A tradição judaica ensina que o nome hebraico é um canal através do qual D'us fornece vitalidade, energia e sustento (detalhe: Cerimônia do Brit Milah)
Nomear um bebê parece bem simples, quero dizer, todos os pais fazem isso, certo? Mas se pensarmos bem, é uma responsabilidade incrível, já que o nome que você escolher ficará ligado ao seu filho pelo resto da vida. Isto é especialmente verdadeiro na tradição judaica, que ensina que o nome hebraico é um canal através do qual D'us fornece vitalidade, energia e sustento. Os místicos chegam ao ponto de explicar que aos pais é concedida inspiração divina ao escolher os nomes dos filhos. 1
Um nome judaico nos conecta à nossa alma. Ele nos fornece munição espiritual, para acessar forças espirituais que talvez nunca soubemos que tínhamos. Aqui estão algumas leis e costumes básicos que você deve saber ao escolher um nome para o seu bebê.
. Quando o bebê recebe o nome?
Meninos: Os meninos geralmentetrecebem um nome durante o brit milá, a cerimônia de circuncisão, no oitavo dia de vida. 2 Se a criança não estiver apta para o brit, se espera até poder nomeá-la. Consulte o seu rabino para saber como proceder.
Meninas: As meninas geralmente recebem seu nome na primeira oportunidade em que a Torá é lida na sinagoga após o seu nascimento, durante uma breve oração. 3 Se possível, o pai é chamado à Torá, e após o término de sua aliá, o gabai (oficiante) recita uma prece pelo bem-estar da mãe, seguida por uma oração que inclui o novo nome da menina recém-nascida.
A Torá é lida várias vezes por semana (segundas, quintas e duas vezes no Shabat) e em dias especiais, como Rosh Chodesh. Alguns esperam até a leitura matinal da Torá no Shabat, enquanto outros esperam ainda mais. 4 O costume Chabad é dar um nome ao bebé na primeira oportunidade. O Rebe explica que dar nome a uma criança judia acelera a Redenção final, por isso fazemos isso na primeira oportunidade. 5
. Quem escolhe o nome?
O nome do bebê é domínio exclusivo dos pais e ninguém (nem mesmo os avós) deve interferir. 6 Se seus pais nunca lhe deram um nome judaico e você agora é adulto, seu nome é sua escolha pessoal.
. E se os pais não chegarem a acordo sobre um nome?
Em algumas comunidades, os pais alternam a escolha dos nomes, e o costume varia se a mãe ou o pai nomeiam primeiro. Se você não tem uma tradição sobre isso, o Rebe escreve que o padrão seria o pai escolher primeiro.7
O principal, porém, é não haver discussão sobre este assunto. Alguns até dizem que a discórdia entre os pais pode colocar o bebê em perigo espiritual. 8 Assim é importante que o nome seja escolhido de comum acordo. 9 Ainda sem um comum acordo? Consulte seu rabino e procure seguir seus conselhos e orientação. 10
. Os pais precisam estar presentes?
Não há nenhuma exigência real de que os pais estejam presentes quando o nome é dado. É bastante comum a mãe, ainda em recuperação, não comparecer a sinagoga. O pai também pode não conseguir ir aos serviços logo após o nascimento. Se for esse o caso, os pais devem delegar a nomeação do seu bebê a alguém que irá assistir aos serviços.
. Quais são alguns exemplos de nomes judaicos?
Se você não tiver certeza se um nome específico é considerado judaico ou apropriado, consulte nossas listas e/ou um rabino competente.
. Devemos nomear parentes falecidos?
O Midrash relata que embora nas gerações anteriores os nomes às vezes fossem dados com base no que estava acontecendo no momento do nascimento, hoje em dia o costume é dar aos filhos o nome de seus ancestrais para que se lembrem de sua linhagem ou para homenagear um ente querido próximo. 11 E quando você dá ao seu filho o nome de seu pai, você está cumprindo a mitsvá de honrar seu pai ou sua mãe. 12
. Podemos dar o nome de alguém que ainda está vivo?
Entre os judeus sefarditas é uma grande honra ter um neto com o seu nome durante a sua vida. 13 Por outro lado, os Ashkenazim evitam dar aos seus filhos nomes de indivíduos vivos e, se um parente vivo próximo já tiver o nome de um parente falecido, eles não darão esse nome ao filho.14
. Dar o nome do pai falecido da criança:
Se o pai ou a mãe faleceram antes de o bebê receber o nome, muitos têm o costume de dar o nome deles ao bebê. 15 Uma ressalva é que o bebê não deve receber o nome de alguém que faleceu, mas ainda não foi enterrado. 16
. Nomeando os justos:
O Midrash nos diz para “dar ao filho o nome de uma pessoa justa, pois às vezes o nome influencia o comportamento e o destino da pessoa”. 17 Os místicos também explicam que as ações de uma pessoa justa afetam todos os que recebem o seu nome. Assim, muitos têm o costume de dar o nome de parentes falecidos íntegros e estudiosos justos da Torá.
Por outro lado, não dê ao seu filho o nome de alguém que foi ímpio, como diz o versículo 18, “O nome dos ímpios perecerá [e não será lembrado]”. 19 Além disso, visto que levar o nome de alguém pode afetar o seu caráter, tome cuidado para dar ao seu filho apenas o nome de pessoas boas e honestas. 20
. Nomeação baseada no calendário:
Algumas pessoas podem escolher nomes para seus filhos com base na leitura semanal da Torá. Por exemplo, se a criança nascer durante as semanas em que lemos a porção Shemot, ela pode nomear seu filho como Moshe, Aharon, Miriam, Yocheved, etc., refletindo o assunto da Parashá.
. Nomeando alguém que morreu jovem:
O costume não é dar a uma criança o nome de alguém que morreu tragicamente ainda jovem. 21 Se desejar fazer isso, considere alterar ligeiramente o nome ou incorporar um nome adicional como primeiro nome da criança. 22 Alternativamente, uma vez que a pessoa que faleceu jovem provavelmente recebeu o nome de uma pessoa anterior com esse nome, você pode chamar a criança com o mesmo nome, tendo em mente a pessoa anterior com esse nome (por exemplo, se o nome era Avraham, você pode ter em mente que você está nomeando em homenagem ao nosso Patriarca Avraham).23
Se, no entanto, a pessoa foi martirizada e morta enquanto santificava o nome deD’us, o que inclui vítimas do Holocausto ou de um ataque terrorista, então é um grande mérito dar à criança o nome em homenagem a esta pessoa.24
. Posso mudar meu nome? E se sim, devo?
Tecnicamente, você pode alterar ou adicionar algo ao seu nome. Mas como a sua energia vital está ligada ao seu nome, o Rebe apenas aconselhou fazê-lo nas circunstâncias mais atenuantes (por exemplo, se alguém estiver gravemente doente) e mesmo assim, apenas com a orientação de um rabino bem versado neste assunto.25
. E se for cometido um erro ao fornecer o nome?
Sim, isso está sujeito a ocorrer. Se você errou, consulte um rabino o mais rápido possível.
. Notas:
1. Shaar Haguilgulim, Hakdama 23.
2. Pirush Hatfilot (Rabino Yehuda Bar Yakar), Birchat Hamila; Veja também Nitei Gabriel, Hilchot Nidah, vol. 3, cap. 70, nota de rodapé. 1 e Ziv Hashemot, cap. 2, nota de rodapé. 3 para uma discussão sobre a origem do costume de esperar para nomear um menino até sua circuncisão.
3. Sefer Metamim Hachadosh, Marecht Yoledes 2; Ziv Hashemot 2:3.
4. Veja Ziv Hashemot, cap. 3, para uma discussão dos vários costumes.
5. Veja Likutei Sichot, vol. 14, pág. 250 folhas. 16.
6. Veja Ziv Hashemot, cap. 1:1-2.
7. Veja Likutei Sichot, vol. 7 pág. 308.
8. Veja Sefer Habrit, pág. 320.
9. Igrot Kodesh, vol. 13, pág. 146.
10. Igrot Kodesh, vol. 27, pág. 523.
11. Midrash, Breishit Rabá 37.
12. Veja Otzar Kibud Av Ve'm 240:93 citando Sdei Chedem Maarechet Chof, 104. Além disso, o entendimento simples da mitsvá de Yibum (casamentos leviratos) é que a criança carregará o nome do irmão falecido.
13. Veja Otzar Kibud Av. Vem 240:93.
14. Veja Sefer Chassidim 460.
15. Ziv Hashemot, 16:2.
16. Ziv Hashemot, 17:1.
17. Midrash Tanchuma, Haazinu 7.
18. Provérbios 10:7.
19. Veja Talmud Yoma 38a.
20. Midrash Tanchuma, Haazinu 7.
21. Inhame Shel Shlomo, Guitin 4:31.
22. Igrot Moshe, Yoreh De'ah, vol. 2:122.
23. Rabino Leibel Groner em nome do Rebe (de R'Raskin). Veja também Karyono De'igresa, vol. 2, nº 149.
24. Veja Shulchan Menachem, vol. 5, págs. 157-8.
25. Igrot Kodesh vol. 8 pág. 318.
. Fonte:
Yehuda Shurpin
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/6145100/jewish/O-Que-Voc-Precisa-Saber-ao-Dar-um-Nome-Judaico.htm
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