Senor Abravanel (סניור אברבנאל, em hebraico), nome oficial de Sílvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ)
Icônico, Senor Abravanel (סניור אברבנאל, em hebraico), natural do Rio de Janeiro (RJ) e de ascendência judaica, faleceu em São Paulo (SP), neste sábado (17), entretanto, seu legado na televisão brasileira segue eterno.
Na manhã deste sábado (17), após diversas especulações na internet, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a causa da morte de Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira. O apresentador, que estava internado desde o começo de agosto, faleceu aos 93 anos de idade, vítima de uma broncopneumonia decorrente de uma infecção por Influenza (H1N1).
O boletim médico, assinado por uma equipe de especialistas, incluindo os geriatras Dr. Gabriel Truppel Constantino e Dr. Victor José Dornelas Melo, trouxe o detalhamento da causa do falecimento. "Confirmamos com pesar o falecimento de Senor Abravanel (סניור אברבנאל, em hebraico), o Silvio Santos, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)", informou o documento.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”, revelou o documento.
Conforme o Boletim Médico enviado à imprensa, o hospital se solidarizou com a família e todos que sofreram com a perda do apresentador.
O documento foi assinado pelos geriatras Dr. Gabriel Truppel Constantino e Dr. Victor José Dornelas Melo, o cirurgião Dr. José Curado e o diretor médico Dr. Miguel Cendoroglo Neto.
Silvio Santos, cuja carreira marcou gerações e moldou a televisão brasileira, deixa um legado incomparável. Seu falecimento marca o fim de uma era, e a notícia abalou profundamente tanto fãs quanto colegas de profissão, que agora se despedem do apresentador.
. Sepultamento conforme a tradição judaica:
A família do apresentador Silvio Santos divulgou nota sobre o enterro do apresentador. Conforme a tradição judaica, a cerimônia será restrita a familiares. Silvio também dispensou velório. Veja a nota na íntegra:
"Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel"
Segundo apurou a imprensa local, a previsão é que Silvio Santos, proprietário do canal de TV SBT, seja sepultado na manhã de domingo (18/8), no Cemitério Israelista do Butantan, em São Paulo (SP). O empresário nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e era judeu.
. Carioca do boêmio bairro da Lapa:
Senor Abravanel (סניור אברבנאל, em hebraico), nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ). Seus pais, Alberto e Rebeca (nome que foi dado uma das filhas do apresentador), eram imigrantes de origem judaica. Foi o mais velho de cinco irmãos. Silvio estudou contabilidade e, no tempo livre, trabalhou como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e outros itens, na eleição de 1946, por exemplo, capas de plástico para títulos de eleitor. Na mesma época, começou a fazer pequenos trabalhos de locução de rádio. Aos 18 anos, em 1948, serviu o Exército na Escola de Paraquedistas. Aos domingos, trabalhava para uma rádio no Rio de Janeiro. Após sair do exército, continuou como locutor, entre outros trabalhos, como a venda de anúncios em caixa de som na barca Rio-Niterói.
Em 1954, Silvio assinou o primeiro contrato fixo como locutor, na Rádio Nacional de São Paulo. Depois, foi chamado pelo empresário Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa na Rádio Nacional.
Ele assumiu em 1958 a empresa Baú da Felicidade, que era antes de Manuel de Nóbrega. No ano seguinte, passou a fazer shows em circos para vender os carnês da empresa. No mesmo ano, no dia 7 de fevereiro, ele estreou seu primeiro programa televisivo, o “Hit Parade”, na TV Paulista. Em 1962, passou a ser apresentador do “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista (canal 5, que no ano seguinte foi comprado pela TV Globo). Em seguida, começou a ser exibido o seu Programa Silvio Santos, na TV Globo. Em 1965, ele passou a ser apresentador também na TV Tupi. Os programas tiveram vários nomes: “Festa dos Sinos", "Sua Majestade: o Ibope", "Cidade contra Cidade" e "Silvio Santos Diferente".
Em 1975, ele venceu a concorrência para adquirir o Canal 11, do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, inaugurou a TVS. Em 1976, ele saiu da TV Globo. Seu programa passou a ser transmitido nas TVs Tupi e TVS do Rio de Janeiro.
Silvio ganhou outras concessões e, em 1981, entrou no ar o SBT, uma das várias empresas do seu grupo, onde o Programa Silvio Santos viraria a principal atração, com quadros inesquecíveis como “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança”. A capacidade de segurar o público no programa de variedades que chegou a durar mais de dez horas, o domínio da plateia e da audiência com bordões como “Vem pra cá, vem pra cá” e “Quem quer dinheiro?” atestavam o carisma do apresentador.
Silvio também fez sucesso cantando marchinhas de carnaval, como “Coração Corintiano” e “A pipa do vovô”, registradas em álbuns entre os anos 70 e 90. Em 1989, Silvio Santos anunciou que seria candidato a Presidente do Brasil duas semanas antes do primeiro turno da eleição, mas a candidatura foi indeferida pelo TSE uma semana depois. Em fevereiro 2001, Silvio Santos foi homenageado no Carnaval do Rio pela escola de samba Tradição.
Em agosto do mesmo ano, sua filha Patrícia foi sequestrada por sete dias. Depois que ela foi solta, o sequestrador invadiu a casa de Silvio em São Paulo e o fez como refém por sete horas. O governador de SP na época, Geraldo Alckmin, foi até o local, conversou com o sequestrador, e ele se entregou. Em 2010, foi descoberto um rombo bilionário em uma das empresas do Grupo Silvio Santos, o Banco Panamericano - mais tarde, em 2018 sete ex-diretores foram condenados pela fraude. Em 2011, Sílvio Santos vendeu o Panamericano para o BTG Pactual.
Em dezembro de 2020, Silvio Santos comemorou 90 anos sem celebrações públicas, isolado por conta da pandemia, ao lado das filhas. No dia 1º agosto de 2021, já vacinado com duas doses, Silvio voltou a apresentar seu programa pela primeira vez desde 2019. Semanas depois deste retorno, ele contraiu Covid-19 e foi internado. Ele se recuperou e voltou a gravar o seu programa, mas não no ritmo de antes.
Ao som da música de abertura, “Sílvio Santos vem aí”, ele entrou alegre e dizendo “Para tudo, já estou aqui. Já cheguei!". Foi a primeira brincadeira de muitas para divertir o público no seu último programa.
. Fonte:
https://odia.ig.com.br/brasil/2024/08/6901735-enterro-de-silvio-santos-sera-restrito-a-familiares.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário