27 de março de 2024

CURIOSIDADE: 13 FATOS SOBRE O JUDAÍSMO E O VINHO


Devido ao seu lugar especial, existem restrições extras em sua fabricação e manuseio somente por judeus para receber seu o selo de cashrut


1. Vinho era derramado no altar:

As Escrituras dedicam considerável atenção aos Corbanot, sacrifícios oferecidos no Tabernáculo e no Templo Sagrado. Frequentemente, esses sacrifícios eram acompanhados por nesachim, libações de vinho, despejadas em uma cavidade especial no gigantesco altar de cobre. Uma semana por ano, em Sucot, a água também era derramada.

A VIDA IMITA A ARTE: SKINHEAD DO FILME "AMERICAN HISTORY X" TORNA-SE JUDEU APÓS DESCOBERTA DE DNA


Frank Meeink (dir.) inspirou o personagem skinhead do ator Edward Norton (esq.) no filme “American History X"

O neonazista na vida real que inspirou o personagem skinhead de Edward Norton em “American History X” revelou que agora é um judeu praticante depois de mudar sua vida e descobrir sua herança judaica por meio de testes de DNA. Frank Meeink, 48 anos, tornou-se líder de um grupo violento de ultradireita no início da década de 1990, torturando inimigos que atrapalhavam sua tentativa de fomentar uma guerra racial.

O QUE É "BEHEMOTH" (בהמות) NA BIBLIA JUDAICA?


O nome é o plural do hebraico בהמה, bəhēmāh, "animal", com sentido enfático ("animal grande", "animal por excelência")


Beemote ou behemoth (em hebraico transcrito como בהמות, Bəhēmôth, Behemot, B'hemot; em árabe بهيموث, Bahīmūth, ou بهموت, Bahamūt) é uma criatura descrita na Biblia, no Livro de Jo, 40:15–24. Sua descrição é tradicionalmente associada à de um monstro gigante, podendo ser retratado como um Hipopótamo, apesar de alguns criacionistas o identificarem como um saurópode ou um touro gigante de três chifres. Esta criatura tem um corpo couraçado e é típica dos desertos (embora Behemoth também fosse como os hebreus chamavam os hipopótamos). Alguns criacionistas da Terra Jovem acreditam que é uma descrição de um dinossauro.

25 de março de 2024

POR QUE O JUDAÍSMO PROÍBE A CREMAÇÃO?


A responsabilidade pelo adequado enterro do falecido recai sobre o parente mais próximo


. Pergunta:

Estou no processo de fazer arranjos para meu local de descanso final. Na minha família, alguns dos meus parentes optaram por um tradicional enterro judaico, enquanto outros escolheram a cremação. Quando pesquisei sobre minhas opções, descobri que o Judaísmo se opõe veementemente à cremação. Poderia por favor me explicar as origens e motivos dessa atitude?

HEZBOLLAH MANTÉM ESTRUTURA INTERNACIONAL PARA PROMOVER ATENTADOS CONTRA JUDEUS NO BRASIL


Lucas Passos Lima (foto) e o libanês naturalizado Mohamad Khir Abdulmajid (foragido) são apontados pela Polícia Federal como membros do Hezbollah, grupo terrorista baseado no Líbano e que conta com apoio do regime xiita do Irã

Na quinta-feira (21), aconteceu no Tribunal Regional Federal da 6ª Região a audiência de instrução do processo contra dois réus acusados de planejar atentados terroristas contra alvos da comunidade judaica no Brasil. Lucas Passos Lima e o libanês naturalizado Mohamad Khir Abdulmajid são apontados pela Polícia Federal como membros do Hezbollah, grupo terrorista baseado no Líbano e que conta com apoio do regime xiita do Irã. O segundo encontra-se foragido e as autoridades acreditam que ele esteja no exterior. Seu nome já se encontra na lista vermelha da Interpol. Ambos foram detidos pela PF durante a Operação Trapiche, iniciada em outubro e concluída no mês seguinte.

QUEM É LUCAS PASSOS LIMA, BRASILEIRO ACUSADO DE SER TERRORISTA DO HEZBOLLAH


No celular do réu, a Polícia Federal encontrou imagens de duas sinagogas do Distrito Federal e da Embaixada de Israel


Preso pela Polícia Federal (PF) em novembro passado, no âmbito da Operação Trapiche, o brasileiro Lucas Passos de Lima, é acusado de integrar o grupo terrorista do Hezbollah e de ser um dos responsáveis por planejar atentados contra a comunidade judaica no Brasil. Ele foi detido no aeroporto de Guarulhos (SP) ao desembarcar de sua segunda viagem ao Líbano no período de um ano.

24 de março de 2024

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "HOLOCAUSTO"?


O termo 'Shoá' é uma outra denominação usada, principalmente em Israel, para se referir ao Holocausto. Na língua hebraica, 'Shoá' significa calamidade

O termo 'holocausto' advém da língua grega e significa “sacrifício através do fogo”. A partir de 1945, a palavra 'Holocausto' passou a significar o extermínio sistemático de 6 milhões de judeus pela Alemanha nazista e por seu colaboradores. O termo 'Shoá' é uma outra denominação usada, principalmente em Israel, para se referir ao Holocausto. Na língua hebraica, 'Shoá' significa calamidade.

. Fonte:

Revista Morasha