24 de dezembro de 2024

O BERÇO DE JUDAS: UMA FERRAMENTA DE TORTURA ATERRORIZANTE DA IDADE MÉDIA


Para tornar a tortura ainda mais brutal, pesos eram frequentemente amarrados aos pés da vítima, aumentando a pressão

O Berço de Judas é uma das ferramentas de tortura mais cruéis já criadas. Utilizado durante a Idade Média, seu design era simples, mas aterrorizante: um banco com um topo em forma de pirâmide. A vítima era posicionada sobre a ponta, geralmente sem roupas, enquanto seu peso provocava intensa dor e sofrimento.

FAMÍLIAS PEDEM DEVOLUÇÃO DE CRIANÇAS RESGATADAS DE SEITA JUDAICA ORTODOXA NA GUATEMALA


Grupo ortodoxo Lev Tahor é investigado por abusos sexuais e "suspeita" de crimes de tráfico de seres humanos 

Mais de 100 familiares das 160 crianças que foram resgatadas de uma seita judaica ultraortodoxa na Guatemala se concentraram no domingo (22) nos arredores de um abrigo da capital para exigir que as autoridades as devolvam ao grupo religioso ortodoxo.

20 de dezembro de 2024

CHANUKAH, PURIM E O POVO DE ISRAEL


Entre os muitos milagres que garantiram a sobrevivência de nosso povo ao longo de sua história, por que razão os acontecimentos de Chanucá e Purim merecem comemorações permanentes em nosso calendário, apesar de ocorridos há mais de 2 mil anos?

No calendário judaico há duas festas rabínicas (estabelecidas por nossos Sábios e não diretamente pela Torá), Chanucá, que dura oito dias, e Purim, que dura apenas um dia. Ambas são intensamente celebradas em Israel e na Diáspora. Seus temas, que rememoram o triunfo do Povo de Israel sobre aqueles que tentaram destruí-lo, ressoam com profundidade entre os judeus de todo o mundo. Essas festividades marcam momentos históricos fundamentais para a sobrevivência dos Filhos de Israel.

15 de dezembro de 2024

JUDAISMO: O QUE SÃO GOGUE E MAGOGUE?


Magogue ou Magog é citado na Tábua das Nações em Gênesis 10:2 como o epônimo antecessor de uma pessoa ou nação

Gogue e Magogue, ou Gog e Magog, (hebraico: גּוֹג וּמָגוֹג; árabe: يَأْجُوج وَ مَأْجُوج) aparecem no livro de Gênesis, nos livros de Ezequiel, Apocalipse e no Alcorão. São muitas vezes apresentados como o nome de um príncipe, ou de um líder, ou ainda de um povo que habitava em uma região denominada Meseque e Tubal, respectivamente. Eles também aparecem na mitologia e no folclore.

10 de dezembro de 2024

ALGUNS DOS PRINCIPAIS DEUSES CITADOS NO ANTIGO TESTAMENTO:


Deus Babilônico Ninrosh

. Baal: (Hebraico: בַּעַל) A palavra “Baal” tem vários significados. Pode significar “Senhor”, “Proprietário”, “Mestre” e “Marido”. A palavra Baal pode ser usada tanto para humanos com certa autoridade quanto para divindades. Na verdade Baal é um título (Senhor), assim como a palavra hebraica “Adonai” que também significa “Senhor” era utilizada para se referir à divindade israelita Yahweh.

8 de dezembro de 2024

NASCIDO EM ISRAEL: CIENTISTAS ANALISAM A DATA DE NASCIMENTO DE JESUS E ESPECULAM QUE NAO FOI EM 25 DE DEZEMBRO 1 DC


Em busca de uma resposta mais precisa, alguns estudiosos seguiram o exemplo dos Três Reis Magos e olharam para as estrelas. Estudos específicos sugerem que ele nasceu na primavera local

Para milhões de cristãos ao redor do mundo, a celebração do Natal tem um significado mais profundo do que presentes, enfeites e peru. De acordo com suas crenças, 25 de dezembro deste ano será o 2.023º aniversário de Jesus Cristo. No entanto, de acordo com cientistas, a realidade surpreendente é que Jesus quase certamente não nasceu no inverno de 1 DC.

A ORIGEM DE YAHWEH: UM DEUS-TROVÃO ANTES DO MONOTEÍSMO HEBREU


Em algum ponto do final da Idade do Bronze ou provavelmente no início da Idade do Ferro, o culto de Yahweh fez seu caminho até as Terras Altas da Judeia, estabelecendo-se provavelmente em um centro de culto em Siló

O nascimento, a sobrevivência, o crepúsculo e a derradeira extinção de um ser divino parecem seguir seus próprios padrões evolutivos, de tal forma que alguns deuses perduram sem mudanças cultuais ou teológicas significativas por séculos, enquanto outros emergem no palco mundial apenas para se consumirem até a extinção quase tão logo quanto apareceram. De fato, um dado deus deve realizar um cuidadoso ato de equilíbrio para persistir ao longo do tempo humano, marcado por tumultos aparentemente intermináveis. Por um lado, um ser divino deve possuir uma qualidade definida o suficiente para atrair e manter adoradores e, ao mesmo tempo, tal deus não pode ser tão rígido ou seu culto tão conservador que não possa suportar adaptações e mudanças significativas.

4 de dezembro de 2024

ESCALADA ONLINE DO ÓDIO: ANTISSEMITISMO NAS MÍDIAS SOCIAIS


Informação é poder e a luta pelo controle da narrativa é uma tática comum em tempos de guerra

O tsunami online, de publicações antissemitas, que surgiu logo após o ataque mais mortal contra o Povo Judeu desde o Holocausto, deixou as pessoas aterrorizadas. O discurso de ódio na internet tem gerado consequências no mundo real e vem formando uma nova geração de antissemitas. Além da guerra que ocorre no campo de batalha, ocorre, também, uma intensa batalha pela opinião pública nas redes sociais: uma guerra de informação para a qual Israel não estava preparado.

SÍNDROME K: "DOENÇA" INFECCIOSA QUE SALVOU OS JUDEUS ITALIANOS DOS NAZISTAS


Não se sabe o número de judeus que fugiram do gueto e das batidas subsequentes, dirigindo-se ao Hospital Fatebenefratelli, situado próximo ao gueto judeu

o amanhecer do dia 16 de outubro de 1943, um sábado, terceiro dia de Sucot, os nazistas cercaram o antigo gueto de Roma onde se encontrava grande parte da comunidade judaica que lá fora confinada desde que ocuparam Roma. Mais de mil judeus foram capturados, mas muitos escaparam. Os que procuraram refúgio no Hospital Fatebenefratelli, foram “internados” numa ala destinada aos pacientes de uma suposta síndrome K – uma doença “contagiosa e fatal”, mas da qual ninguém morreu, pelo contrário, que salvou a vida de muitos judeus.

1 de dezembro de 2024

ORIGEM E SIGNIFICADO DO TERMO "PAGANISMO"


A palavra tem origem no latim "paganus" que significa “habitante do campo”. Alguns símbolos pagãos populares (Detalhe: Pentagrama, Triluna, Triscle, Ankh, Mijolnir e Triquetra)

Paganismo é um termo geralmente utilizado para se referir a posicionamentos religiosos diferentes dos tradicionais. O conceito de paganismo varia entre as religiões. Para o cristianismo, judaísmo e islamismo, o paganismo consiste em qualquer prática ou atitude religiosa divergente da sua. A expressão paganismo também é utilizada para designar qualquer religião politeísta (mais de um deus) ou até mesmo a ausência de religião.

DIVINDADES PAGÃS CITADAS NO ANTIGO TESTAMENTO


Dagom, ou Dagon, era uma divindade fenícia muito cultuado por povos cananeus, como os filisteus, supostamente associado à pesca e à fertilidade. Curiosamente, a palavra "Dag" em hebraico significa "peixe" (plural, Daguim)

A Bíblia nos apresenta diversas divindades pagãs cultuadas pelos povos vizinhos de Israel, neste artigo são apresentadas algumas de suas principais características. Ao longo do texto bíblico, nos é apresentado uma variedade de divindades pagãs cultuadas pelos povos localizados próximos a Israel. Essas divindades, também chamadas de deuses pagãos, foram fundamentais na estrutura religiosa dos povos cananeus e mesopotâmicos, e seu estudo nos auxilia a compreender melhor sua religiosidade e cultura.

27 de novembro de 2024

O PAGANISMO DURANTE OS TEMPOS BÍBLICOS


O culto ao deus Mitra (detalhe) foi bastante popular em todo o império romano, cuja data de seu nascimento era celebrada em 25 de dezembro


. Prática religiosa ligada à natureza:

O paganismo, palavra que tem origem no latim “paganus” (pagão), era a religião daqueles que moravam nos campos, ou seja, uma doutrina de devoção aos elementos da natureza. A termologia “pagão” é utilizada para caracterizar as pessoas que não seguem os conceitos das religiões tradicionais. No cristianismo, todos aqueles que não são batizados são definidos como pagãos. Em outras religiões é ligado ao ateísmo – vertente que não acredita na presença de deuses.

AS 10 PRAGAS BÍBLICAS QUE AFLIGIRAM OS EGÍPCIOS


Morte dos primogênitos: Todos os filhos primogênitos dos Egípcios, desde Faraó, passando pelos empregados, inclusive dos animais foram mortos

As Dez Pragas do Egito foram dez tragédias que aconteceram em terras egípcias com intuito de exigir que o Rei Faraó libertasse os hebreus escravizados. A Bíblia mostra que o Deus de Israel lançou as dez pragas do Egito, uma a uma, na tentativa de convencer Faraó a mudar seus planos. Toda praga que Deus lançava sobre o Egito, Faraó afirmava que iria libertar os hebreus, depois mudava de ideia e voltava atrás. A Bíblia Sagrada retrata no livro de Êxodo, a história das dez pragas do Egito, é possível também encontrar relatos da história na Torá.

VOCÊ CONHECE A ORIGEM DA PALAVRA "CEMITÉRIO"?


Cemitério Comunal Israelita no bairro da Consolação, em São Paulo (SP)

A palavra 'cemitério' vem do grego "koimeterion" e do latim "coemeteriu", que significam "dormitório". Em hebraico, porém, há mais de uma denominação: Beit Kevarot (casa das sepulturas); Beit Olam (casa do mundo/universo) ou Beit Almin (casa da eternidade); Beit Chaim (casa da vida); e Beit Moed Lê-Kol Hai (casa de todos os vivos). Os primeiros cemitérios surgiram na pré-história e eram locais específicos para os mortos, que refletiam as crenças, rituais e práticas culturais da época.

24 de novembro de 2024

O QUE É O JUDAÍSMO MESSIÂNICO?


O Judaísmo Messiânico não é reconhecido oficialmente pelo Rabinato de Israel, sendo considerado uma denominação cristã

O Judaísmo Messiânico (hebraico: יַהֲדוּת מְשִׁיחִית, transliteracao: Yahadút Mešiḥít) é uma corrente cristã que combina elementos tradicionais judaicos com a crença de que "Yeshua" (nome hebraico de Jesus) é o Messias prometido. Para essa corrente, Yeshua foi em sua primeira vinda o Mashiach ben Yosef (Messias Filho de José), Mashiach ben Elohim (Messias Filho de Deus), o cumpridor das promessas referentes ao servo sofredor.

PUNIÇÃO CRUEL: COMO SURGIU A CRUCIFICAÇÃO?


A crucificação de São Pedro. Apóstolo cristão, que de acordo com a tradição foi crucificado de cabeça para baixo por seu pedido (por isso a Cruz de São Pedro), uma vez que ele não se sentia digno de morrer da mesma maneira que Jesus (Artista: Caravaggio)


Crucificação ou crucifixão é um método de pena de morte no qual a vítima é amarrada ou pregada em uma viga de madeira e pendurada durante vários dias até a eventual morte por exaustão.

22 de novembro de 2024

O DEUS MOLOCH



Adoração e sacrifício: A criança era jogada em uma cavidade da estátua de Moloch, onde havia fogo que consumia assim a criança ainda viva

Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística. Do fenício Molek (“rei”), através do hebraico Melech, do grego e latim Moloch.

O DEUS BAAL


Os contos relativos a Baal datam de meados do século XIV e do final do século XIII a.C. em forma escrita, mas acredita-se que sejam muito mais antigos, preservados pela tradição oral até serem registrados por escrito

Baal (também conhecido como Ba'al) é um deus cananeu-fenício da fertilidade e do clima, especificamente das tempestades. No entanto, o nome também era usado como um título, significando “Senhor”, e era aplicado a várias divindades diferentes em todo o antigo oriente Próximo. Baal é mais conhecido atualmente na Bíblia como o antagonista do culto israelita de Yahweh.

A ADORAÇÃO AO DEUS ÚNICO E A ORIGEM DO POVO SHASU


Espiões Shasus sendo agredidos (punidos) por soldados egípcios

Conforme o termo egípcio "Shasu", tratavam-se de  pessoas nômades de língua semítica que habitaram o Levante do final da Idade do Bronze até a Idade do Ferro (ou o Terceiro Período Intermediário do Egito Antigo). Eles eram organizados em clãs sob um chefe tribal e eram descritos como bandidos ativos do vale de Jezreel até Ascalão e o Sinai. Alguns estudiosos ligam os israelitas e YHWH aos shasu.

JUDAÍSMO: FAZENDO DO NOSSO LAR UM SANTUÁRIO - POR YETTA KRINSKY


Mas o que significa estar seguro e o que é um lugar seguro? É apenas a ausência de perigo?

Todos merecem estar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente seguros em todos os momentos. Isso não é necessariamente algo que aprendemos, mas tem profundas implicações nas escolhas que fazemos na vida. É também o primeiro princípio fundamental a ser internalizado por qualquer pessoa que esteja iniciando o processo de cura de um trauma.

30 de outubro de 2024

COMO O JUDAÍSMO ENCARA AS MULHERES?


No judaísmo D’us nunca foi visto como um Ser masculino ou com características exclusivamente masculinas. Pelo contrário, Ele tem qualidade masculinas e femininas

No judaísmo as mulheres são vistas como diferentes dos homens, mas iguais em importância e não, como muitos supõem, inferiores. As obrigações das mulheres e suas responsabilidades são diferentes daquelas dos homens, mas isto não significa que são menos importantes.

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: CARIOCA, O MAJOR DO FDI RAFAEL ROZENSZAJN CONCEDE ENTREVISTA


Nascido no Brasil, o major Rafael Rozenszajn, o primeiro porta-voz em língua portuguesa da história das Forças de Defesa de Israel (FDI), responde a questões relacionadas à guerra Israel-Hamas


Entrevistado por Eduardo Shor Nascido no Brasil, o major Rafael Rozenszajn, natural do Rio de Janeiro, o primeiro porta-voz em língua portuguesa da história das Forças de Defesa de Israel (FDI), responde a questões relacionadas à guerra Israel-Hamas, em entrevista exclusiva à Revista Morashá. Entre outros temas, Rozenszajn aborda questões de Direito Internacional e a atuação do grupo terrorista no Oriente Médio.

23 de outubro de 2024

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA UMA PESSOA SE CONVERTER AO JUDAÍSMO? EXISTE UM GUIA (MADRICH) PARA A CONVERSÃO AO JUDAÍSMO?


Existem elementos comuns que muitas conversões envolvem

Os passos para a conversão ao judaísmo podem variar de acordo com a corrente judaica e as práticas específicas da comunidade em questão. No entanto, existem elementos comuns que muitas conversões envolvem. Aqui estão os passos principais, que podem ser adotados dependendo da corrente judaica (Ortodoxa, Conservadora, Reformista, Reconstrucionista, etc.).

17 de outubro de 2024

O QUE E UM ABJAD?


Quase todos os abjads conhecidos estão relacionados à família semítica de sistemas de escrita

Um abjad, também conhecido como consonantário, é um sistema de escrita no qual os símbolos das letras, que representam as consoantes quando lidos, devendo o leitor acrescentar as vogais em falta. Alguns abjads «impuros» (como o arábico) podem ter caracteres também para algumas vogais, diacríticos vocálicos opcionais ou ambos.

15 de outubro de 2024

POR QUE O JUDAÍSMO É CONTRA A CREMAÇÃO DE CORPOS? POR NAFTALI SILBERBERG


A Halachá, Lei Judaica, é inequívoca de que os mortos devem ser sepultados na terra

. Pergunta:

Estou no processo de fazer arranjos para meu local de descanso final. Na minha família, alguns dos meus parentes optaram por um tradicional enterro judaico, enquanto outros escolheram a cremação. Quando pesquisei sobre minhas opções, descobri que o Judaísmo se opõe veementemente à cremação. Poderia por favor me explicar as origens e motivos dessa atitude?

14 de outubro de 2024

OS JUDEUS ACREDITAM NO CÉU OU NA REENCARNAÇÃO (OU EM AMBOS)?


Alguns pensam que a reencarnação é como repetir um ano na escola: enquanto algumas almas se formam para o outro mundo, outras são enviadas de volta para baixo para retificar as coisas. Mas não é bem assim que funciona

. Pergunta:

Se acreditamos na reencarnação, por que afirmamos que as almas vão para o céu para seu descanso final depois que elas morrem? Qual é o propósito de rezar por uma alma se ela talvez esteja ao nosso lado aqui embaixo na terra?

POR QUE TEMEMOS A MORTE? POR ARON MOSS


É assustador pensar que podemos deixar este mundo desapercebidos. Isso significaria que nossa vida inteira, tudo aquilo que conquistamos, nosso sonho e ambição, sucesso e fracasso, tudo se resumiu a nada

. Pergunta:

Minha tia não tem muito tempo de vida, e ela está falando abertamente sobre seu medo da morte. Sou como um filho para ela porque ela nunca teve filhos, e estou indo visitá-la, quem sabe pela última vez. Poderia dar-me algum tipo de orientação? Como se faz para afastar os temores de uma pessoa que está para deixar este mundo?

A ALMA E A VIDA APÓS A MORTE. PARA ONDE VAMOS? POR MANIS FRIEDMAN


A vida vive, a vida não pode morrer assim como a morte não pode viver. A alma é um ser vivo que entra em um corpo e o corpo toma emprestado a vida da alma

O que acontece depois que vivemos; existe vida após a morte? O que o judaísmo fala sobre isso? Não há espaço para debates e conjunturas sobre opiniões pessoaismas vamos procurar saber o que a Torá tem a nos dizer sobre esse assunto; o que sabemos?

ORIENTE MÉDIO: TALIBÃ PROIBE TODAS AS IMAGENS DE SERES VIVOS


As autoridades têm forçado esporadicamente os empresários a riscar os rostos de homens e mulheres em anúncios, cobrir as cabeças de manequins de lojas com sacos plásticos e embaçar os olhos de peixes (detalhe) retratados em cardápios de restaurantes

O ministério da moralidade do Talibã do Afeganistão prometeu na segunda-feira implementar uma lei proibindo a mídia de publicar imagens de todos os seres vivos, com jornalistas sendo informados de que a regra será gradualmente aplicada.

UM JUDEU DESCOBRIU A AMÉRICA: ESTUDO REVELA QUE CRISTIVÃO COLOMBO ERA UM JUDEU SEFARDITA DA EUROPA OCIDENTAL


Várias estátuas apoiam o caixão que contém os restos mortais de Cristóvão Colombo na Catedral em Sevilha, Espanha


O explorador do século XV Cristóvão Colombo era um judeu sefardita da Europa Ocidental, disseram cientistas espanhóis no sábado (12), após usar análise de DNA para resolver um mistério centenário.

