15 de junho de 2022

12 BRASILEIROS FAMOSOS DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS



1- Ayrton Senna (1960 - 1994)
Ayrton Senna da Silva, nasceu a 21 de Março de 1960 em São Paulo, Brasil. Foi uma personalidade importante mundialmente no ramo da fórmula 1, onde se consagrou campeão várias vezes. Ser piloto, deu-lhe as maiores vitórias mas também lhe retirou a vida. No dia 1 de Maio de 1994, faleceu num terrível acidente durante o grande Prémio da San Marino, em Itália.

 
2- Beth Carvalho (1946 – 2019)
Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida por Beth Carvalho, nasceu no Brasil, Rio de Janeiro, no dia 5 de Maio de 1946. Destacou-se no mundo da música, onde se fez conhecer tanto como cantora, compositora ou instrumentalista. O seu sucesso começou a ser maior na década de 1970, tornando-se uma das maiores intérpretes de samba. Faleceu recentemente, com 72 anos, no dia 30 de Abril de 2019. 

 

3- João Belchior Marques Goulart (1919 – 1976)
É também bastante conhecido por Jango, foi político, advogado e presidente brasileiro. A família de Goulart era de ascendência açoriana, sendo ele filho de Vicente Goulart, fazendeiro do Rio Grande do Sul que tinha grande influência na região o que ajudou Jango a entrar para a política. A sua morte foi causada de um ataque cardíaco, no município argentino de Mercedes, Corrietes, em 6 de dezembro de 1976.

 

5- Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987)
Nasceu na cidade de Itabira, em Minas Gerais. Foi um poeta, contista e cronista  brasileiro considerado por muitos, o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. A memória da sua cidade viria a permeia parte de sua obra. Seus antepassados, tanto do lado materno como paterno, pertencem a famílias de há muito tempo estabelecidas no Brasil.

6- Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927 – 1994)
Nasceu no Rio de Janeiro, em  1927 é conhecido pelo seu nome artístico, Tom Jobim, foi compositor, maestro, pianista, cantor e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira. Filho de Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida, a ausência do pai durante a infância e adolescência impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmónicas e melódicas. Faleceu em Nova Iorque em 1994.

 
4- Lygia Fagundes da Silva Telles 
É uma escritora brasileira, considerada por académicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira. Nasceu a 1923 na cidade de São Paulo, filha de Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, conhecida como Zazita, uma pianista, e Durval de Azevedo Fagundes, procurador e promotor público, que também trabalhou como advogado distrital, comissário de polícia e juiz.

 
7- Francisco Buarque de Hollanda
Mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no dia 19 de Junho de 1944 no Rio de Janeiro, Brasil.⁠ Destaca-se no mundo artístico, sobretudo musical, sendo considerado um dos maiores cantores da música popular brasileira, onde conta com largas dezenas de discos gravados a solo e em parceria com muitas outros cantores conhecidos no mundo artístico brasileiro.⁠ Chico Buarque tem ascendência Sefardita do lado materno e paterno, mas neste caso resolvemos dar destaque ao sobrenome Holanda, dos quais descendem ambos os seus avós paternos e cuja origem remonta a Arnau de Holanda, mercador holandês da cidade de Utrecht que chegou ao Brasil no início do século XVI e se radicou em Pernambuco e que alguns dos genealogistas mais renomados do Brasil crêem ser filho do mercador judeu holandês Jacob.⁠

 

8- Camila Coutinho Valença 
Bloguer e influenciadora digital, referenciada no mundo da moda também como estilista.⁠ Nasceu no dia 2 de Outubro de 1987 em Recife, capital de Pernambuco, Brasil.⁠ Destacou-se em 2006 quando criou o blog de moda “Garotas Estúpidas” que se tornou um dos mais populares a nível mundial. A sua influência vai mais além do blog, mexendo com a internet tanto a nível de sites populares, redes sociais como o Instagram e o YouTube. No seu próprio canal, faz parte da lista de entrevistadas, celebridades como Gisele Bündchen, Kaya Scodelario, Bruna Marquezine, Anitta, entre outras.⁠ Existem diversos ramos da família Coutinho no Brasil mas o mais conhecido é aquele q está ligado à Capitania de Espírito Santo no século XVI. Ao longo dos séculos seguintes outras ramificações surgiram entre as quais os Azeredo Coutinho, Ferreira Coutinho e Sousa Coutinho.

 

9- Rodrigo Junqueiro Reis Santoro
Nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. É um ator brasileiro, conhecido no mundo da televisão e do cinema tanto no Brasil como além fronteiras. Participou em inúmeras telenovelas, assim como em séries e filmes. É através da família materna que vem a sua ancestralidade portuguesa.⁠ BUENO, sobrenome da sua avó materna e que lhe confere a viabilidade. O sobrenome Bueno é de origem espanhola e está fortemente ligado à fuga de populações sefarditas da Inquisição Espanhola. A sua presença no Brasil é sobretudo acentuada em São Paulo.⁠

 

10- Antônio Fagundes
Natural do Brasil, nascido na cidade do Rio de Janeiro no dia 18 de Abril de 1949.⁠ Personalidade conhecida por todos, sendo um dos mais reconhecidos e acarinhados atores brasileiros.⁠ Foi bastante novo que descobriu o seu talento para a representação e com apenas 15 anos estreou-se no teatro.⁠ Tem uma vasta lista de peças de teatro e telenovelas, que o fazem destacar de muitos outros no mesmo meio.⁠ Tem ascendência sefardita pelo menos do lado do seu avô paterno, Afonso Fagundes. O sobrenome Fagundes, que surge como adaptação de um patronímico ibérico na zona do Minho e Galiza entre o século XIV e XV. Algumas destas famílias se mudaram para os Açores durante o século XVII e XVIII e é desse ramo que descendem a grande maioria dos brasileiros com este sobrenome.⁠

 

11- Marisa de Azevedo Monte
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1 de Julho de 1967.⁠ É uma cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical.⁠ É considerada uma das maiores artistas brasileiras arrecadando inúmeros prémios tanto nacionais como internacionais.⁠ Iniciou o seu primeiro álbum em 1985 e desde aí o seu percurso foi vincado cada vez mais até aos dias de hoje.⁠ O sobrenome Monte é de origem espanhola, sendo alguns dos primeiros Montes mais conhecidos um conjunto de irmãos que chegaram ao Nordeste após uma temporada na Bahia, e cuja causa de partida da Península Ibérica é tomada como fuga da Inquisição. A sua vasta prol se entrelaçou com vários outras famílias de perseguidos pela intolerância religiosa, entre os quais os descendentes da famosa judia, Branca Dias.⁠

 

12- Maria de Lourdes da Silveira Mäder
 É brasileira, nascida no Rio de janeiro no dia 12 de Setembro de 1966. Nas duas bases familiares, tem origem libanesa, luxemburguesa e portuguesa, daí ter ascendência por parte de judeus Sefarditas.⁠ É uma atriz que soma quase 40 anos de carreira, onde interpretou diversas personagens sobretudo na grande tela a fazer telenovelas.⁠ O sobrenome Rodrigues, que surge tantas vezes em Roiz na documentação mais antiga, é de formação patronímica, referindo-se ao filho de ‘Rodrigo’. Existem vários ramos desta família no Brasil, alguns de origem Portuguesa mas também Castelhana. Os primeiros Rodrigues chegam ao Brasil no século XVI, sendo que o ramo de que descende a atriz Malu Mader é já do século XVIII.

. Fonte:

https://genealogiajudaica.com/12-famosos-descendentes-judeus-sefarditas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário