12 de maio de 2022

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Em 1645, Portugal entrou em guerra contra a Holanda numa disputa pelas terras do Brasil. Após nove anos de conflito, os portugueses prevaleceram. Qual foi a conseqüência disto para os judeus? Em 1654, todos os judeus foram expulsos do Brasil. Cristãos-Novos foram deportados para Lisboa, julgados e executados. 600 judeus voltaram para a Holanda e 23 foram para Nova Amsterdã (Nova Iorque).

Dia 10 de Iyar, é a data de falecimento de um dos nossos grandes Sábios – Rabi Isaac Alfasi. Conhecido pelo acrônimo “Rif”, o Rabi Alfasi foi um dos primeiros legisladores e comentaristas do Talmud. No ano de 1088, o Rif foi forçado a fugir de Fez, no Marrocos, e imigrou para a Espanha, onde se tornou rabino em Alusina (Lucena).

Os doze filhos do patriarca Jacob foram os pais das 12 tribos de Israel. É interessante que o horóscopo e a astrologia são baseadas nos atributos e qualidades de cada um desses doze filhos. Jacob teve filhos com suas quatro esposas: Leah, Rachel, Bilah e Zilpah. Os filhos de Leah foram Reuven, Shimon, Levi, Yehudah, Issachar e Zebulun; os filhos de Rachel foram Yosef e Biniamin; os filhos de Bilah foram Dan e Naftali; e os filhos de Zilpah foram Gad e Asher.

Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.

Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.

Yom Haatzmaut é o Dia de Independência do Estado de Israel. No dia 5 de Iyar, Israel comemora 74 anos desde sua fundação.

Yom HaZikaron é o Dia da Recordação. Neste dia, Israel recorda e honra a memória dos soldados israelenses que, desde a fundação do Estado, sacrificaram suas vidas para defendê-lo.

Quando o ditador Fidel Castro subiu ao poder em Cuba, em 1959, 94% dos 15,000 judeus cubanos emigraram do país. Eles foram para vários países: Israel, Estados Unidos, Venezuela e Panamá. A comunidade judaica de Cuba – perseguida pelo regime de Fidel e proibida de praticar o judaísmo – foi constituída pelos poucos judeus que permaneceram no país.

. Fonte:

Revista Morashá

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário