Deus Babilônico Ninrosh
. Baal: (Hebraico: בַּעַל) A palavra “Baal” tem vários significados. Pode significar “Senhor”, “Proprietário”, “Mestre” e “Marido”. A palavra Baal pode ser usada tanto para humanos com certa autoridade quanto para divindades. Na verdade Baal é um título (Senhor), assim como a palavra hebraica “Adonai” que também significa “Senhor” era utilizada para se referir à divindade israelita Yahweh.
Provavelmente, os israelitas escolheram chamar Yahweh de “Senhor” usando a palavra “Adonai” justamente para diferenciar esta divindade (Jeová) das outras inúmeras divindades que também eram chamadas de “Senhor” só que usando a palavra “Baal”. Pode-se até inferir que em dado momento, o próprio Jeová tenha sido chamado/entendido como sendo “Baal”, uma vez que Jeová em Israel já fora identificado com a divindade canaanita ‘El, e se apropriado de atributos que eram dela, como “Pai de todos os deuses” e “Pai dos homens”, etc.. Jeová também incorporou, posteriormente, elementos como “fertilidade”, “chuva”, “controle do tempo” que eram características de Baal Hadade.
. Baal Hadad: Significa “Senhor Hadad” ou “Senhor da Tempestade” era a divindade do trovão, da chuva e da fertilidade dos cananeus, similar à divindade Adad cultuada pelos Assírios e Babilônios. O nome Hadade era usualmente dado pelas pessoas aos seus filhos, como forma de oferecer proteção daquela divindade à eles (similar aos israelitas que colocavam o nome de Jeová no nome de seus filhos, por exemplo “Elias” - que significa “Meu Deus (ELI) é Yahweh (YAHU)” – ELIYAHU).
O nome Hadade não é citado isoladamente como uma divindade, mas encontra-se na Bíblia como um composto do nome de dois reis: Ben-Hadade (que significa “Filho de Hadad”) e Hadedezer (que significa “Hadade é minha ajuda”).
1 Reis 15 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
18 Então Asa juntou a prata e o ouro que haviam sobrado no tesouro do templo do Senhor e do seu próprio palácio. Confiou tudo isso a alguns dos seus oficiais e os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabriom e neto de Heziom, rei da Síria, que governava em Damasco,
. Baal Hadad-Rimom: Significa “Senhor Hadade Trovejador”. A palavra Rimom em hebraico significa Romã. Os escribas judeus alteram a grafia desta divindade de “Ramán” = “Trovejador” para “Rimom” = ”Romã (fruta)” propositadamente, como forma de menosprezar um deus estrangeiro. Na bíblia temos duas citações desta divindade, uma em que ela representa a própria divindade e outra em que ela representa um lugar (que recebeu tal nome em homenagem a este deus):
Representando o deus Hadad-Rimom:
2 Reis 5:18 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
18 Mas que o Senhor me perdoe por uma única coisa: quando meu senhor vai adorar no templo de Rimom, eu também tenho que me ajoelhar ali, pois ele se apóia em meu braço. Que o Senhor perdoe o teu servo por isso”.
Representando um lugar:
Zacarias 12:11 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
11 Naquele dia muitos chorarão em Jerusalém, como os que choraram em Hadade-Rimom no vale de Megido.
. Baal Peor: (Hebraico: פעור בעל): “Senhor de Peor”. Peor era uma montanha localizada na região de Moabe (atual Jordânia). Não se sabe se este Baal era mais uma manifestação local da divindade Baal Hadade (ligada à fertilidade) ou outro deus específico da região (mais um deus chamado “Senhor”). Especula-se que Baal Peor seja outra designação de “Quemós”, a divindade nacional dos Moabitas.
Números 25:3 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
3 Assim Israel se juntou à adoração a Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.
. Baal Berite: Significa “Senhor da Aliança”. Segundo o livro de Juízes esta era a forma predominante de adoração no território de Israel, nesta época, principalmente na cidade de Siquém.
A “Aliança” ao qual esse Baal se refere deve ser uma aliança entre cidades canaanitas (Siquem inclusive) ou a aliança feita por meio de tratados entre tribos (um exemplo é o “tratado” firmado por Siquém e Jacó em Genesis 34).
Interessante que “Baal Berite” (Senhor da Aliança) parece ser equivalente à “El-Berite” (Deus da Aliança), outra divindade cultuada pelos canaanitas. Isso é uma evidencia que o nome “’El” (Deus) também era usado para tratar divindades cujo nome era “Baal”:
Juízes 8 - Nova Versão Internacional (NVI-PT)
33 Logo depois que Gideão morreu, os israelitas voltaram a prostituir-se com os baalins, cultuando-os. Ergueram Baal-Berite como seu deus, e
Baal- Berite e El-Berite são os mesmos deuses da cidade de Siquém, note:
Juízes 9 - Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Juízes 9:3-4:
3 Os irmãos de sua mãe repetiram tudo aos cidadãos de Siquém, e estes se mostraram propensos a seguir Abimeleque, pois disseram: “Ele é nosso irmão”. 4 Deram-lhe setenta peças de prata tiradas do templo de Baal-Berite, as quais Abimeleque usou para contratar alguns desocupados e vadios, que se tornaram seus seguidores.
Juízes 9:
46 Ao saberem disso, os cidadãos que estavam na torre de Siquém entraram na fortaleza do templo de El-Berite.
. Baal-Hamom: A origem desta divindade é incerta. O erudito bíblico Frank Moore Cross atribui sua origem à Montanha Amanus, na Síria. Inscrições encontradas na fenícia identificam um deus chamado “El-Hamom”, possivelmente Baal-Hamom e El-Hamom eram a mesma divindade. Este deus foi amplamente venerado na cidade de Cártago, no 5º século AEC. Na bíblia, Baal-Hamom é citado como um lugar onde o Rei Salomão possuía um vinhedo.
Cantares de Salomâo 8:11 - Nova Versão Internacional (NVI-PT)
11 Salomão possuía uma vinha
em Baal-Hamom;
ele entregou a sua vinha a arrendatários.
Cada um devia trazer pelos
frutos da vinha
doze quilos[a] de prata.
. Baal-Zefom: (Hebraico: צפון בעל ): Significa “Senhor do Norte” ou “Senhor [da Montanha de] Zefon. A palavra “Zefon” em hebraico significa “norte”, por isso pode parecer ambíguo quando esta palavra se refere ao norte de algum lugar ou à montanha chamada “Zefon” (Norte) que fica na Síria.
Baal Zefon provavelmente era mais uma forma em que era conhecido Baal Hadade, deus dos trovões. Na bíblia o nome Baal-Zefon é descrito como um lugar perto de onde os israelitas acamparam, durante a época do êxodo.
Êxodo 14 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
2 “Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom.
Segundo a mitologia dos cananeus de Ugarit na Síria, a montanha Zefon era lugar de morada dos deuses onde eles se reuniam em assembleias. Interessante que esta tradição é preservada no livro de Isaias na bíblia:
Isaías 14 (TNM)
13 No que se refere a ti, disseste no teu coração: ‘Subirei aos céus.+ Enaltecerei o meu trono+ acima das estrelas+ de Deus* e assentar-me-ei no monte de reunião,+ nas partes mais remotas do norte*.
*Norte = Zefon
. Baal-Zebub: (Hebraico: זְבוּב בַּעַל) Significa literalmente “Senhor das Moscas”. Acredita-se que o nome original desta divindade seria “Baal-Zebel” (com a letra hebraica LAMEDE “ל” no lugar da letra hebraica BETE “ב” no fim da palavra “Zeb-“) que significaria “Senhor Príncipe”.
Os escribas judeus deliberadamente substituíram as letras como forma de menosprezar a divindade estrangeira. A palavra “Zebel- Baal” ou “Príncipe Baal” é encontrada nos textos de Ugarit, Síria, dando suporte a esta tese de adulteração de grafia feita pelos escribas judaicos. Baal-Zebube era um deus cultuado na cidade de Ecrom, que ficava na faixa de Gaza. Posteriormente, séculos depois no cristianismo, este deus foi equiparado ao Diabo.
2 Reis 1:2 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
2 Certo dia, Acazias caiu da sacada do seu quarto no palácio de Samaria e ficou muito ferido. Então enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele se recuperaria.
. EL: (Hebraico: אל) O Nome El significa literalmente “poderoso” na língua hebraica/canaanita. Na cultura de Ugarit, Síria, em 1400 AEC, ‘El era conhecido como o “pai dos deuses” e “pai do homem (no sentido de humanidade)”. Vestia um chapéu com dois chifres em associação ao Touro, símbolo de vigor, força e fertilidade.
El era muitas vezes chamado de “O deus touro”. Não obstante várias vezes a bíblia faz associação de Jeová/El como sendo adorado por meio de imagens de touro. Veja esta tradição preservada na bíblia. Durante o êxodo do povo israelita, Arão fez uma imagem de ‘El (Deus) em forma de um touro:
Êxodo 32 (TNM)
4 Ele tomou então [o ouro]* das suas mãos e moldou-o+ com um buril, e passou a fazer dele uma estátua fundida de bezerro.+ E começaram* a dizer: “Este é o teu Deus,* ó Israel, que te fez subir da terra do Egito.”
Durante o reinado de Jeroboão em Israel, foram feitas imagens de touros como forma de representação à ‘El:
1 Reis 12 (TNM)
28 Conseqüentemente, o rei tomou conselho e fez dois bezerros de ouro e disse ao povo:* “É demais para vós subir a Jerusalém. Eis o teu Deus,* + ó Israel, que te fez subir da terra do Egito.”
Amplamente cultuado na cultura canaanita. El também era representado como sendo um homem velho, de barba e muito sábio. A palavra ‘El também pode significar genericamente “deus” ou “divindade”, quando empregada para se referir à outros deuses diferentes do “‘El”, ou seja, os hebreus e canaanitas chamavam outros deuses de “poderosos”.
A tradição de traduzir-se ‘El por “Deus” iniciou-se com a elaboração da primeira tradução da bíblia para outro idioma, na Septuaginta, no 3º século AEC, em que os judeus escolheram a palavra grega “theos” para ser empregada. Perdeu-se então a essência restrita de que o nome significava (poderoso) para o sentido mais amplo e genérico do nome “deus”.
. Anat: deusa da guerra dos cananeus. Na bíblia ela nunca é mencionada como deusa, e sim como nome de cidade.
Juízes 3 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
. Sangar: 31 Depois de Eúde veio Sangar, filho de Anat, que matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também libertou Israel.
. Asherá: (Hebraico: אֲשֵׁרָה) Deusa da Fertilidade e deusa Mãe. Esposa de ‘El. Há grandes evidências que era cultuada junto à Jeová, pois Jeová e El eram encarados como mesma divindade pelos antigos Israelitas.(logo também era encarada como esposa de Jeová). O culto à Aserá envolvia adoração à postes de madeiras entalhados, que representavam uma figura feminina. Era também descrita como “Rainha dos Céus”. Aserá e Baal são deuses citados diversas vezes na bíblia.
1 Reis 18 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
19 Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel.” .
Jeremias 44:15-18 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
17 É certo que faremos tudo o que dissemos que faríamos — queimaremos incenso à Rainha dos Céus e derramaremos ofertas de bebidas para ela, tal como fazíamos, nós e nossos antepassados, nossos reis e nossos líderes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. Naquela época tínhamos fartura de comida, éramos prósperos e nada sofríamos.
. Astarte (Astarote): deusa da fertilidade, sexualidade e guerra. Seu culto era bem proeminente pelos cananeus. A deusa Astarte é ligada à deusa Ishtar dos assírios/babilônicos.
1 Reis 11 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
5 Ele seguiu Astarote, a deusa dos sidônios,
. Dagon: (Hebraico: דגון). Deus de origem Assírio-babilônico. Seu nome significa “grão”, por isso era associado à fertilidade. Um dos símbolos que o representavam era o peixe, como forma de multiplicação. Divindade também cultuada pelos Cananeus e Filisteus.
1 Samuel 5:2 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
2 e a colocaram dentro do templo de Dagom, ao lado de sua estátua.
. Moloch: (Hebraico: מלך). A palavra Moloch é formada por três letras M-L-K que significa “Rei”. Provavelmente Moloque era originalmente pronunciado como “meleque” ou “melqui” (veja, por exemplo, nomes que levam M-L-K e se pronunciam meleque, como Abimeleque ou Melquisedeque).
Os judeus quando traduziram a bíblia para o grego acrescentaram as vogais “o” e “e” na raiz semítica “M-L-K” como forma de zombar com o nome desta divindade (as vogais “o” e “e” vem da palavra “bosheth” que significa “vergonha”).
Não é certo se o nome Moloque (Rei) era um título para um deus ou se era o próprio nome deste deus. Alguns especialistas apontam que Moloque era mais uma representação local do deus Baal, ou seja o deus poderia ser conhecido como Moloque-Baal (Rei Senhor), mas não há grandes evidências disso.
O culto a este deus era amplamente difundido em toda canaã, e aparentemente sacrifícios humanos estavam ligados à adoração desta divindade. Moloque era o principal deus dos Amonitas:
2 Reis 23:10 (NVI)
Também profanou Tofete, que ficava no vale de Ben-Hinom, de modo que ninguém mais pudesse usá-lo para sacrificar seu filho ou sua filha a Moloque.
1 Reis 11:5 (NVI)
Ele seguiu Astarote, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas.
Moloch também era chamado de Milcom (M-L-K-M), veja:
2 Reis 23:13 (João Ferreira de Almeida)
O rei profanou também os altos que estavam ao oriente de Jerusalém, à direita do Monte de Corrupção, os quais Salomão, rei de Israel, edificara a Astarote, abominação dos sidônios, a Quemós, abominação dos moabitas, e a Milcom, abominação dos filhos de Amom
. Adramelech: possível divindade solar, ligada à Moloque. Seu nome significa “Adar é Rei”.
. Anamelech: possível divindade lunar, liga à Moloque e ao deus Assírio/Babilônico Anu, deus dos céus. Seu nome significa “Anu é rei”.
2 Reis 17:31 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
31 os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim.
. Amon: Deus da cidade egípcia de Tebas. Posteriormente foi incorporado ao deus Rá, tornando-se Amom-Rá.
Jeremias 46:25 - Nova Versão Internacional (NVI-PT)
25 O Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, diz: “Castigarei Amom, deus de Tebas[a], o faraó, o Egito, seus deuses e seus reis, e também os que confiam no faraó.
. Azazel: Não há indícios firmes que Azazel tenha sido uma divindade canaanita anterior ao culto de Jeová pelos israelitas. Porém, em textos apócrifos como o Livro de Enoque (1 Enoque 10:8), Azazel é descrito como sendo um anjo que se rebelara contra deus.
Levítico 16 - Nova Versão Internacional (NVI-PT)
6 “Arão sacrificará o novilho como oferta pelo seu próprio pecado, para fazer propiciação por si mesmo e por sua família. 7 Depois pegará os dois bodes e os apresentará ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro. 8 E lançará sortes quanto aos dois bodes: uma para o Senhor e a outra para Azazel. 9 Arão trará o bode cuja sorte caiu para o Senhor e o sacrificará como oferta pelo pecado. 10 Mas o bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel será apresentado vivo ao Senhor para fazer propiciação, e será enviado para Azazel no deserto.
. Asima: Deusa do Destino, Asima significa “O Nome” na língua dos semitas ocidentais. Esta divindade é ligada à deusa Shimti dos assírios/babilônios.
. Sucot-Benot: divindade cujo nome significa “Tenda das filhas”. Nada se sabe sobre a natureza desta deusa.
. Nergal: Deus da guerra, da pestilência e do inframundo. Venerado pelos Assírios e Babilônios.
2 Reis 17 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
29 No entanto, cada grupo fez seus próprios deuses nas diversas cidades em que moravam e os puseram nos altares idólatras que o povo de Samaria havia feito. 30 Os da Babilônia fizeram Sucote-Benote, os de Cuta fizeram Nergal e os de Hamate fizeram Asima;
. Betel: Significa “Casa de ‘El” ou “Casa de deus”. Betel era alguma divindade independente ou um aspecto de alguma outra divindade, possivelmente ‘El ou Baal.
Um deus com o nome “Casa de deus” (Betel) é atestado em um documento datado do ano de 677 AEC, um tratado entre os reis Assaradão da Assíria e Baal I de Tiro, onde se lê:
“Que Betel e Anat-Betel entreguem-no a um leão devorador de homens.”
No texto de Jeremias fica claro que Betel era um deus cultuado pelos israelitas, pois é colocado em paralelo com o deus “Camos” que era a divindade patrona dos Moabitas.
Jeremias 48:13 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
13 Então Moabe se decepcionará
com Camos,
assim como Israel
se decepcionou com Betel,
em quem confiava.
. Camos ou Quemós: divindade nacional da nação de Moabe (atual Jordânia). A origem de seu nome é incerta. Alguns historiadores afirmam que este deus estava ligado à Moloque, já que é indicado na bíblia que eram oferecidos sacrifícios humanos para pedir favor a Camos.
2 Reis 3 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
26 Quando o rei de Moabe viu que estava perdendo a batalha, reuniu setecentos homens armados de espadas para forçar a passagem, para alcançar o rei de Edom, mas fracassou. 27 Então pegou seu filho mais velho, que devia sucedê-lo como rei, e o sacrificou sobre o muro da cidade. Isso trouxe grande ira contra Israel, de modo que eles se retiraram e voltaram para a sua própria terra.
1 Reis 11:7 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
7 No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas.
. Gade: Deus semítico do Destino (Sorte). A palavra Gade significa “dividir” dando a ideia que o destino é “dividido” entre as pessoas. Traduzido na bíblia como “Sorte”:
Isaías 65 (TNM)
11 “Mas vós sois os que abandonais a Jeová, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que pondes em ordem uma mesa para o deus da Boa Sorte*.
. Marduk (Bel): Marduk era a divindade patrona da cidade de Babilônia. Recebia o título de “Bel” que significa “Senhor” na língua dos babilônicos (similar à “Baal” dos hebreus). Seu nome significava “bezerro solar”.
Jeremias 50:2 (NVI)
“Anunciem e proclamem entre as nações, ergam um sinal e proclamem; não escondam nada. Digam: ‘A Babilônia foi conquistada; Bel foi humilhado, Marduque está apavorado. As imagens da Babilônia estão humilhadas e seus ídolos apavorados’.
. Nebo (Hebraico נבו ): Deus da sabedoria e de escrita dos assírios/babilônios. É filho do deus Marduque. A montanha onde Moisés foi supostamente enterrado leva o nome “Nebo” em homenagem à esta divindade.
Nebo, se referindo ao deus babilônico.
Isaías 46:1 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Os Deuses da Babilônia
46 Bel se inclina, Nebo se abaixa;
os seus ídolos são levados
por animais de carga[a].
As imagens que são levadas
por aí, são pesadas,
um fardo para os exaustos.
Nebo, se referindo monte que recebe o nome da divindade.
Deuteronômio 32 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
49 “Suba as montanhas de Abarim, até o monte Nebo, em Moabe, em frente de Jericó, e contemple Canaã, a terra que dou aos israelitas como propriedade. 50 Ali, na montanha que você tiver subido, você morrerá e será reunido aos seus antepassados, assim como o seu irmão Arão morreu no monte Hor e foi reunido aos seus antepassados.
. Neustã: Serpente de Bronze feita por Moisés (Números 21:4-9) e foi reverenciado como ídolo pelos israelitas. Provavelmente o nome deste ídolo não era “Neustã” pois esta palavra significa literalmente “pedaço de latão”.
2 Reis 18:4 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
4 Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada[a] Neustã.
. Nibaz: Nada se sabe da origem desta divindade. Não há referências extra-bíblicas. A Tradição judaica preservada no Talmud diz que era um ídolo em forma de cachorro.
. Tartak: Nada se sabe da origem desta divindade. Não há referências extra-bíblicas. A Tradição judaica preservada no Talmud diz que era um ídolo em forma de asno.
2 Reis 17:31 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
31 Os aveus fizeram Nibaz e Tartaque ; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim.
-Nisroch: Deus assírio da agricultura. Era um deus antropomórfico, corpo de homem e cabeça de águia. Era sempre representado carregando um cesto com água e uma esponja para regar as plantas.
2 Reis 19:37 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
37 Certo dia, enquanto ele estava adorando no templo de seu deus Nisroque, seus filhos Adrameleque e Sarezer mataram-no à espada e fugiram para a terra de Ararate. Seu filho Esar-Hadom foi o seu sucessor.
. Shahar (שחר): Seu nome significa “amanhecer” ou “alvorada”, esta divindade é uma personificação feita pelos canaanitas deste fenômeno da natureza. Em Ugarit, na Síria onde foram encontrados vários escritos sobre a religião dos cananeus, Shahar (Alvorada) era irmão gêmeo do deus Shalim (crepúsculo), ambos filhos de El. Os dois deuses eram representados pelo planeta Vênus.
Na bíblia a palavra “shahar” é empregada literalmente como “alvorada”. Alguns eruditos bíblicos afiram que os versos de Isaías 14:12 remontam a tradição antiga do deus canaanita Shahar:
Isaías 14:12 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
12 Como você caiu dos céus,
ó estrela da manhã, filho da alvorada!
Como foi atirado à terra,
você, que derrubava as nações!
. Tamuz: Deus de origem suméria, patrono dos alimentos e da vegetação. Era mais uma divindade que representava o ciclo de Viver-Morrer-Ressuscitar. Um dos rituais de culto à este deus envolvia entoar “lamentações” e ficar de “luto” pela morte de Tamuz.
Ezequiel 8:14-15 Nova Versão Internacional (NVI-PT)
14 Então ele me levou para a entrada da porta norte da casa do Senhor. Lá eu vi mulheres sentadas, chorando por Tamuz. 15 Ele me disse: “Você vê isso, filho do homem? Você verá práticas ainda mais repugnantes do que esta”.
. Fonte:
http://www.urantia.org/pt/o-livro-de-ur ... os-hebreus
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