O jornalista Leonardo Ferreira, natural do Rio de Janeiro (RJ), é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Gestão Comercial & Marketing Digital, pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar & Social, além de membro do Templo Beth-El of Jersey City (www.betheljc.org). O templo foi fundado no estado de New Jersey (EUA), em 1864.
19 de setembro de 2009
ISRAEL: PROPAGANDA CONTRA ASSIMILAÇÃO CAUSA ULTRAJE NA DIÁSPORA JUDAICA
JERUSALÉM (Reuters) - Uma campanha publicitária contra a assimilação judaica, co-patrocinada pelo governo de Israel, foi suspensa após ultrajar judeus no exterior,disse um oficial, colocando as relações, as vezes preocupantes, entre os residentes na pátria judaica e o judaísmo mundial.
A campanha no idioma hebraico foi lançada pela Masa, uma ação conjunta da quase-governamental Agência Judaica e o Governo israelense. Incluiu anúncios de jornais e na televisão mostrando panfletos de pessoas desaparecidas estampadas sob o título "PERDIDAS".
Judeus no exterior consideraram a campanha um ataque contra o casamento misto - o fenômeno comum de judeus se casarem com não-judeus.
As estatísticas mostram que os Estados Unidos abrigam a maior comunidade judaica fora de Israel - cerca de metade dos casamentos de judeus durante os últimos 25 anos têm sido mistos.
Um anúncio de TV convida os espectadores, jovens judeus que vivem no estrangeiro, para entrar em contato com a Masa, alertando que eles corriam o "perigo" de se casarem com não-judeus. "Juntos, vamos fortalecer seus laços com Israel, por isso, não vamos perdê-los", entoava uma voz.
Os líderes religiosos, blogueiros e escritores editoriais criticaram a campanha como uma afronta aos filhos de casamentos mistos, e os funcionários da Agência Judaica, disseram que centenas de pessoas contataram a organização para denunciá-la.
Algumas imagens evocavam o Holocausto, exibindo uma linha férrea a caminho de um campo de concentração.
J.J. Goldberg, diretor editorial do semanário judeu-americano The Forward, considerou: "Uma das campanhas publicitárias retrógradas mais espetaculares na história judaica moderna".
Ninguém, diz Goldberg, vai conquistar os corações dos jovens judeus de ascendência mista "com anúncios publicitários que insinuam que o casamento dos seus pais foi uma forma de genocídio".
Assimilação, ou enfraquecimento gradual da identidade judaica com imersão na cultura ocidental, é um dos temas mais explosivos no mundo judaico. Um terço dos judeus do mundo foram mortos no Holocausto, e alguns judeus temem que casamentos mistos e assimilação moderna ameaçam a sobrevivência da comunidade.
O presidente da Agência judaica Natan Sharansky emitiu uma declaração dizendo que ele ordenou que os anúncios ofensivos fossem suspensos.
"Não há dúvida de que o fortalecimento dos vínculos entre judaísmo da Diáspora e o Estado de Israel auxiliam na luta contra a assimilação", disse Sharansky.
"Ao mesmo tempo, temos de evitar ofender os judeus da Diáspora e encontrar uma linguagem comum entre eles e os cidadãos de Israel", acrescentou.
Muitos dos críticos da campanha notaram que nem todos os judeus que se casam fora de sua fé abandonam a religião.
O Blogger Ed Case disse no site: Interfaithfamily.com que "os líderes de Israel simplesmente não compreendem que muitas pessoas de fés diferentes se casaram e que seus filhos adultos estão ativamente envolvidos na vida judaica".
A Rabina Laura Baum, uma das fundadoras da ourjewishcommunity.org, escreveu em seu blog que "uma campanha publicitária como a da Masa somente quer empurrar as pessoas para fora do Judaísmo".
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