27 de julho de 2024

CORRENTES PRINCIPAIS DO JUDAÍSMO MODERNO: REFORMA, CONSERVADORISMO (MASORTI) E ORTODOXIA


A principal diferença entre as três correntes está na adaptação ou não da tradição ritualística e teológica judaica às mudanças do mundo moderno


As três correntes atuais do judaísmo: Ortodoxa, Reformista e conservadora (Masorti) surgiram no século XIX, como consequência do impacto das mudanças da modernidade sobre a religião.

O SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO JUDAÍSMO REFORMISTA


Os judeus Reformistas acreditam que a mudança religiosa é legítima e que o Judaísmo mudou ao longo dos séculos à medida que a sociedade mudou. Reunião da WUPJ em 1970 na Inglaterra


. História e Visão Geral:

O Judaísmo Reformista foi a primeira das interpretações modernas do Judaísmo a emergir em resposta às mudanças nas condições políticas e culturais provocadas pela emancipação.

O Movimento da Reforma foi uma resposta histórica ousada aos eventos dramáticos dos séculos XVII-XIX na Europa. A crescente centralização política do final do século XVIII e início do século XIX prejudicou a estrutura social que perpetua a vida judaica tradicional. Ao mesmo tempo, as ideias do Iluminismo começaram a influenciar não só um pequeno grupo de intelectuais, mas também círculos mais amplos. As mudanças políticas, econômicas e sociais resultantes foram profundas. Do ponto de vista religioso, muitos judeus sentiram uma tensão entre a tradição judaica e a forma como eles agora estavam liderando suas vidas.

25 de julho de 2024

ORIGEM DA VIDA NA TERRA: O QUE É "LUCA"?!


O momento da criação de Adão, do artista renascentista Michelangelo 

Todas as espécies que povoam o planeta atualmente têm o mesmo ancestral comum, o qual a Ciência continua buscando evidências. E se pudéssemos fazer a árvore genealógica de toda a vida na Terra? Imagine que essa árvore seja grande o suficiente para que consigamos identificar o momento em que todas as espécies que hoje habitam o planeta, animais, plantas, bactérias, se originaram. Essa viagem de retrospectiva teria quase 4 bilhões de anos.

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Você sabia?

1. “Abracadabra” vem do hebraico e significa: “criarei ao falar“ (Evra Kedabra)?

2. Muito antes de Colombo (que talvez era judeu), o Talmud de Jerusalém (tratado de Avodá Zará) já declarava que “o mundo é redondo”? 

Leia mais....

EX-GALÃ DA SÉRIE "MALHAÇÃO" CASA-SE EM CERIMÔNIA JUDAICA EM SÃO PAULO


O ator Ronny Kriwat, de 37 anos, se casou com Tati Cukierkorn, de 32 anos, em uma cerimônia judaica na capital paulista


O ator Ronny Kriwat, de 37 anos, se casou com Tati Cukierkorn, de 32 anos, em uma cerimônia judaica em São Paulo (SP). Os dois ficaram noivos em outubro do ano passado. O artista, conhecido por ser o intérprete do galã Theo, de "Malhação", é judeu.

ADOLESCENTE ENCONTRA ANEL DE 1.800 ANOS DURANTE CAMINHADA EM PARQUE COM O PAI EM ISRAEL


Preciosidade histórica romana, achada em Israel, tem a imagem da deusa Minerva gravada nela

Yair Whiteson, um menino de 13 anos, que caminhava com seu pai perto de uma pedreira israelense, perto do Parque do Monte Carmelo, desenterrou um anel gravado com a imagem de Minerva, a deusa romana da sabedoria e da batalha, informou na semana passada a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ESTRUTURA DE 3.000 ANOS EM ISRAEL QUE CORROBORA TEXTOS BÍBLICOS


Pesquisadores descobriram ruínas de um antigo fosso construído há mais de 3.000 anos na Cidade de Davi

Arqueólogos descobriram uma estrutura “monumental” em Jerusalém mencionada em dois livros da Bíblia. Os pesquisadores descobriram ruínas de um antigo fosso construído há mais de 3.000 anos na Cidade de Davi, considerada uma das cidades mais antigas da história. Durante 150 anos, os investigadores trabalharam para provar que a cidade estava dividida em duas, conforme descrito na Bíblia, e agora descobriram o fosso que separava a região residencial do sul da cidade alta, no norte.

FRAGMENTO DE TECIDO DE QUASE 4 MIL ANOS TINGIDO COM "ESCARLATE BÍBLICO" É ENCONTRADO EM ISRAEL

 

Um pedaço de 2cm de tecido escarlate de quase 4 mil anos foi descoberto em uma caverna no Deserto da Judeia (Foto: Divulgação/Sukenik et al)


Escarlate é uma das cores de maior prestígio do mundo antigo. O tom estava muito associado à divindade e, assim, segundo a Bíblia, era amplamente utilizado para tingir os tecidos dos templos de adoração e das vestimentas do sacerdócio. Apesar desses registros escritos, porém, especialistas nunca haviam encontrado amostras têxteis que comprovassem a prática, isso é, até agora.