10 de outubro de 2024

ALUNOS DA UNIVERSIDADE PUC-RIO CRIAM MOVIMENTO ONLINE EM PROL DOS JUDEUS SEQUESTRADOS PELO HAMAS


A guerra completou um ano na última segunda-feira (7), e foi lembrada pelos estudantes em um vídeo publicado nas redes sociais

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) realizaram um movimento nas redes sociais para lembrar dos judeus assassinados ou que ainda estão sequestrados, após ataque do grupo Hamas ao sul de Israel. A guerra completou um ano na última segunda-feira (7), e foi lembrada pelos estudantes em um vídeo publicado nas redes sociais.

9 de outubro de 2024

A PRIMEIRA PALAVRA DA TORÁ: BE'RESHIT (בְּרֵאשִׁית)


A parashá Bereshit ("No início", "na cabeça") é a primeira porção da Torá e busca narrar a criação do mundo por Deus, assim como a origem de todas as coisas


Bereshit (בְּרֵאשִׁית; romaniz.: bə·rê·šîṯ, palavra formada por בְּ, significando 'no' ou 'na' + רֵאשִׁית, significando 'início' ou 'cabeça'; ou seja, 'no início'  é a primeira palavra do Sefer Bereshit (que os cristãos conhecem como Livro do Gênesis), o primeiro livro da Torá, sendo, portanto a primeira palavra de todo Sefer Torá - texto sagrado fundamental do judaísmo, que, em forma impressa, é acompanhado dos demais livros do cânone judeu, formando o TaNak (TNK), que os cristãos conhecem como sendo o Antigo Testamento.

7 de outubro de 2024

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: PALESTINO RADICALIZADO É MORTO APÓS SER LIBERADO NA TRÉGUA EM GAZA


Wael Masha, de 18 anos, aliou-se ao grupo terrorista Hamas após sua libertação de uma penitenciária em Israel


Recém-libertado de uma prisão israelense, Wael Masha comemorou apoiado nos ombros de seus amigos nas ruas do campo de refugiados palestinos de Balata, na Cisjordânia, antes de retornar à sua casa e beijar os pés de sua mãe. Menos de um anos depois, os mesmos amigos carregaram o corpo deste jovem de 18 anos pelas mesmas ruas, depois de ter sido morto em um bombardeio pelas forças israelenses, que o descreveram como um perigoso militante armado.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA "SELÁ" (סֶלָה)


O termo não pode ser confundido com sela‘ (em hebraico: סֶלַע), que significa "rocha" e era o nome de uma cidade dos tempos bíblicos


Selá (em hebraico: סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na Bíblia hebraica, predominantemente em Livro de Salmos mas também no de Habacuque. Trata-se de uma instrução sobre a leitura do texto, mas seu significado exato ainda é debatido.

23 de setembro de 2024

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: EXPLOSÕES DE DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO NO LÍBANO


As explosões ocorridas na terça e quarta-feira foram um duro golpe para a milícia pró-iraniana, que culpou Israel e prometeu vingança

Centenas de pagers e walkie-talkies pertencentes a membros do movimento islamista Hezbollah explodiram em todo o Líbano nesta semana, em um ataque sem precedentes que matou 37 pessoas e feriu mais de 2.900.

O TEMIDO INSTITUTO DE INTELIGÊNCIA E OPERAÇÕES ESPECIAIS DE ISRAEL: O QUE É O MOSSAD?


O Mossad é responsável pela coleta de informações, operações secretas e contraterrorismo

O Instituto de Inteligência e Operações Especiais (Hebraico: המוסד למודיעין ולתפקידים מיוחדים - Transliteração: Ha-Mosád le-Modiʿín u-le-Tafkidím Meyuḥadím), popularmente conhecido como Mossad, é a agência de inteligência nacional de Israel. É uma das principais entidades da Comunidade de Inteligência de Israel, com A AMAM (inteligência militar) e Shin Bet (segurança interna).

15 de setembro de 2024

MAPA MAIS ANTIGO DO MUNDO REVELA VERSÃO DA HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ


Tábua de argila, do século 6 antes de Jesus Cristo, mostra vista aérea da Mesopotâmia, atual Iraque

O mapa mais antigo do mundo, gravado em tábua de argila na Mesopotâmia, atual Iraque, no século VI antes de Jesus Cristo, foi finalmente decifrado na sua totalidade após vários séculos de estudos.

NASCIDA EM SÃO PAULO E SEPULTADA NO CEMITÉRIO JUDAICO DE VILA ROSALI VELHO (RJ), QUEM FOI ROSELY ROTH?


Filha de pais judeus, Rosely Roth estudou tanto em escolas judaicas como não judaicas e, subsequentemente, formou-se em Filosofia (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)


Rosely Roth (São Paulo, 21 de agosto de 1959 – Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1990) foi uma ativista brasileira, considerada uma das pioneiras da história do Movimento Homossexual Brasileiro. Filha de pais judeus, ela estudou tanto em escolas judaicas como não judaicas e, subsequentemente, formou-se em Filosofia (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; vindo a graduar-se, mais tarde, em Antropologia (1985-1986) pela mesma instituição de ensino superior, quando aprofundou seus estudos em questões de vivências lésbicas e de sexualidade.

19 de agosto de 2024

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM FOSSO EM ISRAEL QUE COMPROVA HISTORIA DA BIBLIA JUDAICA


Descoberta confirma construções que tinham a função de proteger o palácio do Rei Salomão em Jerusalém

Um grande fosso descoberto por arqueólogos na Cidade de Davi, em Jerusalém, confirma narrativas descritas no livro de Reis, da Bíblia, segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e do Governo de Israel. Trata-se de uma obra com mais de 3 mil anos, cuja função era proteger o Monte do Templo e o Palácio do Rei Salomão.

ENTENDA A CERIMÔNIA JUDAICA NO ENTERRO DO APRESENTADOR SÍLVIO SANTOS


Apresentador carioca morreu na no sábado (17) e foi enterrado neste domingo (18)

O sepultamento do corpo de Silvio Santos, ocorrido neste domingo (18), foi realizado de acordo com as tradições judaicas. Filho de imigrantes judeus que chegaram ao Brasil no início do século 20, o apresentador nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ), em 1930.

LUTO NA TV: MORRE O APRESENTADOR SÍLVIO SANTOS


Senor Abravanel (סניור אברבנאל, em hebraico), nome oficial de Sílvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ)

Icônico, Senor Abravanel (סניור אברבנאל, em hebraico), natural do Rio de Janeiro (RJ) e de ascendência judaica, faleceu em São Paulo (SP), neste sábado (17), entretanto, seu legado na televisão brasileira segue eterno.

14 de agosto de 2024

YEHOSHUA, O SUCESSOR DE MOISÉS - 2406-2516 (1355-1245 AEC)


Yehoshua iniciou sua liderança após o período de 30 dias de luto por Moshê (Moisés)

Yehoshua, sucessor de Moshê e conquistador da Terra de Israel, nasceu no ano 2406, e viveu 110 anos. Sua liderança sobre o povo durou 28 anos. Ele pertencia à tribo de Efraim. Yehoshua foi o primeiro na linha de transmissão tradicional da Lei Oral, recebendo-a diretamente de Moshê e transmitindo-a aos Anciãos de Israel. Ele foi também o primeiro líder dos judeus em sua nova terra. Liderou os judeus nas batalhas contra os 31 reis que governaram a Terra de Canaã, e derrotou a todos, com a ajuda de D'us.

A BOCA HUMANA FALANDO A PALAVRA DE D'US


O Sefer Devarim, entretanto, foi filtrado através do intelecto de Moshê, e a ordem de seus versículos corresponde àquele do pensamento humano


. A Singularidade de Devarim:

A leitura da Torá desta semana começa dizendo1: “Estas são as palavras que Moshê falou a todo o Povo Judeu”. Notando a diferença entre este livro e os quatro livros anteriores, que são todos “a palavra de D’us”, nossos Sábios explicam2 que Moshê recitou o Sefer Devarim “por sua própria iniciativa”.

O PROFESSOR COMO HEROI - RABINO JONATHAN SACKS Z"L


Durante um mês, Moshe convocou o povo e se dirigiu a eles. Suas palavras e orientações formam a essência e o conteúdo do livro Devarim, Deuteronômio


Imagine o seguinte cenário. Você tem 119 anos e 11 meses. O fim da sua vida está à vista. Suas esperanças receberam golpes devastadores. Você foi informado por D'us que não entrará na terra para a qual tem conduzido seu povo por quarenta anos. Você foi repetidamente criticado pelas pessoas que liderou. Sua irmã e seu irmão, com quem você compartilhou o fardo da liderança, já faleceram antes de você. E você sabe que nenhum de seus filhos, Guershon e Eliezer, irá sucedê-lo. Sua vida parece estar chegando a um fim trágico, seu destino não alcançado, suas aspirações não realizadas. O que você faz?

11 de agosto de 2024

O CONCEITO DE DEUS NO PONTO DE VISTA DO FILÓSOFO JUDEU BARUCH DE ESPINOSA


Conforme o pensamento do holandês Baruch Espinosa, filho de judeus portugueses, como tudo o que existe, existe em Deus, portanto, Natureza e Deus são a mesma coisa


O filósofo Baruch de Espinosa, filho de judeus portugueses, apresenta o conceito de Deus em seu livro mais famoso a "Ética demonstrada à maneira dos geômetras". Nele, o autor afirma que, afora Deus, nada pode ser dado nem concebido e que, tudo o que existe, existe em Deus, sem Deus nada pode ser, nem pode ser concebido. Com essa afirmação Espinosa apresenta uma concepção panteísta de Deus e da Natureza. Nos Pensamentos Metafísicos, ele escreve que tudo depende da Substância divina, Deus, na qual tudo está contido.

10 de agosto de 2024

CURIOSIDADE: TODAS AS PESSOAS COM OLHOS AZUIS DESCENDEM DE UM ÚNICO SER HUMANO


Originalmente, antes da mutação no gene OCA2, a humanidade toda tinha olhos castanhos


Estudo genético afirma que a transição do pigmento castanho para o azul ocorreu devido a uma mutação genética em um indivíduo que viveu na região do mar Negro há cerca de 7.000 anos.

JUDAÍSMO: OS 10 MANDAMENTOS DE DEUS E SEUS SIGNIFICADOS


A palavra mandamento tem origem no verbo "mandar", que significa ordem ou regra. Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado


Na Bíblia Hebraica, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em 10 regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os 10 Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

O SIGNIFICADO DE "HOSANA NAS ALTURAS"


O termo surgiu em um momento da história, que é contado na Bíblia Hebraica

Hosana nas alturas é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou “te imploro”. Hosana nas alturas é uma oração a Deus, e significa: “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”. Esta expressão é bastante popular no Cristianismo assim como no Judaísmo e existem várias músicas criadas com essa expressão.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA "AMÉM"


Amém é a palavra empregada no fim de várias orações, não apenas no Cristianismo, mas também no Islamismo e Judaísmo

. O que é Amém?

Amém é um termo em hebraico, utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. Amém é uma interjeição que significa "certamente", "verdadeiramente" e "assim seja".

O SIGNIFICADO DE "SHABAT SHALOM"


Segundo a Bíblia Hebraica, o shabbat (sábado) é considerado o “dia do descanso”, sendo dedicado exclusivamente ao equilíbrio da harmonia das famílias com Deus


O "Shabat Shalom" ou "Shabbat Shalom" é uma expressão hebraica utilizada pelos judeus como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado). Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”.
Costuma ser usado entre os judeus durante o período do Shabbat, que começa ao pôr-do-sol de sexta-feira e termina no pôr-do-sol de sábado.