Assim, religare teria o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar”. Neste caso, o termo era utilizado como um ato de “voltar a unir” o humano com o que era considerado divino
Os etimologistas discutem bastante a respeito sobre a real origem etimológica da palavra “religião”. No entanto, muitos acreditam que tenha surgido a partir da junção do prefixo "re", que funciona como um intensificador da palavra que o sucede, neste caso ligare, que significa “unir” ou “atar”.
Assim, religare teria o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar”. Neste caso, o termo era utilizado como um ato de “voltar a unir” o humano com o que era considerado divino.
Ainda existe outra teoria que diz ser o verbo latino "relegere" a origem da palavra religião. Relegere significa “reler” ou “revisitar” e foi associado ao ato da constante releitura e interpretação dos textos bíblicos e sagrados para que os religiosos possam seguir os desejos das divindades que veneram da forma mais fiel possível.
De acordo com Cícero [religio] deriva de relegere “passar novamente por” (numa leitura ou pensamento), de re- “novamente” […] + legere “ler” […]. Contudo, a etimologia popular entre os antigos (Servius, Lactanius, Agostinho) e a interpretação de muitos autores modernos relacionam [religio] com religare “ligar, atar firmemente” […], por via da noção de “impor uma obrigação a”, ou “ligação, vínculo entre humanos e deuses”. Neste caso, o re- seria um intensificador. Outra origem possível é religiens “cuidadoso”, contrário de negligens.
Atualmente, o conceito de religião é definido como sendo um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
A palavra religião existe no dicionário da língua portuguesa aproximadamente desde o século XII.
. Fonte:
https://www.dicionarioetimologico.com.br/religiao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário