Fugindo da Santa Inquisição Portuguesa, os judeus brasileiros fugiram da região nordeste do pais e buscaram refugio na nova colônia holandesa: A Nova Amsterdã
A bordo do navio Valk, cerca de 600 judeus deixaram o Recife, em Pernambuco, expulsos pelos portugueses. Era o fim da ocupação holandesa no Brasil e também da liberdade de praticar sua religião. Eles queriam voltar à terra natal — a Holanda, onde o culto do judaísmo era permitido devido ao calvinismo, uma versão mais liberal do cristianismo.
Mas tinham mais problemas pela frente – entre eles, piratas e a Inquisição espanhola. No fim, parte deles seguiu para um destino mais próximo do que a Europa: a colônia holandesa de Nova Amsterdã, atual Nova York, então um mero entreposto comercial.
Confira, neste áudio, como esses judeus ajudaram a fundar uma das cidades mais importantes do mundo, um dos símbolos do "sonho americano".
Leia também a reportagem: https://www.bbc.com/portuguese/brasil...
. Legenda:
Ω
https://youtu.be/MiETCtsgcd0?si=mDIoKFqsjUzT3fHD
ola. sou praticante do judaismo, sendo nao judeu, a um ano, por minha vontate. achei esse blog e desde entao sigo com prazer e leio posts. amanha, gostaria de participar de sinagoga, conhecer uma israelense,nao estou fazendo nada errado. quem o faz e fez, foram os portugueses expulsando os judeus, e recentemente, o "Presidente do Brasil", o qual nao citarei o nome, que falo o que falou, nao se desculpando até a presente data. e mais uma coisa: sou filho de imigrantes, e tenho nome do pais de origem, Italia-la é de homem, aqui de mulher. o que passo ainda hoje,e acham que me passo por outra pessoa...é redículo, como se no Brasil nao tivesse imigrantes de todos os rincões do mundo. as vezes, tenho vontade de ir embora aos EUA,por causa dessa atutude do brasileiro.sou quem sou e nao devo nada a ninguem,tambem nao fiz nada de errado.obrigado
ResponderExcluirjosenildo Ferreira da Silva
ResponderExcluirFjosenildo420@gmail.com
ResponderExcluir