15 de maio de 2020

JUDAÍSMO NO BRASIL



Jacob Benzecry, Samuel Levy e Isaac Benchimol, em Belém, s/d. Foto: AHJB

A comunidade Judaica no Brasil é a segunda mais importante da América Latina, atrás da Argentina e à frente do México, com 120 mil judeus entre os 204 milhões de brasileiros, ou seja, 0,06% da população.

JUDAÍSMO NO RIO DE JANEIRO


Na Praça Onze, região desvalorizada da cidade, sinagogas, escolas, oficinas tipográficas, jornais, clubes, alfaiatarias e lojas marcaram a identidade judaica nas primeiras décadas do século 20

Embora não tenham constituído comunidades organizadas até o advento da República, milhares de cristãos-novos, oriundos da Península Ibérica, desembarcaram no Rio. A partir de 1810, ano em que o Império Português revogou sua expulsão de todos os territórios da coroa, os imigrantes reconhecidamente judeus passaram a chegar no Brasil. O principal fator de impulsão veio com a Constituição de 1824, que inaugurou a tolerância em relação a outras religiões além do catolicismo.

13 de maio de 2020

O FERIADO DE LAG BA'OMER


Lag Ba'Omer não é um Yom Tov (feriado), um dia de festa religiosa, mas é um dos mais alegres do ano

Lag Ba'Omer, o 33º dia da contagem do Omer, é um dos dias mais festivos no calendário judaico. É uma festa especialmente popular em Israel. O país se enche de fogueiras. Essa data é celebrada com excursões e outros eventos alegres e quase meio milhão de pessoas visitam o túmulo, em Meron, no norte de Israel, do grande Sábio e místico, o Rabi Shimon bar Yochai, cujo aniversário de falecimento é justamente nesse dia.

11 de maio de 2020

RECEITA PARA O ÚLTIMO DIA DE PÊSSACH


Mesmo quem toma cuidado para não molhar a matsá durante todos os dias da festa, como é o costume Chabad, faz questão de comê-la molhada no 8º  (último) dia de Pêssach

Embora todos os ingredientes das receitas sejam ‘Casher para Pêssach’, cada comunidade possui seus próprios costumes do que deve ou não usar em Pêssach. Observe também que qualquer alimento processado deve ter um certificado confiável de Cashrut para Pêssach.

O QUE É "NATO" E "INATO"?!!


A palavra nato provém do latim natus, particípio do verbo nascor, que quer dizer “nascer”. Já a palavra inato foi originada também a partir do latim innatus

Nato significa "nascer" ou "nascido", enquanto inato possui duas acepções: "não nascido" ou "nascido com", dependendo do contexto em que for utilizado. Ambas as palavras são adjetivos na língua portuguesa e apresentam significados bastante semelhantes, mas com algumas diferenças sutis na semântica.

O QUE É CARISMA (כריזמה)?!


Um indivíduo carismático é aquele dotado de carisma, que possui um conjunto de qualidades que o caracterizam como um sujeito notável, admirável ou fascinante, aos olhos de outros indivíduos

Carisma é uma habilidade inata de alguns seres humanos de conseguir encantar, persuadir, fascinar ou seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir. Etimologicamente, o termo “carisma” se originou a partir do grego khárisma (χάρισμα), כריזמה em hebraico, que significa “graça” ou “favor”.

10 de maio de 2020

POR QUE COISAS RUINS ACONTECEM À PESSOAS BOAS?! POR ARON MOSS


. Pergunta:

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Por que este mundo é tão injusto? Por favor, não me responda "Não podemos entender os caminhos de D’us." Estou cansado de ouvir isso. Eu quero uma explicação.

JUDAÍSMO: FÉ & CIÊNCIA - CRENÇAS CONSTRUTIVAS



Pergunta:

A fé faz realmente alguma diferença? E é possível ter fé, mesmo no Século 21 após tudo que aprendemos com a ciência?

ONDE ESTÁ A CENTELHA? QUANDO VOCÊ PERDEU A SUA MOTIVAÇÃO... POR MICHOEL GOURARIE

. Pergunta:

Existe algum sentido em cumprir uma mitsvá, como doar para caridade ou rezar, quando não estou motivado? Tenho perdido o interesse e não entendo realmente seu significado?

COMO SE CONVERTER AO JUDAÍSMO? POR MENACHEM POSNER E YEHUDA SHURPIN


O mais importante é que quando você se converter será judeu. Isso é algo que carregará com você pelo resto da vida

. Pergunta:

Estou planejando me converter ao Judaísmo. Isso é algo que tenho considerado e refletido durante anos, e tomei minha decisão. O que eu deveria esperar? Como será o processo?

O QUE É HAMSÁ (חמסה)?


É uma mão simétrica, cujo polegar e o mindinho são idênticos e apontam para os lados e para o horizonte, e o dedo médio é o eixo de simetria

A hamsá ou chamsá (hebraico: חמסה, em árabe: خمسة, chamsa), trata-se de um símbolo da fé judaica e islâmica, é um objeto com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado popularmente não só como um amuleto contra o mau olhado, mas também para afastar as energias negativas e trazer felicidade, sorte e fortuna.

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


Dia 14 do mês hebraico de Iyar é Pessach Sheni – o Segundo Pessach. Nesta data, há o costume de se comer Matsá. (A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni).

CORONAVÍRUS: MORRE O ARTISTA BRASILEIRO ABRAHAM PALATNIK


Filho de judeus russos, Abraham Palatnik mudou-se aos 4 anos de idade do Rio Grande do Norte para a região onde hoje é Israel

Abraham Palatnik (Natal, 19 de fevereiro de 1928 - Rio de Janeiro, 9 de maio de 2020) foi um artista plástico brasileiro, pioneiro em arte cinética no Brasil. Suas obras contêm instalações elétricas que criam movimentos e jogos de luzes. Filho de judeus russos, mudou-se aos 4 anos de idade para a região onde hoje é Israel. Em Tel Aviv, durante sua adolescência, estudou física e mecânica numa escola técnica, especializando-se em motores de explosão. Começou seus estudos artísticos no ateliê do pintor Haaron Avni. A partir de 1943 começou a ter aulas de pintura, desenho e estética no Instituto Municipal de Arte de Tel Aviv, onde permaneceu até 1947. Nesta época, produziu pinturas de paisagens, retratos e naturezas-mortas.