10 de maio de 2020

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


Dia 14 do mês hebraico de Iyar é Pessach Sheni – o Segundo Pessach. Nesta data, há o costume de se comer Matsá. (A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni).



Os Manuscritos do Mar Morto foram divididos em duas categorias: bíblicos e não-bíblicos. Fragmentos de todos os livros da Bíblia Hebraica foram encontrados, com exceção do livro de Esther. Entre os Manuscritos, foram encontradas 19 cópias do Livro de Isaías, 25 cópias do livro de Deuteronômio e 30 cópias do Livro de Salmos.

Quando os bebês começam a se alimentar com comidas sólidas o leite materno é considerado parve. Isto significa que lhes é permitido ingerir o leite materno após terem comido algum alimento à base de carne. Uma explicação é que o leite materno é considerado um alimento puro e sagrado, não sendo classificado na mesma categoria do leite animal.

Moisés, segundo a Torá, tinha um problema de fala e o Midrash explica o porquê. Um dia, o faraó estava conversando com a filha e Moisés, então com três anos, estava em seu colo. Moisés olhou para a coroa do faraó e, de repente, estendeu a mão e a pegou. O faraó se assustou. Por acaso já não havia sido feita a previsão de que um dia alguém próximo a ele venceria e dominaria o Egito em seu lugar? O faraó chamou os conselheiros pedindo-lhes que interpretassem o gesto de Moisés: seria uma simples brincadeira ou um presságio nefasto? Estes decidiram, então, testá-lo colocando carvões em brasa e ouro diante dele, dizendo: “Se o menino deseja o seu reinado, vai escolher o ouro e, neste caso, merece a morte”. Moisés, atraído pelo brilho, quis estender a mão para o ouro, mas um anjo empurrou-o com força. O menino caiu em cima da brasa, gritando de dor. No pânico do momento, levou à boca a sua mão, onde estava grudado um pedaço de carvão incandescente que lhe queimou a língua. Desde aquele dia, começou a gaguejar, falando com dificuldade.

Dia 10 de Iyar, é a data de falecimento de um dos nossos grandes Sábios – Rabi Isaac Alfasi. Conhecido pelo acrônimo “Rif”, o Rabi Alfasi foi um dos primeiros legisladores e comentaristas do Talmud. No ano de 1088, o Rif foi forçado a fugir de Fez, no Marrocos, e imigrou para a Espanha, onde se tornou rabino em Alusina (Lucena).

O autor judeu Sholom Aleichem escreveu estórias em Idishe – tristes e alegres – sobre o shtetl, o pequeno vilarejo onde viviam judeus. Ele descreveu o mundo judaico do shtetl – os conflitos, as alegrias e as tensões enfrentados pelos judeus no dia a dia. Uma das mais famosas estórias de Sholom Aleichem é sobre Tevye, o leiteiro, e suas filhas. Esta estória serviu como base do clássico “O Violinista no Telhado”.

Moisés foi o maior profeta de todos os tempos. Sua grandeza é reconhecida não apenas pelo judaísmo, mas por outras religiões também. Seus irmãos Aaron e Miriam são figuras bíblicas bastante conhecidas. Mas como se chamavam os pais deles? Amram, o pai, e Yocheved, a mãe.

Yom Haatzmaut é o Dia de Independência do Estado de Israel. No dia 5 de Iyar, Israel comemora 72 anos desde sua fundação.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

Nenhum comentário: