27 de novembro de 2024

O PAGANISMO DURANTE OS TEMPOS BÍBLICOS


O culto ao deus Mitra (detalhe) foi bastante popular em todo o império romano, cuja data de seu nascimento era celebrada em 25 de dezembro


. Prática religiosa ligada à natureza:

O paganismo, palavra que tem origem no latim “paganus” (pagão), era a religião daqueles que moravam nos campos, ou seja, uma doutrina de devoção aos elementos da natureza. A termologia “pagão” é utilizada para caracterizar as pessoas que não seguem os conceitos das religiões tradicionais. No cristianismo, todos aqueles que não são batizados são definidos como pagãos. Em outras religiões é ligado ao ateísmo – vertente que não acredita na presença de deuses.

AS 10 PRAGAS BÍBLICAS QUE AFLIGIRAM OS EGÍPCIOS


Morte dos primogênitos: Todos os filhos primogênitos dos Egípcios, desde Faraó, passando pelos empregados, inclusive dos animais foram mortos

As Dez Pragas do Egito foram dez tragédias que aconteceram em terras egípcias com intuito de exigir que o Rei Faraó libertasse os hebreus escravizados. A Bíblia mostra que o Deus de Israel lançou as dez pragas do Egito, uma a uma, na tentativa de convencer Faraó a mudar seus planos. Toda praga que Deus lançava sobre o Egito, Faraó afirmava que iria libertar os hebreus, depois mudava de ideia e voltava atrás. A Bíblia Sagrada retrata no livro de Êxodo, a história das dez pragas do Egito, é possível também encontrar relatos da história na Torá.

VOCÊ CONHECE A ORIGEM DA PALAVRA "CEMITÉRIO"?


Cemitério Comunal Israelita no bairro da Consolação, em São Paulo (SP)

A palavra 'cemitério' vem do grego "koimeterion" e do latim "coemeteriu", que significam "dormitório". Em hebraico, porém, há mais de uma denominação: Beit Kevarot (casa das sepulturas); Beit Olam (casa do mundo/universo) ou Beit Almin (casa da eternidade); Beit Chaim (casa da vida); e Beit Moed Lê-Kol Hai (casa de todos os vivos). Os primeiros cemitérios surgiram na pré-história e eram locais específicos para os mortos, que refletiam as crenças, rituais e práticas culturais da época.

24 de novembro de 2024

O QUE É O JUDAÍSMO MESSIÂNICO?


O Judaísmo Messiânico não é reconhecido oficialmente pelo Rabinato de Israel, sendo considerado uma denominação cristã

O Judaísmo Messiânico (hebraico: יַהֲדוּת מְשִׁיחִית, transliteracao: Yahadút Mešiḥít) é uma corrente cristã que combina elementos tradicionais judaicos com a crença de que "Yeshua" (nome hebraico de Jesus) é o Messias prometido. Para essa corrente, Yeshua foi em sua primeira vinda o Mashiach ben Yosef (Messias Filho de José), Mashiach ben Elohim (Messias Filho de Deus), o cumpridor das promessas referentes ao servo sofredor.

PUNIÇÃO CRUEL: COMO SURGIU A CRUCIFICAÇÃO?


A crucificação de São Pedro. Apóstolo cristão, que de acordo com a tradição foi crucificado de cabeça para baixo por seu pedido (por isso a Cruz de São Pedro), uma vez que ele não se sentia digno de morrer da mesma maneira que Jesus (Artista: Caravaggio)


Crucificação ou crucifixão é um método de pena de morte no qual a vítima é amarrada ou pregada em uma viga de madeira e pendurada durante vários dias até a eventual morte por exaustão.