Durante a Reconquista da Península Ibérica pelos reis católicos (Fernando de Aragão e Isabela de Castela), uma outra importante influência cultural, originada no Oriente Médio, estava presente em Al-Andalus (Nome dado à península em árabe na época - Ano 711): OS JUDEUS.
Beneficiando-se de uma relativa tolerância étnica e religiosa, devido à lei islâmica, em comparação com países cristãos, que formam um importante grupo étnico, com as suas próprias tradições, ritos, e música e, provavelmente, reforçou o elemento básico da cultura e da forma musical de Al -Andalus (Península Ibérica). Alguns como o flamenco "palos Peteneras" e "saetas" são atribuídos à uma direta origem judaica.
O jornalista Leonardo Ferreira, natural do Rio de Janeiro (RJ), é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Gestão Comercial & Marketing Digital, pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar & Social, além de membro do Templo Beth-El of Jersey City (www.betheljc.org). O templo foi fundado no estado de New Jersey (EUA), em 1864.
28 de março de 2009
CULTURA DA ANDALUSIA (AL-ANDALUS) - INFLUÊNCIA JUDAICA NA PENÍNSULA IBÉRICA
Categorias:
Curiosidades,
Judaísmo,
Judeu-Espanhol,
Ladino,
Nossa História,
Vídeos modernos
Assinar:
Postagens (Atom)