Em sua forma extrema, esse preconceito atribui aos judeus posição privilegiada dentre os demais povos e civilizações , ou os coloca em posição de inferioridade negando-lhes o direito de pertençer à nação na qual residem
Antissemitismo é o preconceito/hostilidade contra os judeus. Frequentemente sua manifestação se dá pelo ódio à etnia, cultura e/ou religião judaicas. Em sua forma extrema, esse preconceito atribui aos judeus posição privilegiada dentre os demais povos e civilizações , ou os coloca em posição de inferioridade negando-lhes o direito de pertençer à nação na qual residem.
A pessoa que pratica antissemitismo é chamada de antissemita
A pessoa que pratica antissemitismo é chamada de antissemita. O antissemitismo pode se manifestar de diversas formas, partindo de expressões isoladas de ódio e discriminação contra um judeu, até ataques violentos organizados por turbas ou mesmo por um determinado Estado, polícia ou forças armadas em relação a comunidades judaicas inteiras. Exemplos extremos de perseguições são: a Primeira Cruzada de 1096, a expulsão da Inglaterra, em 1290, a Inquisição Espanhola, a expulsão da Espanha, em 1492, a expulsão de Portugal, em 1497, os diversos pogroms, o Caso Dreyfus, na França, e, talvez o mais lembrado, o Holocausto na Alemanha nazista de Adolf Hitler.
O Holocausto na Alemanha nazista de Adolf Hitler
Enquanto a etimologia do termo pode sugerir que o antissemitismo é dirigido contra todos os povos de origem semita, a palavra antissemita foi cunhada no século XIX na Alemanha com a finalidade de fornecer maior precisão científica ao termo Judenhass (ódio aos judeus) , até então mais utilizado. Desde então, a palavra antissemitismo passou a abranger o preconceito voltado contra os judeus, especificamente.
Fontes:
http://www.feipr.org.br/antissemitismo.aspx e Wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário