D'us e os consumiu, e eles morreram diante de D'us."11
Como Aharon reagiu? Vayidom Aharon, “e Aharon ficou em silêncio”12, fornecendo um paradigma de aceitação e fé diante de uma perda incomensurável.
10. D’us falou com ele:
A maioria das leis divinas foi comunicada exclusivamente para Moshe. Em alguns casos, D'us se dirigiu a Moshe e Aharon.13 Após sua resposta estóica à morte de seus dois filhos, Aharon foi o único destinatário do novo comando de D'us de que os sacerdotes não podem entrar ou prestar serviço no Tabernáculo se estiverem embriagados. 14
11. Sua liderança foi desafiada:
Nem todos aceitaram o fato de que o irmão de Moshe foi escolhido para ser o Sumo Sacerdote. Seu primo ciumento Korach cobiçou a posição e instigou uma rebelião sob a acusação dupla de que “toda a congregação é santa, e D’us se encontra no meio deles. Então, por que vocês se elevam acima da assembléia do Senhor?”15
D'us mostrou decisivamente que Ele havia escolhido Aharon e sua progênie em uma série de eventos que incluíam a Terra engolindo os líderes da rebelião,16 um fogo consumindo os pretendentes ao sacerdócio,17 e o bastão de Aharon brotando miraculosamente amêndoas.18
12. Aharon era amante da paz:
Sabe-se que o grande sábio Hillel dizia: “Seja um discípulo de Aharon – ame a paz, persiga a paz, ame as criaturas e as aproxime da Torá.”19
Como assim? Sempre que ouvia dizer que duas pessoas estavam envolvidas em uma disputa, ele se aproximava de cada indivíduo beligerante e dizia a eles que tinha uma mensagem da outra pessoa. Ele explicava como a outra pessoa desejava resolver o problema e enviara Aharon para solicitar conciliação. Ele fazia isso em ambos lados. Então, quando os dois se encontravam, cada um assumiria que o outro queria a paz, e o confronto terminava pacificamente.20
13. Seu Yahrzeit [data de falecimento] é a única mencionada na Torá:
Depois que Moshe e Aharon pecaram por não falar à rocha que daria água, como D'us ordenou, foi decretado que ambos seriam impedidos de entrar na Terra Santa.21 Lemos assim que “Aharon subiu o monte Hor por ordem de D’us e morreu ali, no primeiro dia do quinto mês (Av) no quadragésimo ano da saída dos Filhos de Israel do Egito.”22 Esta é a única data de morte registrada especificamente na Torá.
14. Ele foi sucedido pelo seu filho Elazar:
Quando chegou a hora, Moshe acompanhou Aharon e seu filho Elazar até o monte Hor até a caverna que seria o local de descanso final de Aharon. Lá, Moshe despiu Aharon e deu suas vestes sacerdotais a Elazar, transferindo oficialmente o Sumo Sacerdócio.23
15. Luto por um mês inteiro:
Quando Moshe e Elazar retornaram sem Aharon, "toda a congregação percebeu que Aharon falecera, e toda a Casa de Israel chorou por Aharon por trinta dias". Essa extensa expressão de luto foi exclusiva de Aharon, que havia dedicado sua vida a fazer as pazes entre as pessoas e era amado por todos.24
. Notas:
1. Shemot 7:7.
2. Shemot 2.
3. Shemot 4:14-16.
4. Shemot 7-8.
5. Bereshit Rabá 1.
6. Shemot 6:23.
7. Bava Batra 110a.
8. Shemot Rabá 37:2.
9. Shemot 32.
10. Shemot 28:1.
11. Vayicrá 10:1-2.
12. Vayicrá 10:3.
13. Veja por exemplo, Vayicrá 11:1.
14. Vayicrá 10:8.
15. Bamidbar 16:3.
16. Bamidbar 16:32.
17. Bamidbar 16:35.
18. Bamidbar 17:23.
19. Pirkei Avot 1:12.
20. Avot D’Rabbi Natan 12.
21. Bamidbar 20:24.
22. Bamidbar 33:8.
23. Bamidbar 20:28.
24. Rashi para Bamidbar 20:29.
. Fonte:
O Rabino Menachem Posner atua como editor no Chabad.org, o maior site informativo judaico do mundo. Ele tem escrito, pesquisado e editado para Chabad.org desde 2006, quando recebeu seu certificado rabínico da Yeshiva Central Tomchei Temimin Lubavitch. Reside em Chicago, Illinois, com sua família.
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4797441/jewish/15-Fatos-Sobre-Aharon-Que-Todo-Judeu-Deveria-Saber.htm
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