Aramaico (אֲרָמִית) é um grupo quase que totalmente extinto de dialetos semíticos originários do hebraico, com o qual se assemelham muito. Sua semelhança estende-se ao alfabeto escrito, que parece um tipo de hebraico e também se escreve da direita para a esquerda
Aramaico: O que é, período de expansão, aramaico na atualidade, regiões por onde se expandiu, língua semítica
. O que é?
O Aramaico (אֲרָמִית) é uma antiga língua semítica, cujo nome deriva do povo arameu. Difundida da Síria até a Mesopotâmia ocidental, tornou-se a língua principal da região quando os caldeus que falavam o aramaico fundaram o Império Neobabilônico.
Durante o exílio babilônico (“cativeiro da Babilônia”, em 598 a.C.), o povo hebreu aprendeu o aramaico, que superou o hebraico no uso comum e também na redação dos textos sagrados
. Regiões e auge do aramaico (אֲרָמִית):
Antes da Era Cristã, o aramaico se difundiu por quase todos os territórios do Mediterrâneo até as montanhas da Armênia e do Curdistão.
. Relação entre o aramaico e os hebreus:
Durante o exílio babilônico (“cativeiro da Babilônia”, em 598 a.C.), o povo hebreu aprendeu o aramaico, que superou o hebraico no uso comum e também na redação dos textos sagrados. O auge do aramaico entre os hebreus ocorreu entre os séculos II e VI d.C. Após este período, voltou a prevalecer a língua hebraica.
. Crise do aramaico:
A expansão islâmica (séculos VII e VIII) substituiu por quase toda parte o aramaico pelo árabe. Atualmente, o aramaico é falado apenas em poucos e pequenos vilarejos na Síria.
. Você sabia?
O aramaico era a língua falada por Jesus Cristo.
. Qual a origem do aramaico (אֲרָמִית) e quem fala hoje em dia?
O Aramaico foi o primeiro idioma falado da sociedade na Era talmúdica, assim, o Talmud é escrito em Aramaico (אֲרָמִית)
. RESPOSTA:
Aramaico é um grupo quase que totalmente extinto de dialetos semíticos originários do hebraico, com o qual se assemelham muito. Sua semelhança estende-se ao alfabeto escrito, que parece um tipo de hebraico e também se escreve da direita para a esquerda. Em certo ponto do tempo, o aramaico era a língua falada na Mesopotâmia e em todo o Oriente Médio, funcionando na sociedade mais ou menos como o Inglês atualmente.
O Aramaico foi o primeiro idioma falado da sociedade na Era talmúdica, assim, o Talmud é escrito em Aramaico, embora transliterado para o alfabeto hebraico da direita para a esquerda.
O idioma pode realmente ser aprendido em instituições de estudo avançado, como Harvard ou a Universidade de Chicago, mas, antes que você possa estudar o Talmud no original Aramaico, precisará aprender hebraico.
Além do Talmud, há diversos outros livros judaicos escritos em Aramaico: grande parte do Livro de Daniel, bem como do Zohar, e outros livros da Cabalá.
Em épocas de perseguição, quando os judeus eram proibidos de ler, escrever, rezar ou conversar em hebraico, o Aramaico era usado como substituto. (Por este motivo, existem diversas preces feitas exclusivamente em Aramaico.) Assim, o Aramaico adquiriu um status semi-santificado; é considerado quase tão sagrado quanto o próprio Idioma Sagrado - o Hebraico.
O idioma pode realmente ser aprendido em instituições de estudo avançado, como Harvard ou a Universidade de Chicago, mas, antes que você possa estudar o Talmud no original Aramaico, precisará aprender hebraico
A palavra "Aramaico" vem do Aram bíblico, filho de Shem e neto de Nôach. Como não havia exatamente uma porção de pessoas vivas no mundo naquela época (foi logo depois do Dilúvio), nacionalidades inteiras brotaram a partir de indivíduos. Assim, Aram era o pai da antiga civilização dos Arameanos, que falavam - sim, isso mesmo - Aramaico. Contrário às alegações de algumas pessoas confusas, o Aramaico não tem relação com os Assírios. Aramaico é também um adjetivo descrevendo alguém ou algo relativo a Aram, ou ao território, habitantes, idioma ou literatura da Síria e Mesopotâmia; mais especificamente, o ramo nortista da família semítica de idiomas, incluindo Siríaco e Caldeu.
. Fontes:
https://www.suapesquisa.com/historia/aramaico.htm
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/aramaico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário