Lentamente, a vida judaica regressa ao país. Um processo doloroso, que esbarra numa cultura de memória falha e nas atuais políticas do governo conservador. No meio do bairro que proprietários descrevem como "Cidade Velha de Varsóvia" em seus anúncios no Airbnb, o pequeno pedaço da muralha parece perdido. Chegando mais perto, é possível ler os dizeres "Ghetto Wall 1943" (Muro do Gueto, 1943).
O jornalista Leonardo Ferreira, natural do Rio de Janeiro (RJ), é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Gestão Comercial & Marketing Digital, pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar & Social, além de membro do Templo Beth-El of Jersey City (www.betheljc.org). O templo foi fundado no estado de New Jersey (EUA), em 1864.
20 de junho de 2022
HISTÓRIA: O QUE SOBROU DO JUDAÍSMO NA POLÔNIA?!
Categorias:
Judaísmo,
Judeus na Diáspora,
Nossa História
CEMITÉRIO JUDAICO CENTENÁRIO VIRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO AMAZONAS
A primeira matzeivá (lápide) de uma sepultura judaica é da senhora Donna Cohen, falecida em 29 de abril de 1886. Em seguida, do judeu ISAAC S. BENJO, falecido em 26 de janeiro de 1887, que seria um grande comerciante judeu que ajudou muito a comunidade e conterrâneos.
Categorias:
Judaísmo,
Judeus na Diáspora,
Judeus no Brasil,
Judeus no Norte,
Nossa História
Assinar:
Postagens (Atom)