23 de junho de 2024

Modelo Daniella Sarahyba mostra cerimônia da filha mais velha em tradição judaica no Rio de Janeiro (RJ)


A cerimônia aconteceu na Associação Religiosa Israelita (ARI), no Rio de Janeiro (RJ). A modelo compartilhou registros cliques da iniciação religiosa da filha ao lado do pai Wolff Klabin e irmãos, Rafaela e Armando

Daniella Sarahyba mostrou fotos do Bat Mitzvah de sua filha mais velha, Gabriela, de 12 anos, fruto de seu casamento com o empresário Wolff Klabin. Nas redes sociais, ela compartilhou alguns registros ao lado da família durante a celebração tradicional judaica. Bar-mitzvá (filho da lei ou do mandamento em hebraico) é a transição mais importante na vida de um judeu, que acontece quando o menino completa 13 anos e a menina 12. Segundo o judaísmo, a partir dessa idade, os adolescentes alcançam a maioridade na tradição da religião.

A cerimônia aconteceu na Associação Religiosa Israelita (ARI), no Rio de Janeiro (RJ). A modelo compartilhou registros cliques da iniciação da jovem ao lado de seu pai e irmãos, Rafaela e Armando. 

"Meu coração ainda está transbordando de orgulho, amor e alegria. Sábado (15) foi o Bat Mitzvah da minha Gabriela. Família e fé", escreveu ela na legenda.

. O que é Bar Mitzvá:

Bar-Mitzvá significa “filho da lei” ou “filho do mandamento”, em hebraico. Consiste na concessão da maioridade religiosa aos jovens judeus, sendo considerada a mais importante cerimônia na vida de um judeu. De acordo com as leis do judaísmo, todos os adolescentes já são responsáveis pelos seus atos e escolhas dentro da religião judaica a partir do momento que celebram o bar-mitzvá.

Com o bar-mitzvá o jovem tem o direito de participar ativamente da vida na sinagoga, além de poder ler publicamente o Torá, considerado o livro sagrado do povo judeu.

. Bar-Mitzvá e Bat-Mitzvá:

O bar-mitzvá é o nome dado para a celebração dos meninos, enquanto que bat-mitzvá é o nome designado para a comemoração das meninas.

Segundo a tradição, os meninos judeus devem celebrar o bar-mitzvá a partir dos 13 anos de idade, já as meninas podem comemorar o bat-mitzvá (que significa “filha da lei” ou “filha do mandamento”), com 12 anos.

O bar-mitzvá é praticado há mais de dois mil anos, no entanto a participação das meninas (bat-mitzvá) só começou a existir no século XX. Ambos os rituais são bastante semelhantes ou mesmo iguais em diversas correntes do judaísmo.

. Celebração do bar-mitzvá:

Normalmente, tanto o bar-mitzvá quanto o bat-mitzvá é antecedido de um curso preparatório de dois anos, onde os adolescentes vão aprender todos os aspectos da vida de um bar-mitzvá. O ritual do bar-mitzvá dura aproximadamente uma hora de trinta minutos, seguido de uma grande festa que reúne todos os familiares e amigos do adolescente.


. Símbolos do bar-mitzvá:

Existem alguns símbolos importantes utilizados durante o ritual do bar-mitzvá, como:

Leitura do Torá (livro sagrado para o judeus): simboliza a participação pública do jovem dentro da igreja, assim como a sua capacidade de interpretar a história e os valores transmitidos nos textos sagrados.

Tefilin: são pequenas faixas pretas amarradas na altura do peito do jovem e espalhadas ao longo dos seus braços. Estas faixas de couro simbolizam a busca pela coerência entre tudo aquilo que pensa, sente e realiza.

Talit: um manto branco com duas pontas e franjas, utilizado para simbolizar a transparência, as boas ações e o comprometimento do jovem bar-mitzvá com a bondade.

. Fonte:

https://extra.globo.com/famosos/noticia/2024/06/daniella-sarahyba-mostra-bar-mitzvah-da-filha-mais-velha-fotos.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário