Com estas palavras, recitadas antes de comer
ou beber qualquer tipo de alimento, expressamos a gratidão ao Criador pelas
múltiplas bênçãos que Ele nos concede para o sustento. Essas bênçãos são o
reconhecimento de que a Terra e sua plenitude pertencem a D-us. Depois de
admitir este fato, podemos então desfrutar a generosidade e a riqueza da Terra.
Essas bênçãos não são meras verbalizações, mas parte essencial do serviço
espiritual. Pronunciar uma bênção, uma habilidade essencialmente humana, é um
momento oportuno de meditar na grandeza de D-us como Provedor e Criador. Este
momento de consciência espiritual, representado pela recitação de uma bênção,
transforma a atividade corriqueira de comer em um ato sagrado. A meta do judeu
é imbuir todas as atividades mundanas com a intenção de servir a D-us.
NOS ALIMENTAMOS PARA MANTER A VIDA; UM PRESENTE DE DEUS:
Comemos
para manter a saúde e para conseguir forças para cumprir as Mitsvot e viver uma
vida de Torà. Os ensinamentos chassidicos explicam que todos os alimentos contêm
uma centelha Divina de santidade. Quando fazemos uma bênção antes da refeição e
comemos com a intenção de servir a D-us, realmente elevamos a substância física
do alimento à santidade. Esta centelha Divina, inerente ao alimento, se
reunifica com sua fonte Divina. Seis diferentes Berachot (bênçãos) correspondem
às diversas categorias de alimento. Elas pertencem ao tipo de bênção chamada
Bircat Hanebenin (bênção de prazer e satisfação) exigida antes de desfrutarmos
o prazer físico das criações de D-us. As crianças, a partir do momento em que
têm idade suficiente para falar, também aprendem a recitar as bênçãos sobre os
alimentos. Desta maneira, nutrimos nelas um sentimento de apreciação da
generosidade de D-us. Depois de comermos, devemos também lembrar D-us como a
fonte suprema do nosso sustento, conforme ordena a Torá: ”Comerás, te
satisfarás e abençoarás o Eterno, teu D-us, pela boa Terra que Ele te deu”
(Devarim 8:10).
Este mandamento foi outorgado aos judeus antes de entrarem na Terra de Israel, depois de peregrinar pelo deserto, onde D-us os sustentou com o miraculoso maná. Mesmo em tempos de grande prosperidade, quando podemos estar tentados a nos enganar, acreditando que a riqueza resulta apenas dos próprios esforços, somos lembrados a reconhecer a mercê de D-us.
Antes de compartilhar qualquer alimento, é
dita a Berachá Rishoná (bênção preliminar). Há seis diferentes bênçãos, cada
qual começando com as mesmas palavras:
"Baruch Ata, A-donai, E-lo-hê-nu Melech Haolam..."
(Bendito és Tu, o Eterno, nosso D-us, Rei do Universo...") e concluindo com as palavras relacionadas ao tipo de alimento que vai ser ingerido.
Segue-se uma transliteração de cada bênção em hebraico, com exemplos dos alimentos que a requerem:
"Baruch Ata, A-donai, E-lo-hê-nu Melech Haolam..."
(Bendito és Tu, o Eterno, nosso D-us, Rei do Universo...") e concluindo com as palavras relacionadas ao tipo de alimento que vai ser ingerido.
Segue-se uma transliteração de cada bênção em hebraico, com exemplos dos alimentos que a requerem:
1) - BARUCH ATÁ, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU
MELECH HAOLAM, HAMOTSI LECHÊM MIN HAARÊTS. (Bendito és Tu, ó
Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que extrai pão da terra.)
Exemplos: pão, beiguels, Chalá, Matsá, pita e
pães feitos de um dos seguintes cinco grãos: trigo, cevada, centeio, aveia ou
espelta. Nota: muitos dos alimentos acima, especialmente Beiguels, pitas e pães
doces, podem requerer uma bênção de Mezonot, dependendo dos ingredientes.
2) - BARUCH ATÁ, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU
MELECH HAOLAM, BORÊ MINE MEZONOT. (Bendito és Tu, ó Senhor nosso D-us
Rei do Universo que cria varias espécieis de sustentos)
Exemplos: bolos, cereais, biscoitos,
bolinhos, roscas e massas se feitos de um ou mais dos cinco grãos listados na
primeira bênção.
3) - BARUCH ATA, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU
MELECH HAOLAM, BORÊ PERI HAGÁFEN.
(Bendito és Tu, ó Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha.)
(Bendito és Tu, ó Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha.)
Exemplos: vinho e suco de uva.
4) - BARUCH ATÁ, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU
MELECH HAOLAM, BORÊ PERI HAÊTS.
(Bendito és Tu, ó Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da árvore.)
(Bendito és Tu, ó Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da árvore.)
Exemplos: Todas as frutas de árvores
permanentes, tais como maçãs, laranjas, pêssegos, etc., mesmo se essas frutas
forem secas; também uvas, uva-passas e todas as nozes, com exceção de amendoim.
5) - BARUCH ATÁ, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU
MELECH HAOLAM, BORÊ PERI HAADAMÁ. (Bendito és Tu, ó Senhor nosso
D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da terra.)
Exemplos: Todos os leguminosos que crescem na
terra, incluindo amendoim e algumas frutas, tais como banana, melão e abacaxi.
6) - BARUCH ATA, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU
MELECH HAOLAM, SHEHACÔL NIHYÁ BIDVARÔ. (Bendito és Tu, ó Senhor
nosso D-us, Rei do Universo, que tudo vem a existir por Seu verbo.)
Exemplos: doces, laticínios, ovos, peixe,
líquidos, carne, cogumelos e tudo o que não estiver incluído nas cinco bênçãos
anteriores. Nota: as bênçãos acima se aplicam a alimentos em sua forma básica;
entretanto, elas podem variar quando esta forma for modificada através de
processamento ou quando os alimentos são combinados.
. Algumas leis básicas:
As regras das bênçãos sobre os alimentos são
intrincadas, requerendo estudo cuidadoso. Seguem-se algumas das regras mais
básicas. Somando-se ao conhecimento das bênçãos corretas a serem ditas sobre os
diversos alimentos, muitas outras leis se aplicam.
a) Uma bênção é feita mesmo que se coma uma
pequena quantidade.
b) Antes de iniciar a bênção, deve-se saber
qual a bênção apropriada.
c) Os alimentos sobre os quais é dita a
bênção devem ser segurados na mão direita (se a pessoa for destra e na esquerda
para a canhota) no momento da bênção.
d) Não é permitido conversar, desde o momento
em que se inicia a bênção até engolir o primeiro bocado.
e) Como o nome de D-us é mencionado em cada
bênção e não nos é permitido pronunciar o nome de D-us em vão, jamais devemos
recitar uma bênção desnecessariamente.
Entretanto quando ensinamos as bênçãos a uma
criança, podemos pronunciar o nome de D-us, se necessário.
Deve se dizer Amên imediatamente depois de
ouvir uma bênção sendo concluída por outra pessoa (Não se deve dizer Amên
depois da própria benção.)
"Shehecheyánu" uma bênção periódica:
"BARUCH ATA, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU MELECH
HAOLAM, SHEHECHEYANU VEKIYEMÁNU VEHIGUIÁNU LAZMAN HAZÊ”. (Bendito es Tu, ó Senhor nosso D-us; Rei do
Universo, que nos deu vida e nos manteve e nos permitiu alcançar esta época.)
Esta bênção é dita pela primeira vez, em cada
ano, em que se come uma fruta que seja própria da estação, que cresça apenas em
uma determinada época do ano. O Shehecheyánu deve ser recitado, de preferência
antes da bênção normal do fruto, embora alguns tenham o costume de dizê-lo
depois. Shehecheyánu só deverá ser pronunciado se o fruto estiver maduro.
Exemplos de frutos sazonais sobre os quais pode-se dizer esta bênção: kiwi,
figos ou tâmaras frescos, romãs, cerejas, tangerinas, melões, morangos, etc.
Nota: esta bênção também é pronunciada na primeira vez em que uma Mitsvá é
realizada a cada ano, como no acendimento das velas de Chanucá, na leitura da
MeguIiá em Purim e ao segurar o Lulav e o Etrog em Sucot.
. AO
COMER UMA REFEIÇÃO COM PÃO:
A bênção Hamotsi, feita no início de uma
refeição, é abrangente e dispensa as bênçãos adicionais sobre os outros
alimentos consumidos naquela refeição (vide abaixo as exceções). Abluir as
mãos: antes de comer pão, é necessário lavar ritualmente as mãos. Ao abluir as
mãos desta maneira, deve-se assegurar de que as mãos estejam limpas e livres de
anéis ou qualquer outra coisa que possa interferir entre os dedos e a água
corrente. É preferível usar uma caneca de duas alças, embora qualquer caneca
grande possa ser usada. A água é derramada primeiro sobre a mão direita, duas
ou três vezes, dependendo do costume e depois sobre a mão esquerda, o mesmo
número de vezes. (O canhoto deve dar preferência à mão esquerda.) Esfrega-se
então as mãos uma na outra e recita-se a seguinte bênção ao secá-las:
“BARUCH ATA, A-DO-NAI, E-LOHÊ-NU MELECH
HAOLAM, ASHER KIDESHÁNU BEMITSVOTAV, VETSIYÁNU AL NETILAT YADÁYIM“. (Bendito és Tu, ó Senhor nosso D-us,
Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre a lavagem
das mãos.)
Depois de secas as mãos, a bêncão Hamotsi
deve ser pronunciada sobre o pão. Não é permitido conversar ou cuidar de outras
atividades entre a lavagem ritual das mãos e o pronunciamento das bênçãos.
Outras bênçãos durante a refeição: depois de pronunciada a bênção de Hamotsi,
não é necessário pronunciar bênçãos sobre outros alimentos durante a refeição,
com as seguintes exceções: É feita uma bênção sobre o vinho, a não ser que a
refeição tenha sido precedida de um Kidush, quando a bênção sobre o vinho já
foi recitada. É requerida uma bênção sobre a maioria das sobremesas. Em caso de
dúvida, deve-se primeiro pronunciar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças após a
Refeição) e depois comer a sobremesa, dizendo as bênçãos apropriadas antes e
depois dela. Depois de concluir uma refeição onde pelo menos 28 gramas de pão
foi consumido, recitamos o Bircat Hamazon (Bênção de Graças.)
. AO COMER ALIMENTOS DIVERSOS SEM PÃO:
Ao comer um lanche ou uma refeição sem pão,
deve-se conhecer a maneira adequada de pronunciar as bênçãos sobre cada
alimento individual. Ao comer vários alimentos diferentes de uma mesma
categoria, apenas uma bênção é recitada. Por exemplo, ao comer maçãs, laranjas
e pêssegos, é pronunciada apenas uma vez a bênção ...Borê Peri Haêts. A bênção
é feita sobre o item preferido, com a intenção de incluir todos os alimentos
daquela categoria. Quando a pessoa não tem preferência (de uma fruta sobre
outra) deve ingerir primeiro aquela das cinco espécies de frutas com as quais a
Terra de Israel foi enaltecida, na seguinte ordem: azeitona, tâmara, uva, figo
e romã. * Ao comer diversos alimentos de categorias diferentes, bênçãos
separadas são pronunciadas sobre cada tipo de alimento. Por exemplo, Mezonot
sobre biscoitos, Haadamá sobre salada de repolho, Shehacol sobre ovos.
. ORDEM DAS BÊNÇÃOS:
Ao comer alimentos que requerem bênçãos diferentes, a prioridade das bênçãos é seguinte:
1) Mezonot;
2) Hagáfen;
3) Haêts;
4) Haadamá;
5) Shehacôl.
Por exemplo, Mezonot sobre biscoitos e então Haêts sobre uvas; Haadamá sobre pepino e então Shehacôl sobre leite. As duas execeções são:
Ao comer alimentos que requerem bênçãos diferentes, a prioridade das bênçãos é seguinte:
1) Mezonot;
2) Hagáfen;
3) Haêts;
4) Haadamá;
5) Shehacôl.
Por exemplo, Mezonot sobre biscoitos e então Haêts sobre uvas; Haadamá sobre pepino e então Shehacôl sobre leite. As duas execeções são:
a) Em Shabat Yom Tov, o Kidush sobre o vinho
precede a bênção sobre o pão ou o bolo (sendo que estes últimos devem estar
cobertos, já que o vinho está recebendo um tratamento preferencial);
b) Ao comer alimentos que requerem a bênção
de Haêts e Haadamá, tais como maçã e banana, diz-se primeiro a bênção sobre o
alimento preferido. Quando a pessoa bebe vinho, pronunciando a bênção
precedente de Hagáfen, bênçãos adicionais, antes e depois de outros líquidos ou
bebidas, não são necessárias.
. BÊNÇÃOS SOBRE ALIMENTOS COMBINADOS:
Quando um prato contém diferentes tipos de alimentos misturados, pertencentes a diferentes categorias de bênçãos, o seguinte critério se aplica:
Quando um prato contém diferentes tipos de alimentos misturados, pertencentes a diferentes categorias de bênçãos, o seguinte critério se aplica:
Se um dos alimentos é claramente o principal,
então, mesmo que muitos outros tipos estejam combinados, é feita a bênção
apenas sobre o alimento principal. Por exemplo: numa salada de atum misturada
com pedaços de verduras, a bênção é pronunciada sobre o atum, que é o alimento
principal.
Se os diferentes alimentos são igualmente
importantes, a bênção é pronunciada sobre um entre a maioria.
Quando os alimentos são feitos de grãos que
exigem a bênção Mezonot, estes são considerados o alimento principal, mesmo se
estiver em minoria. A bênção Mezonot é pronunciada sobre o prato inteiro e inclui
todos os outros ingredientes. Exemplos: torta de frutas; macarrão e queijo.
Se o ingrediente Mezonot estiver presente
apenas para ligação, espessamento ou para adicionar cor, a bênção é determinada
pelos outros ingredientes. Por exemplo, farinha adicionada para engrossar a
sopa não exige a bênção Mezonot.
. QUANDO O ALIMENTO ESTÁ EM FORMA MODIFICADA:
A maior parte dos sucos e alimentos
totalmente peneirados ou moídos requer a bênção Shehacol. Entretanto, se o
alimento ainda mantém a aparência de sua forma original, recita se as bênçãos
que pronunciaríamos sobre o alimento em sua forma primitiva, como por exemplo,
Haêts sobre compota de maçã.
Em caso de dúvida quanto à bênção apropriada,
as seguintes opções se aplicam:
Abluir as mãos, pronunciar AL Netilat Yadayim
e, em seguida, Hamotsi sobre um pedaço de pão. O alimento em questão poderá
então ser comido durante o curso da refeição. Se o alimento sobre o qual há
dúvida for uma fruta, deve ser comido simultaneamente com o pão.
Em caso de dúvida quanto a qual entre duas
bênçãos deve ser pronunciada sobre um alimento em particular, pode-se comer
primeiro um bocado de dois alimentos diferentes (sendo cada um da categoria da
qual se está em dúvida), pronunciando sobre cada um a bênção apropriada, tendo
também em mente o alimento sobre o qual há a dúvida. Então, aquele alimento
poderá ser comido.
Se foi pronunciada a bênção Shehacôl sobre
qualquer alimento em lugar de sua bênção mais especifica, o alimento fica
isento de outras bênçãos. Entretanto, esta alternativa pode ser usada somente
se houver opiniões diversas entre as autoridades haláchicas quanto à benção
adequada para aquele alimento. Deve-se fazer um esforço para conhecer a bênção
correta.
. BÊNÇÃOS POSTERIORES AO ALIMENTO:
Depois de comer pelo menos um Kezayit de
alimento (aproximadamente 30g) ou beber uma Reviit de líquido (aproximadamente
90 ml), uma Berachá Acharoná (bênção posterior) é pronunciada. As bênçãos
posteriores devem ser ditas o mais cedo possível, após o término da refeição.
Há três tipos de bênção posteriores. Os textos podem ser encontrados em
qualquer Sidur (livro de orações.) Para dizer a bênção posterior, a quantidade
mínima de alimento (descrita acima) deve ser ingerida durante aproximadamente
seis minutos. Se levar mais tempo, como quando tomando lentamente uma bebida
quente, pode não ser permitido recitar a bênção posterior. Consulte um rabino
ortodoxo quanto às leis relevantes.
. REZA: BORÊ NEFASHÔT:
Esta breve bênção é dita depois de comer uma
variedade de alimentos.
· É pronunciada depois de comer um ou mais
alimentos pertencentes às categorias de Haêts (frutas), Haadamá (verduras) e
Shehacôl.
· Quando mais de um alimento que requer Borê
Nefashôt é comido em uma única refeição, a bênção posterior e pronunciada
apenas uma vez. Por exemplo: carne e verduras, batatas fritas e leite, café e
ovos.
. BERACHÁ MEÊN SHALÔSH:
Esta bênção se constitui num curto parágrafo,
cuja formulação varia ligeiramente de acordo com as seguintes três categorias:
· “AI Hamichyá” - depois de alimentos feitos
de qualquer um dos seguintes cinco grãos: trigo, cevada, centeio, aveia ou
espelta.
· "Al Hagáfen" - depois de vinho ou
suco de uva.
· "Al Haêts"- depois de uma ou mais
das cinco frutas com as quais a Terra de Israel foi enaltecida (uvas, figos,
romãs, azeitonas ou tâmaras). Quando mais de um desses alimentos é digerido, a
bênção posterior é pronunciada apenas uma vez, incorporando as variações
apropriadas na formulação, conforme impressas no livro de orações. Em Shabat,
Yom Tov ou Rosh Chodesh, uma frase referente ao dia santo é adicionada. Se um
alimento ou alimentos, requerendo a bênção posterior de Borê Nefashôt, é comido
juntamente com aqueles da Berachá Meên Shalôsh, então a Berachá Meên Shalosh é
pronunciada antes de Borê Nefashôt As duas exceções para esta lei são:
a) Depois de beber vinho e outros líquidos,
pronuncia-se somente a bênção posterior do vinho e Borê Nefashôt não precisa
ser dita para os outros líquidos.
b) Depois de comer uma ou mais entre as cinco
frutas (pelas quais a Terra de Israel foi enaltecida) juntamente com outras
frutas, pronuncia-se apenas a bênção posterior sobre as frutas de Israel.
Berachá Meên Shalôsh deve ser pronunciada enquanto a pessoa estiver sentada,
imediatamente após ter comido e no mesmo lugar onde comeu.
Bircat Hamazôn (Bênção de Graças após a Refeição):
Esta bênção especial é pronunciada após
concluir uma refeição em que um Kezayit (no mínimo 28g) de pão foi comido. Ela
contém diversos parágrafos originalmente instituidos por alguns dos nossos
grandes líderes na História, agradecendo a D-us por nos dar o alimento. Nenhuma
outra bênção posterior precisa ser pronunciada quando se recita o Bircat Hamazôn.
· Bircat Hamazôn deve ser recitado no mesmo
lugar onde a pessoa comeu enquanto ainda estiver sentada, a não ser que no
momento de dizer Hamotsi ela pretendia completar a refeição em outro lugar.
· Antes de pronunciar o Bircat Hamazôn, os
homens devem lavar as pontas dos dedos e os labios ligeiramente. A água usada
para isto é chamada de Mayim Acharonim (água final). Isto pode ser feito na
pia, mas freqüentemente é feito à mesa, usando um prato especial. A água deve
ser removida da mesa antes de iniciar o Bircat Hamazon.
· Quando três ou mais homens com idade
superior ao Bar Mitsvá pronunciam o Bircat Hamazon juntos, um curto parágrafo
introdutório é recitado. Isto conhecido como
Zimun.
· Em Shabat, Yom Tov, Chanucá, Purim e Rosh
Chodesh, há suplementos especiais que devem ser encaixados em Bircat Hamazôn.
(Vide o texto no Sidur ou no "Manual de Bênçãos" disponível aos
interessados no Beit Chabad.)
Fonte: www.montesinai0.tripod.com