Obelisco Negro (detalhe): O Rei Jehu (יְהוּא), descendente de Omri, se prostrando para o Rei Salmaneser III da Asíria e entregando-lhe prata como presente
Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri. Era o comandante-chefe do exército quando Zimri assassinou o Rei Elá e se tornando rei (segundo algumas cronologias, em 885 a.C.). Isso aconteceu no 27.º ano de Asa, Rei de Judá.
Jehu (יְהוּא "YHVH é ele", hebraico: Yehu) foi o 10º rei de Israel, o filho de Josafá, e neto de Ninsi
. 3ª Dinastia de Israel:
Nada consta sobre os ancestrais de Omri, nem mesmo o nome de seu pai ou de sua tribo. Omri fundou a 3ª dinastia de Israel (precedida pelas de Jeroboão e de Baasa), seu filho Acabe e seus netos, Acazias e Jeorão, sucederam-no, os quatro juntos totalizando uns 46 anos (c. 951-905 AEC) no trono. Atalia, neta de Onri, governou 6 anos sobre o trono de Judá. (2Rs 8:26; 11:1-3; 2Cr 22:2) Jehú, que exterminara a casa de Acabe e estabelecera a dinastia seguinte de Israel, é chamado de “filho [isto é, sucessor] de Omri” no Obelisco Negro de Salmaneser III. (Ancient Near Eastern Texts [Textos Antigos do Oriente Próximo], editado por J. Pritchard, 1974, p. 281) De fato, os assírios continuaram a chamar Israel de “a terra de Omri” e os reis de Israel de “a casa de Omri” por muito tempo depois de os descendentes dele terem deixado de governar; um tributo ao poder dele.
. Tomada do poder à força:
Omri chegou ao trono, não por sucessão, mas pela espada. Ele tinha sido chefe do exército de Israel sob o Rei Elá (e, talvez, sob o seu predecessor, Baasa) quando Zinri, chefe da metade dos carros, derrubou Elá, assumiu o reinado e exterminou a casa e os amigos de Baasa. Assim que isto foi comunicado ao exército israelita, naquela ocasião acampado contra os filisteus em Gibetom, “todo o Israel” — evidentemente os cabeças tribais “no acampamento” — fez de Omri o seu rei. Retiraram-se imediatamente de Gibetom e tomaram de assalto a Tirza, capital de Zinri. Vendo perdida a sua causa, Zinri incendiou a casa do rei com ele mesmo dentro dela, pondo assim um fim trágico ao seu governo de 7 dias. — 1Rs 16:8-20.
. Governo exclusivo:
Mas, surgiu um novo rival de Omri — Tibni, filho de Ginate. O povo permaneceu dividido por uns 4 anos, tempo durante o qual presumivelmente grassou a guerra civil até que os apoiadores de Omri derrotaram os de Tibni, garantindo para Omri o governo indisputado. Zinri falecera no 27.° ano do Rei Asa, de Judá (c. 951 AEC). (1Rs 16:15-18) Por fim, no 31.° ano de Asa (c. 947 AEC), Tibni morreu de um modo não declarado, deixando para Omri cerca de 8 anos de governo exclusivo. — 1Rs 16:21-23, 29; veja CRONOLOGIA.
Durante o seu reinado, Omri sofreu vários reveses, tais como o de ter de entregar algumas cidades ao rei da Síria (1Rs 20:34) e de ser obrigado a pagar tributo à Assíria, sendo ele o primeiro rei israelita a fazer isso
. Submissão ao rei da Assíria:
Atribui-se “potência” ao Rei Omri. (1Rs 16:27) Segundo as linhas 4 a 8 da Pedra Moabita, Omri impôs sujeição a Moabe, domínio este a que Acabe deu prosseguimento. (2Rs 3:4) Em meados de seu reinado, Omri mudou sabiamente sua capital de Tirza, que com tanta facilidade capturara. Comprou o monte que pertencia a Semer, bem apropriado para ser fortificado, e construiu ali uma nova cidade, Samaria, capaz de suportar longos sítios. (1Rs 16:23, 24) As inscrições em cuneiforme também o chamam de fundador dela, e foi também o local de seu sepultamento. (1Rs 16:28) Durante o seu reinado, Omri sofreu vários reveses, tais como o de ter de entregar algumas cidades ao rei da Síria (1Rs 20:34) e de ser obrigado a pagar tributo à Assíria, sendo ele o primeiro rei israelita a fazer isso.
Jehu (יְהוּא "YHVH é ele", hebraico: Yehu) foi o décimo rei de Israel, o filho de Josafá, e neto de Ninsi. Aparece em um obelisco assírio em posição de sujeição perante a poderosa potência vizinha, evidenciando a submissão imposta a Israel. A bíblia não relata tal acontecimento, porém o fato é condizente com a passagem de 2 Reis 10:31-33, que relata o crescente domínio da Síria sobre Israel como um castigo divino em relação à prática idólatra de Jehu.
Jeú chegou ao trono após assassinar o anterior rei, de nome Jorão. Reinou durante 28 anos sucedendo-lhe o filho Joacaz.
. Continuação da Idolatria:
No campo religioso, Omri deu continuidade à tendência decadente do reino setentrional; prosseguiu com a idolatria de Jeroboão; de fato, ele “fazia o que era mau aos olhos de YHVH e veio a fazer pior do que todos os que o precederam”. (1Rs 16:25, 26) Uns 200 anos depois, por meio de Miqueias, YHVH condenou Israel por seguir “os estatutos de Omri”. — Miq 6:16.
. Fontes:
. Barker, Burdick, Stek, Wessel, Youngblood (Eds.). (1995). The New International Version Study Bible. (10th Ann ed). Grand Rapids, MI: Zondervan.
. Bright, John. (2000). A History of Israel. (4th ed.). Louisville, KY: Westminster John Knox Press.
. DeVaux, Roland. (1997). Ancient Israel. (John McHugh, Trans.) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
. Freedman, David Noel (Ed.). (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible. (pp. 597) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
. Wood, Millard, Packer, Wiseman, Marshall (Eds.). (1996). New Bible Dictionary (3rd ed.) (pp. 477). Downers Grove, IL: Intervarsity Press.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Omri
Nenhum comentário:
Postar um comentário