21 de agosto de 2021

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


Dia 12 de Elul, é a data de aniversário de Nachmanides, um dos nossos maiores Sábios. Rabi Moshe ben Nachman, conhecido também como o “Ramban” (não confundir com Maimonides, o “Rambam”), nasceu em Gerona, na Espanha, no ano 4954 (1294 EC). Nachmanides foi um médico e filósofo e um grande mestre da Torá. Seus comentários sobre a Torá e o Talmud exploram a dimensão mística do judaísmo e revelam seu grande conhecimento da Cabalá.

Moisés, segundo a Torá, tinha um problema de fala e o Midrash explica o porquê. Um dia, o faraó estava conversando com a filha e Moisés, então com três anos, estava em seu colo. Moisés olhou para a coroa do faraó e, de repente, estendeu a mão e a pegou. O faraó se assustou. Por acaso já não havia sido feita a previsão de que um dia alguém próximo a ele venceria e dominaria o Egito em seu lugar? O faraó chamou os conselheiros pedindo-lhes que interpretassem o gesto de Moisés: seria uma simples brincadeira ou um presságio nefasto? Estes decidiram, então, testá-lo colocando carvões em brasa e ouro diante dele, dizendo: “Se o menino deseja o seu reinado, vai escolher o ouro e, neste caso, merece a morte”. Moisés, atraído pelo brilho, quis estender a mão para o ouro, mas um anjo empurrou-o com força. O menino caiu em cima da brasa, gritando de dor. No pânico do momento, levou à boca a sua mão, onde estava grudado um pedaço de carvão incandescente que lhe queimou a língua. Desde aquele dia, começou a gaguejar, falando com dificuldade.

É um costume ashkenazi tocar o shofar durante todo o mês de Elul, logo após a reza da manhã na sinagoga. O toque do shofar durante Elul visa despertar os judeus espiritualmente e prepará-los para Rosh Hashaná, o Dia do Julgamento.

Neste mês de Elul, o último do calendário judaico, todo judeu deve examinar seus atos e tomar medidas para se auto-aperfeiçoar. Um ensinamento chassídico revela que os últimos 12 dias do ano – 18 a 29 de Elul – correspondem aos 12 meses do ano que passaram. Em cada um desses dias, deve-se tentar corrigir os erros cometidos nos meses correspondentes.

O Talmud ensina que há quatro inícios de ano no calendário judaico: Rosh Hashaná (dia primeiro de Tishrei), dia primeiro de Nissan, dia primeiro de Elul e dia 15 de Shevat, Tu b’Shevat.

O nome do filho de Avraham e Sarah, Isaac, deriva da palavra hebraica "yitzhak"’, que significa "ele rirá". Isaac recebeu esse nome porque sua mãe, Sarah, riu quando D’us prometeu que ela teria um filho, apesar de sua idade avançada. O nome Isaac também refletiu a alegria de Abraão por ter um filho com sua esposa Sarah que, até então, não conseguira engravidar.

O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

JUDAÍSMO: O SIGNIFICADO DE NOSSOS ATOS


Como deixa claro a oração de Mussaf de Rosh Hashaná, o Julgamento Divino é individual

“Tu Te recordas do que foi feito no mundo desde a eternidade e Te recordas de todas as criaturas desde os tempos mais remotos. Diante de Ti são desvendados todos os mistérios e os numerosos segredos desde o começo da Criação; pois não há esquecimento ante o trono de Tua glória, nem há segredo diante de Teus olhos. Tudo é revelado e conhecido por Ti, Eterno nosso D’us… Pois Tu decretaste o momento da recordação para que sejam lembrados toda alma e todo espírito, para que sejam recordadas as múltiplas ações e as inúmeras criaturas de maneira infinita... (Oração de Mussaf em Rosh Hashaná)

15 de agosto de 2021

7 MANEIRAS DE "SE PARECER" COMO UM JUDEU: POR ROSALLY SALTSMAN


O povo judeu não poderia ter sobrevivido a milênios de perseguição e dispersão sem (o que os coachings chamariam hoje) de uma mentalidade positiva

Todos nós já ouvimos a expressão: "Engraçado, você não parecer judeu" ou "Eu sabia que você era judeu; é só de olhar para você". Os judeus parecem ter um radar interno para se identificarem. Não é apenas uma aparência semita ou o Je ne sais quoi do judaísmo. É, na verdade, a neshamá - a “alma” judaica irradiando para fora que reconhecemos um no outro. Mas se você não está na mentalidade transcendental de uma alma judia chamando outra, a seguir estão sete maneiras de realmente se identificar, parecer um judeu'.

COMO A CONVERSÃO AO JUDAÍSMO ENSINOU-ME COISAS IMPORTANTES NA VIDA: POR KYLIE ORA LOBELL


Kylie Ora Lobell é escritora freelance e ensaísta pessoal em Los Angeles (CA). Ela escreve para o The Jewish Journal de L.A. Grok Nation, Aish e Tablet. Seu marido é o talentoso comediante Danny Lobell.

TODOS FAZEM À SUA MANEIRA: PELO RABINO ARIEH RAICHMAN DE MANAUS (AM)


As pessoas sempre irão compará-lo a outros judeus. Eles buscarão suas explicações sobre por que os judeus em tal país fizeram ou disseram tal coisa, e por que você age e pensa de maneira diferente

Certa vez, conheci um judeu de Montevidéu, Uruguai. Ele compartilhou comigo que não havia escola judaica religiosa em Montevidéu, e decidiu mandar seus filhos para a escola pública. Oferecia a eles educação judaica com reforço após a escola e, por fim, mandou seu primeiro filho para uma yeshivá em Israel, aos 13 anos de idade.