29 de dezembro de 2019

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO: O MAESTRO EM BUSCA DA ÚLTIMA MÚSICA


O maestro italiano Francesco Lotoro ao estudar o trabalho de compositores judeus mortos no holocausto, converteu-se ao Judaísmo

Para marcar os 75 anos da libertação dos campos de concentração, o KKL Brasil trouxe a São Paulo, em novembro último, o maestro e pianista italiano Francesco Lotoro. Criador de um projeto de resgate de músicas criadas nos campos nazistas, Lotoro regeu, no Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, o concerto “O Maestro - Em Busca da Última Música”, executado pela Orquestra Jazz Sinfônica.

IDAN RAICHEL E ZEHAVA BEN - CANÇÃO: אהבה כזו (UM AMOR ASSIM) - TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS: LEONARDO FERREIRA


Idan Raichel e Zehava Ben - Canção:  אהבה כזו (Um amor assim)


. Tradução para o português:

Um amor como esse não pode mais ser encontrado
Segredos guardados em meu coração por anos
Imagens entre silêncio e palavras
Um coração partido se transforma em canções
O silêncio se transforma em uma melodia

CANTORES AMIR DADON E SHULI RAND EM HEBRAICO


Cantores: Amir Dadon e Shuli Rand


. Letra no original (leia da direita para esquerda):

בין קודש לחול אני חי
עם האמת שמשתוללת בי 
עם אלף הרגלים
עם כל צלקת שעל פניי
אני יוצא שוב לפזר את המילים
בין המציאות לשיגעון הכול חוזר אליי
שם במקום ממנו באתי אין שלום
והמסע הזה כבד וקצת גדול עליי
אני צריך לגדול מזה ודי 
לגדול מזה ודי

28 de dezembro de 2019

OPINIÕES: PADRE, PASTOR E RABINO NUM BAR EM SÃO PAULO


בָּרוּךְ אַתָּה יְ‑יָ אֱ‑לֹהֵינוּ מֶלֶךְ הָעוֹלָם שֶׁהַכֹּל נִהְיָה בִּדְבָרוֹ

Baruch atah Adonai, Eloheinu melech haolam, shehakol nih'yeh bid'varo

Abençoado seja Você Deus; Senhor do Universo, cujas palavras criam tudo o que existe

27 de dezembro de 2019

INTIMIDADE NO JUDAÍSMO: SEXO ANTES DO CASAMENTO PODE?! RAV SANY RESPONDE





Esta é a 5ª edição da série "Rav Sany Responde", em comemoração aos 10 mil inscritos do canal! Neste vídeo, respondo mais algumas perguntas enviadas por vocês no Instagram. Se a sua pergunta ainda não foi respondida, acompanhe os próximos vídeos da série que vem mais por aí! E se você ainda não perguntou, fique ligado no meu Instagram para mandar sua pergunta na próxima leva!

OPINIÃO: JUDEUS PODEM RECEBER PRESENTES DE NATAL?! RAV SANY RESPONDE


Esta é a 9ª edição da série "Rav Sany Responde", especial de final de ano! Neste vídeo, respondo mais algumas perguntas curiosas enviadas por vocês no Instagram. Se a sua pergunta ainda não foi respondida, acompanhe os próximos vídeos da série que vem mais por aí! E se você ainda não perguntou, tá esperando o que? Fique ligado no Instagram para participar da próxima leva!

26 de dezembro de 2019

JUDEUS PODEM SE CASAR COM NÃO JUDEUS?! CASAMENTOS MISTOS - POR ELIEZER SHEMTOV


Um dos temas mais preocupantes e menos entendidos da vida judaica é aquele dos casamentos mistos

Devido à falta de informação subjetiva sobre o assunto, este se torna muito complexo sob um ponto de vista emocional. Por um lado, os pais sentem que quando seu filho se casa com alguém não-judeu, ele ou ela está rompendo a cadeia milenar de continuidade judaica e não querem deixar que isso aconteça. Por outro lado, eles se sentem pouco à vontade de se opor abertamente ao casamento misto por causa de suas conotações racistas.

21 de dezembro de 2019

COMO DETER A ESCALADA DO ANTISSEMITISMO? - POR DEBORAH E. LIPSTADT


Apesar de o antissemitismo de direita ser mais declaradamente violento, não falta antissemitismo na esquerda

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh (PA).

19 de dezembro de 2019

GENÉTICA & ANCESTRALIDADE JUDAICA - POR DAFNE DAIN GANDELMAN HOROVITZ


Como a Genética vem prevenindo doenças graves e de alta frequência em judeus e a importância da conscientização da comunidade

Nossos genes são a unidade fundamental da hereditariedade, formados por DNA, e determinam inúmeras funções no organismo. Nossas características físicas, traços de personalidade, facilidade para aprender línguas estrangeiras ou tocar um instrumento têm relação com a genética. Pressão alta e diabetes também são influenciadas pelos genes, mas não exclusivamente. Isso em genética é denominado de herança multifatorial.

17 de dezembro de 2019

DESCOBRINDO O ISRAEL (ישראל) BÍBLICO


Neot Kedumim, reserva ecológica que procura recriar o meio-ambiente da época bíblica

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel (ישראל) sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

GUIA DE CHANUCÁ (חֲנֻכָּה)


A festa de Chanucá (חֲנֻכָּה) inicia-se no dia 25 de Kislev à noite, e o acendimento das velas vai até 3 de Tevet à noite

Ano após ano, à época de Chanucá (חֲנֻכָּה), as luzes são acesas em todos os lares judaicos para celebrar os acontecimentos daqueles dias, com cânticos de louvor a D'us. assim, os caminhos de Israel são iluminados pela mensagem eterna: "a luz espiritual de Israel nunca será apagada".

14 de dezembro de 2019

EUA: TIROTEIO EM JERSEY CITY TEVE MOTIVAÇÃO ANTISSEMITA E DE ÓDIO À POLÍCIA


Os dois suspeitos, um homem e uma mulher, foram identificados como David Anderson e Francine Graham. Ambos morreram no tiroteio em um supermercado kosher de Jersey City

O tiroteio em Jersey City, na região metropolitana de Nova York, que deixou 6 mortos na terça-feira (10), “foi encorajado tanto pelo antissemitismo” quanto pelo ódio à polícia, disse nesta quinta (12) o procurador-geral de Nova Jersey, Gurbir Grewal.

“Acreditamos que os suspeitos tinham opiniões que refletiam o ódio ao povo judeu e o ódio aos policiais. As evidências apontam para um ato de ódio”, acrescentou Grewal em entrevista coletiva.

13 de dezembro de 2019

FABIANA JUSTUS DETALHA FESTEJOS DE FIM DE ANO DE SUA FAMÍLIA JUDIA


"Ía para a casa dos outros (no Natal) e ganhava prêmio de consolação", lembra Justus

Fabiana Justus vai passar o Natal fora com o marido e as filhas. Sem revelar o destino, a filha de Roberto Justus viaja no próximo dia 23 e só retorna no fim de janeiro de 2020. Judia, ela conta que nem sempre foi bem resolvida com a data, e que já chegou a passar a festa na casa de amigos, ver a troca de presentes e ganhar um "prêmio de consolação".

"Como eu sou judia, nunca tive festa de Natal e sempre era convidada para a casa das pessoas. Todo mundo ia na árvore, ganhava um presente, e eu ficava com um prêmio de consolação: 'olha, toma pra você'. Natal para mim era ir na casa dos outros, jantar gostoso e consolação", diz ela num vídeo publicado em seu canal no YouTube.

12 de dezembro de 2019

JUDAÍSMO: QUANDO JACOB SE TORNOU ISRAEL (ישראל)


Escultura de Jacob lutando com o anjo em frente à Universidade de Scranton (PA) - USA

De todos os relatos da Torá, este é um dos mais envoltos em mistério. Conta-nos a história da luta entre um ser humano e um anjo e a da outorga de um novo nome a esse homem. A luta durou apenas uma noite; no entanto, seu resultado ecoa na história humana,com reverberações até os nossos dias.

OPINIÃO: POR QUE ESSAV ODEIA YAACOV? - POR YANKI TAUBER


O mal existe porque é muito mais poderoso que o bem. Existe um amante no mundo que ame com a intensidade que algum “odiador” odeie?

Em Bereshit 33:4, a Torá nos fala sobre um beijo: depois de 34 anos que Yaacov tinha fugido da ira do irmão, e nos quais Essav nunca deixara de tramar para matá-lo, Essav tem uma boa chance. Vendo que Yaacov se aproxima, Essav corre para ele, abraça-o e lhe dá um beijo.

7 de dezembro de 2019

VOCÊ SABIA QUE MUITOS BRASILEIROS SÃO DESCENDENTES DE JUDEUS?


Em 1499, já quase "não havia" mais judeus em Portugal, pois estes agora tinham uma outra denominação: eram os cristãos-novos

Um povo para ser destacado dentre as nações precisa conhecer sua identidade, buscando profundamente suas raízes. Os povos formadores do tronco racial do Brasil são perfeitamente conhecidos, como: o índio, o negro e o branco, destacando o elemento português, nosso colonizador. Mas, quem foram estes brancos portugueses? Pôr que eles vieram colonizar o Brasil ? Viriam eles atraídos só pelas riquezas e Maravilhas da terra Pau-Brasil ? A grande verdade é que muitos historiadores do Brasil colonial ocultaram uma casta étnica que havia em Portugal denominada por cristãos-novos, ou seja, os Judeus! Pôr que? (responder esta pergunta poderia ser objeto de um outro artigo).

OPINIÃO: “NOSSA ELITE É MAIS GRINGA QUE PARECE” - PELO BLOGGER PAULO ROGÉRIO


Um dos primeiros questionamentos apresentados pelo estudo é sobre o que é ser judeu. A identidade judaica deveria ser definida pela religião, pela etnia ou pela cultura?

Existem informações que de tão óbvias tornam-se desconhecidas. O sucesso da imigração no Brasil é uma delas. Tomemos, por exemplo, os judeus. Vindos basicamente entre os anos de 1926 a 1942, oriundos de duas ramificações diferentes: os Sefarditas, da península ibérica e os Askenazis que fugiam das ditaduras do leste europeu e do nacional-socialismo de Hitler. Os judeus chegaram ao Brasil, por coincidência, em um ambiente favorável à diversidade religiosa (desde que não fosse africana) e, sobretudo, numa época onde se buscava embranquecer o país. Como se enquadravam no padrão estético requerido, sobretudo os Azkenazis (caucasianos convertidos a fé judaica) se adaptaram e formaram uma das mais prósperas “comunidades étnicas” no seio da sociedade brasileira.

6 de dezembro de 2019

HOLOCAUSTO (שואה): A HISTÓRIA DE IRENA SENDLER


Irena nasceu em 15 de fevereiro de 1910, em Otwock, cidade próxima a Varsóvia, Polônia, filha única do casal Krzyzanowski

Mesmo quando dormia, irena não conseguia esquecer. Em sonhos, ela se via tirando uma criança, que chorava desesperadamente, dos braços da mãe que lhe perguntava: 'jura que meu filho se salvará?' Responsável por salvar 2.500 crianças do gueto de Varsóvia, irena jamais esqueceu aqueles terríveis momentos em que era obrigada a separar os filhos de seus pais. Irena Sendler faleceu no dia 12 de maio último, aos 98 anos. Jamais se considerou uma heroína. Pelo contrário. Quando alguém mencionava sua coragem, respondia: "Continuo com a consciência pesada de ter feito tão pouco"...

4 de dezembro de 2019

RECEITAS TÍPICAS DA COZINHA JUDAICA


Quando os romanos expulsaram os judeus da Palestina, no século I d.C., estes últimos se dispersaram por muitos lugares do mundo, e tiveram que se adaptar às diferentes formas de vida da diáspora

A culinária judaica é uma das mais saborosas e variadas que existem. Originalmente, essa cozinha enfatizava os sete elementos bíblicos citados no Deuteronômio: a cevada, o trigo, a azeitona, o figo, a romã, a tâmara e as ervas. E, alguns milênios atrás, as comidas eram rústicas, elaboradas pelas mãos de camponesas judias, que foram transmitindo as receitas para suas filhas, como uma das formas de manter a identidade.

3 de dezembro de 2019

O "CASO DREYFUS" E EDGARD DEGAS


O caso Dreyfus ocorre em uma França derrotada na guerra franco-prussiana (1870-71), que deixou em seu rasto uma forte crise econômica, tensões sociais e confrontos políticos

No final do século 19, a França ficou convulsionada pelo “Affaire Dreyfus”. Um oficial judeu do Estado Maior, Alfred Dreyfus, havia sido condenado por alta traição. O “Affaire” dilacera a opinião pública, dividida entre os dreyfusards, que defendiam sua inocência, e os antidreyfusards, que acreditavam em sua culpa. intelectuais, escritores e artistas franceses também se posicionaram. E um dos mais ferrenhos antidreyfusards foi Edgar Degas.

1 de dezembro de 2019

CABALÁ (קבלה): SEMPRE HÁ JEITO


Não podemos esperar a Luz nos chamar e nos ajudar. Nós erramos, nós mesmos temos que corrigir

O lado negativo tenta nos convencer de que para certas coisas que fizemos não há volta. É mentira. Sempre dá para voltar, como nos mostra a seguinte história: Quatro sábios espirituais, Rabi Akiva, Ben Zoma, Ben Azai e Elisha ben Avuya (Acher), entraram no PARDES, o jardim metafísico. Queriam corrigir os planos espirituais e trazer a Era Messiânica.

CABALÁ (קבלה): DOR É UM PONTO - SOFRIMENTO UMA LINHA


Dor é bom. Sofrimento, todavia, é ruim. Vou explicar:

A menor unidade geométrica é um ponto. Uma sequência de pontos forma uma linha. A dor é como um ponto. É uma mensagem, uma campainha que toca para nos avisar que há algo de errado conosco.

CABALÁ (קבלה): ANTES DE SAIR CONDENANDO....


Um casal se mudou, e na primeira manhã na casa nova a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: 

- Que lençóis sujos. Ela precisa aprender a lavar roupa!

30 de novembro de 2019

O MILAGRE DO HANUKKAH חנוכה) 2019): DE 22 A 30 DE DEZEMBRO


Hanukkah: Foi quando os gregos entraram na cidade de Jerusalém e profanaram o templo local dedicado a D'us

Conheça o Hanukkah, celebração judaica que acontece em dezembro. Judeus comemoram, durante o Hanukkah o milagre que aconteceu logo após a retomada do Templo de Jerusalém. Uma festa particularmente apreciada pelas crianças, com muita alegria e presentes. Essa é uma das definições do Hanukkah, festa judaica que significa inaugurar, acontece em dezembro e dura 8 dias.

28 de novembro de 2019

CABALÁ: OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAR ESCURIDÃO EM LUZ


Quando você vê o negativo como bom, transformou escuridão em Luz

O Zohar ensina que a pessoa que está realmente conectada com a Luz do Criador é aquela que transforma escuridão em Luz e amargo em doce. Na prática, como transformar escuridão em Luz? Uma maneira de fazer isto é no meio de uma situação negativa conseguir ver o bem e ficar feliz. Quando você vê o negativo como bom, transformou escuridão em Luz. Em vez de ver a perda, veja o ganho por trás, veja a oportunidade de crescimento e transformação que é o verdadeiro objetivo da vida.

26 de novembro de 2019

NOSSA HISTÓRIA: OS 500 ANOS DO GUETO DE VENEZA


Os judeus de Veneza lá viveram durante quase 300 anos, até 1797, quando os muros foram derrubados por Napoleão

Há 500 anos, no dia 29 de março de 1516, a Sereníssima República de Veneza determinou que os judeus eram obrigados a viver numa área delimitada, que passou a se chamar “Ghetto”.  Os judeus de Veneza lá viveram durante quase 300 anos, até 1797, quando os muros foram derrubados por Napoleão. A longa e rica história dos judeus de Veneza foi lembrada no decorrer do ano de 2016 com uma série de eventos organizados pela comunidade judaica veneziana e a prefeitura da cidade.

24 de novembro de 2019

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


O Lago Kineret é o único lago de água doce em Israel. Localiza-se na Galiléia Oriental e tem o formato de uma harpa. A palavra hebraica para harpa é kinor; daí o nome do lago. Algumas fontes laicas se referem ao lago como o “Mar da Galileia”

A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu.

22 de novembro de 2019

RADICADO NO BRASIL, RABINO HENRY SOBEL MORRE NOS EUA AOS 75 ANOS


Henry Sobel era rabino emérito da Congregação Israelita Paulista (CIP) e, de acordo com nota enviada pela família, se destacou como uma "voz firme em defesa dos direitos humanos no Brasil"

O rabino Henry Sobel morreu nesta sexta-feira (22), aos 75 anos, em Miami (FL), nos Estados Unidos, onde vivia. O religioso foi vítima de complicações associadas a um câncer. O sepultamento será no Woodbridge Memorial Gardens, em New Jersey, no domingo (24).

ESTUDO REVELA QUE MAIS ISRAELENSES SE IDENTIFICAM COM O JUDAÍSMO CONSERVADOR E REFORMISTA


Entre 12% a 13% dos israelenses se veem como parte de correntes religiosas liberais, mostra a pesquisa do JPPI, embora poucos sejam membros ativos de sinagogas

O estudo revelou um aumento significativo no apoio ao Judaísmo Conservador (Masorti) e Reformista em Israel, bem como um número crescente de pessoas que se identificam como judeus conservadores e reformistas. O estudo do Jewish People Policy Institute mostrou que entre 12% a 13% dos israelenses judeus (cerca de 800 mil pessoas) se identificam como membros das correntes mais liberais do Judaísmo, um número que ficou em torno de 7% apenas 5 anos atrás.

21 de novembro de 2019

CONTO: POR QUE NINGUÉM ME DEIXARÁ CONVERTER AO JUDAÍSMO? POR LISA ROY (TRADUÇÃO: LEONARDO FERREIRA)


Descobri o judaísmo depois de escolher a Teologia Católica como 2ª graduação na faculdade em minha busca interminável por uma religião

Eu me apaixonei pelo Judaísmo da mesma maneira que outras garotas se apaixonam por garotos maus: intenso, rápido e pedindo pouco em troca. Estou interessada em Deus desde que me lembro, o que é uma obsessão não compartilhada por minha família. Um dos meus avós retornou às suas raízes muçulmanas no final da vida, meus outros membros da família são - graças ao crescimento na Alemanha Oriental sob o socialismo - continuamente ateus.

ESTUDO: 1 ENTRE 4 ALEMÃES EXPRESSA IDEIAS ANTISSEMITAS


O levantamento, que ouviu 1.300 pessoas, apontou que 27% dos entrevistados concordaram com uma série de argumentos antissemitas ou estereótipos sobre os judeus

Pesquisa aponta que 27% da população alemã concorda com estereótipos antissemitas, como o de que "os judeus detêm muito poder sobre a economia". Mais de 40% dizem que "os judeus falam demais sobre o Holocausto". O levantamento ainda apontou a presença de sentimentos antissemitas entre os mais ricos e mais educados na Alemanha.

20 de novembro de 2019

JUDAÍSMO - INTERDEPENDÊNCIA: UNIÃO ENTRE DUAS MEIAS ALMAS


O amor se constrói com o tempo. O certo é o amor aumentar com o passar do tempo, e não diminuir

A Luz do Criador é a fonte de tudo que existe, é a fonte de todo prazer e de toda alegria. O propósito da vida é obter uma unificação com a Luz do Criador. Nunca podemos nos esquecer de que o objetivo da vida é nos aproximarmos de Deus.

15 de novembro de 2019

AGRADEÇA A D'US (יהוה) PELA LUA!


Não estamos louvando a lua, mas seu Criador (יהוה), ou seja, pela Sua obra maravilhosa que chamamos Astronomia

. A santificação mensal da lua:

Abençoar a lua nova na época adequada é como saudar a Divina Presença, diz o Talmud. Uma vez por mês, quando a luz suave e delicada da luz aumenta no céu, recitamos uma bênção especial chamada Kidush Levaná (קידוש לבנה, Santificação da lua, em hebraico).

14 de novembro de 2019

O QUE É TESHUVÁ (תשובה)?!


Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo

Teshuvá significa arrepender-se de alguma coisa errada que você fez e decidir não fazê-la novamente, ou seja, arrependimento/retorno. Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo. Também tem o sentido de se arrepender dos pecados de maneira profunda e sincera. Aquele que passa pelo processo de teshuvá com sucesso é chamado de Baal Teshuva.

12 de novembro de 2019

UM PAÍS LAICO: O ESTADO NÃO PODE SER RELIGIOSO?!


Pedro Cardoso acredita que "o Estado não pode ser religioso" e conversa com pessoas que pensam diferente da sua afirmação. Qual é a sua opinião? O Estado deve ser laico?


. Tradição judaico-cristã:

Tradição judaico-cristã ou somente judaico-cristianismo é um termo genérico usado para caracterizar o conjunto de crenças em comum do judaísmo e o cristianismo, bem como a herança das tradições judaicas herdadas pelos cristãos. Este termo é apropriado para caracterizar, como principal fonte doutrinária das crenças judaicas e cristãs, o conjunto de livros composto pelo Velho Testamento e o Novo Testamento.

10 de novembro de 2019

CURIOSIDADE: OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO


A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento do hebraico e aramaico

Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/home.html

7 de novembro de 2019

AULA: INTRODUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE HEBRAICO


O hebraico renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, adotando alguns elementos dos idiomas árabe, ladino (língua dos Judeus sefarditas), iídiche (língua dos Judeus oriundos da Europa), e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica

5 de novembro de 2019

NOSSA HISTÓRIA: OS JUDEUS E A MEDICINA (אָסוּתָא)


O Hospital Israelita Albert Einstein na capital paulista, no bairro de Higienópolis, é referência nacional

Há algum tempo, no final de uma consulta, recomendei à minha paciente que procurasse um determinado especialista para acompanhá-la junto comigo. A paciente, uma senhora já idosa, católica, ostentando um grande crucifixo no pescoço, me pediu: “Doutor, o senhor se incomodaria de me recomendar um outro especialista, mas um que fosse judeu?

O QUE É BIKUR CHOLIM ( ביקור חולים)?


Há voluntários judeus que visitam pessoas doentes, que precisam de ajuda e companhia, mesmo quando não as conhecem

Bikur Cholim (ביקור חולים), a mitzvá de visitar os doentes, é um dos mais importantes mandamentos da Torá. O Talmud revela que uma pessoa que visita um doente o ajuda a se recuperar.

2 de novembro de 2019

QUEM FOI SETH (ֵשֵׁת)?!


De acordo com Gênesis 4:25, Seth (שֵׁת) nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência, em substituição a Abel, morto por Caim

Seth (130-1042 a partir da criação) (hebraico: שֵׁת, hebraico moderno, Šet, Tiberiano Šēṯ; em árabe: شيث Shith or Shiyth; "concedido; colocado; nomeado"), também grafado Sete ou Set em português, é, segundo a Bíblia, o terceiro filho de Adão e Eva e irmão de Caim e Abel, sendo o único, entre os demais filhos, a ser citado pelo nome. Pela tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas. De acordo com Gênesis 4:25, Seth (שֵׁת) nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência, em substituição a Abel, morto por Caim.

O JARDIM DO ÉDEN (גן עדן) JÁ EXISTIU?!


Existem milhares de estudiosos bíblicos e teorias sobre a localização do lugar, mas claramente nenhum deles tem uma prova concreta

No relato judaico-cristão, O Jardim do Éden (גן עדן) é onde ocorreu os eventos narrados no Livro do Gênesis. Na narrativa é contada a história de como Deus cria Adão e Eva e as vivência do casal no jardim. Muito se fala sobre esse lugar, de onde Adão e Eva foram expulsos por Deus. Mas, se esse jardim realmente existiu, onde ele estava localizado?

31 de outubro de 2019

CABALÁ (קַבָּלָה): A VERDADE SOBRE A EXISTÊNCIA


Somos almas, somos faíscas divinas que descemos no mundo físico para fazer uma correção. Chegamos aqui e simplesmente nos esquecemos disto

O Zohar ensina que antes de a alma nascer ela aprende toda a verdade sobre a existência. Fica sabendo as recompensas que vem como resultado das boas ações e dos castigos que sofrem os que cometem más ações. Antes de descer ao mundo, a alma vê os espíritos bondosos em sua glória no paraíso, e vê também os perversos gritando de dor em seu sofrimento. A alma que vai nascer tem total clareza de que realmente existe justiça no mundo e que há de fato uma lei de causa e efeito em ação. Acontece que depois que a pessoa nasce ela normalmente se esquece de tudo que aprendeu. Passa a viver uma vida voltada somente para o eu, porque não se lembra mais de tudo que sabia no mundo superior, antes de nascer. Este esquecimento faz a pessoa basear a vida num falso sistema de crenças e por causa disso ela sofre desnecessariamente.

29 de outubro de 2019

CASHRUT: POR QUE OS JUDEUS NÃO COMEM (ESPECIFICAMENTE) CAMARÃO, LAGOSTA, OSTRAS, CARANGUEJOS (CRUSTÁCEOS) OU PEIXES DE PELE?!


Tratam-se de animais que, geralmente, habitam (rastejam) o solo dos oceanos, ocasionalmente, comem dejetos e restos  de outros animais mortos, portanto, atuam como os "faxineiros" dos mares (Blogger: Leonardo Ferreira)

Através da história do Povo Judeu, o cumprimento das leis da Cashrut tem sido um atributo inconfundível da identidade judaica. Quando um judeu volta ao Judaísmo – quando inicia sua jornada espiritual e abraça a Torá – o mandamento que ele mais provavelmente adota é a obediência às leis alimentares judaicas. Talvez, mais do que qualquer outra mitzvá da Torá,  as leis da Cashrut enfatizam que o Judaísmo é muito mais do  que uma “religião”, no sentido convencional.

. Observação do Blogger (Leonardo): 

Tratam-se de animais que, geralmente, habitam (rastejam) o solo dos oceanos, ocasionalmente, comem dejetos e restos  de outros animais mortos, portanto, atuam como os "faxineiros" dos mares.

27 de outubro de 2019

JUDAÍSMO: O SIGNIFICADO DO YOM KIPUR


Esclarecendo a natureza de Yom Kipur, o Rambam escreve: "É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel

Após o pecado do bezerro de ouro, Moshê (Moisés) rezou e, no dia 10 do mês hebraico de Tishrei, D'us concedeu pleno perdão ao povo judeu. Yom Kipur é o Dia da Expiação, sobre o qual declara a Torá: "No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante D'us serás purificado de todos teus pecados."

26 de outubro de 2019

CABALÁ (קַבָּלָה): MENTIR PARA SI MESMO


Muitas vezes, mentimos para nós mesmos e acabamos nos convencendo de nossa própria mentira

Há muitos anos atrás um homem chamado David era funcionário de um milionário que morava numa enorme mansão. David não era lá muito inteligente e tinha uma queda forte pela bebida. Um dia o patrão viajou e os outros funcionários se uniram para pregar uma peça em David. Primeiro fizeram com que bebesse uma garrafa inteira de vodka. Quando caiu no sono, colocaram David para dormir na cama do patrão.

25 de outubro de 2019

CABALÁ (קַבָּלָה): EU TAMBÉM SOU PARTE DISSO


Cada ação, palavra e pensamento nosso soma para algum lado da balança universal, seja para o lado positivo e iluminado, seja para o lado negativo e de escuridão

Um dos insights mais importantes que obtemos quando nos dedicamos a um entendimento holístico da vida é que tudo está interligado. Uma rede invisível interconecta toda a realidade. Parece que cada aspecto é independente do todo, mas na verdade tudo é um.

CABALÁ (קַבָּלָה): ACIMA DA NATUREZA - O QUE SÃO MILAGRES?!


Milagres formam uma realidade acima dos 5 sentidos, acima do "natural", acima do possível. Milagre é quando o impossível se torna possível

Ir acima da natureza significa ter a consciência de que não há diferença entre natureza e milagres. Em nossa consciência atual enxergamos duas realidades distintas. A uma delas chamamos de natureza. À outra chamamos de milagres. Consideramos natureza e milagres duas realidades separadas.

CABALÁ ( קַבָּלָה): AMOR DE DOIS IRMÃOS


Vemos caos porque nossa própria visão está coberta pelas cascas que encobrem nosso coração. Essas cascas são criadas pelo nosso egoísmo

Dois irmãos eram proprietários de terrenos lado a lado. Um dia um tesouro valioso foi encontrado bem na fronteira entre seus terrenos. Os irmãos começaram a discutir a localização exata do tesouro encontrado, e cada um tentava provar que o tesouro estava no território pertencente ao outro. Os dois estavam convencidos de que a fortuna tinha que pertencer ao outro. Não discutiam exigindo a posse do tesouro. Pelo contrário, cada um argumentava que o tesouro pertencia ao irmão. Quando o Criador viu que cada um deles queria dar a fortuna ao irmão, disse: "é neste lugar que o Templo deve ser construído".

23 de outubro de 2019

CEMITÉRIO (בית קברות) ISRAELITA DE VILA ROSALI (RJ)


Na década de 1960, o cemitério ganhou um anexo, em terreno situado bem próximo ao cemitério antigo

O Cemitério Israelita de Vila Rosali é uma das principais necrópoles destinadas ao sepultamento de membros da comunidade judaica do Rio de Janeiro. Foi fundado em outubro de 1920, quando a Chevra Kadisha, entidade que cuida dos funerais judaicos, adquiriu um terreno junto à linha férrea, no atual município de São Joao de Meriti.

20 de outubro de 2019

AMIR DADON: אמיר דדון ושולי רנד - בין קודש לחול


Amir Dadon: אמיר דדון ושולי רנד - בין קודש לחול

19 de outubro de 2019

JUDAÍSMO (יהוה): O NOME DO ETERNO (BARUCH HA'SHEM = ABENÇOADO SEJA O NOME) EM HEBRAICO


Tetragrama Sagrado [em Letras Hebraicas י (yod) ה (heh) ו (vav) ה (heh)], em hebraico lido da direita para a esquerda, em transliteração latina como YHWH

YHWH é o Tetragrama (em grego clássico: τετραγράμματον; transl.: Tetragrammaton, "consistindo de quatro letras") usado primariamente para representar o Nome Sagrado (Teônimo hebraico) de Deus יהוה, conforme a escrita hebraica original, com quatro letras consoantes (alfabeto hebraico são só 22 consoantes), Nome do Deus de Israel (Bíblia Hebraica). Embora YHWH seja a transliteração direta preferível e mais comum do Tetragrama Sagrado, as formas YHVH, JHWH e JHVH [as duas últimas, com substituição de Y por J) costumam ser também usadas.

16 de outubro de 2019

O ARTISTA PLÁSTICO JUDEU: GYULA ZILZER - AQUELE QUE "PREVIU" O HOLOCAUSTO (POR REUVEN FAINGOLD)


Gyula Zilzer nasceu em Budapeste, em 1898. Filho de artistas talentosos, já na sua juventude demonstrara forte interesse por pintura

Em 2002, a Biblioteca Nacional de Israel, em Jerusalém, recebeu valioso material iconográfico do acervo que pertenceu ao artista Gyula Zilzer, incluindo documentos pessoais, fotografias, correspondência, obras literárias, desenhos e litografias. A seguir, um retrato do perfil deste artista judeu húngaro, que, de certa forma, previu a catástrofe que iria se abater sobre os judeus da Europa.

13 de outubro de 2019

FOCO DE DISCÓRDIA: BRASIL ABRIRÁ ESCRITÓRIO EM JERUSALEM ATÉ DEZEMBRO


Dezembro de 2018: Jair Bolsonaro cumprimenta Benjamin Netanyahu e sua mulher em visita do premiê ao Rio de Janeiro (RJ)

Foco de discórdia e de crise diplomática com o Oriente Médio, o governo brasileiro informou que vai abrir o escritório de negócios em Jerusalém, em Israel, até dezembro deste ano. Se possível, a intenção é que o escritório da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) seja inaugurado em novembro.

JUDAÍSMO: O QUE É O EMPODERAMENTO FEMININO?


Existem diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e instituição que se dedicam ao empoderamento feminino, visando principalmente a igualdade de gêneros

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. Também conhecido como “empoderamento das mulheres”, esta ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

11 de outubro de 2019

O DIABO EXISTE?! LÚCIFER, SATANÁS: A ORIGEM DO MAL PELA VISÃO JUDAICA


É tratado como a representação do mal, em sua forma original de um anjo querubim, responsável pela guarda celestial,[3] que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar-lhe o trono

Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl diábolos, "caluniador", ou "acusador"[1]), chamado no Rio Grande do Sul de Sanguanel,[2] é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição cristã. É tratado como a representação do mal, em sua forma original de um anjo querubim, responsável pela guarda celestial,[3] que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar-lhe o trono.[4] Com seu parecer ainda desconhecido, muitas são as tentativas de reproduzi-lo. O mais popular o levaria a ter uma cor vermelha, com feições humanas, mas com chifres, rabo pontiagudo e um tridente na mão, para remeter a um cetro.

8 de outubro de 2019

O IDIOMA HEBRAICO (עברית): ORIGEM, EXTINÇÃO COMO LÍNGUA DIÁRIA/MATERNA E RENASCIMENTO


O hebraico (עברית) clássico, uma das línguas mais antigas do mundo, pode ser considerado como abrangendo também os idiomas falados pelos fenícios e cananeus


O hebraico (עברית) renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, adotando alguns elementos dos idiomas árabe, ladino (língua dos Judeus sefarditas), iídiche (língua dos Judeus oriundos da Europa), e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel (Medinat Israel), do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial).

4 de outubro de 2019

LIÇÕES PARA OS 7 DIAS DE SUCOT (סוכות‎ ou סֻכּוֹת) - A FESTA DOS TABERNÁCULOS


As Sucot (plural de Sucá) – cabanas frágeis e temporárias – fazem-nos recordar nossa total dependência do Todo Poderoso

A festa de Sucot se inicia no 15o dia do mês judaico de Tishrei – cinco dias após Yom Kipur. Durante os sete dias dessa festa, habitamos em uma cabana chamada Sucá (daí o nome da festa), onde fazemos nossas refeições e executamos as demais atividades – como estudar a Torá e desfrutar da companhia da família e amigos–, algo que normalmente faríamos em casa. Durante a semana de Sucot, a Sucá passa a ser nosso lar – havendo, mesmo, quem tenha o costume de nela dormir.

2 de outubro de 2019

10 ENSINAMENTOS PARA OS DEZ DIAS DE TESHUVÁ (תשובה)


Os Yamim HaNorayim (“Dias Temíveis”) são, pois, uma época de profunda introspecção

Os Dez Dias de Teshuvá (תשובה), também conhecidos como os Yamim HaNorayim (“Dias Temíveis”), iniciam-se em Rosh Hashaná – o Ano Novo Judaico – e terminam no final de Yom Kipur. O Talmud ensina que esses dez dias constituem um período de julgamento Divino. Os Yamim HaNorayim são, pois, uma época de profunda introspecção que deve ser dedicada a orações, exame de consciência e tomada de boas resoluções.

YOM KIPPUR (יום כיפור) - O DIA MAIS SAGRADO DO JUDAÍSMO


Yom Kipur (יום כיפור) é o Shabat dos Shabatot e, portanto, todo trabalho profano deve cessar e todas as leis do Shabat devem ser respeitadas

O Yom Kipur (יום כיפור), o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual confessamos nossos pecados e oramos por um ano bom e doce.

25 de setembro de 2019

A CHINA ENCONTROU, ISRAEL ENCONTROU... E O BRASIL, AINDA NÃO


A região que contempla Shenzhen (detalhe), Hong Kong e Guangzhou é conhecida como a Área da Baía Maior (Greater Bay Area), comparada ao Vale do Silício, berço de grandes inovações tecnológicas

Chineses e israelenses inovaram porque encontraram suas necessidades mais fundamentais e precisavam resolvê-las. Fazemos bem em observar esses casos, em vez de ficarmos só sonhando com o Vale do Silício.

23 de setembro de 2019

DESCOBERTA LOCALIZAÇÃO MAIS PRECISA DO REINO BÍBLICO DE EDOM


Território existiu no deserto de Arava, em território dos atuais Israel e Jordânia, entre os séculos 12 e 11 antes da Era Comum

Pesquisadores israelenses e americanos anunciaram em artigo publicado em 18 de setembro na revista “PLOS One” ter descoberto a localização de um reino citado no livro inicial da Bíblia. Segundo eles, o reino mencionado no versículo 31 do capítulo 36 do Gênesis, do início do século 10 a.C. – “(…) os reis que reinaram em Edom antes que qualquer rei israelita reinasse” – existiu no deserto de Arava, em território dos atuais Israel e Jordânia, entre os séculos 12 e 11 antes da Era Comum (A.C).

22 de setembro de 2019

GUIA ESPIRITUAL PARA OS 10 DIAS DE TESHUVÁ


O fato de tantas festividades, incluindo os dias temíveis de Rosh Hashaná e Yom Kipur, serem celebradas em Tishrei confirma o enorme poder espiritual e potencial desse mês

O mês judaico de Tishrei é o mais importante do ano. É repleto de dias sagrados judaicos. Os primeiros dois dias do mês são Rosh Hashaná; o 10º, Yom Kipur. No dia 15, começamos a celebrar a festa de Sucot, de 7 dias, seguida por Shemini Atzeret e Simchat Torá.