25 de março de 2022

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Devido ao antissemitismo prevalente nas melhores universidades dos Estados Unidos, Abram Sachar, em 1948, fundou a Brandeis University. Brandeis foi fundada com o propósito de ser uma faculdade laica para alunos judeus. A universidade foi nomeada em homenagem a Louis Brandeis, o primeiro judeu a se tornar um juiz na Suprema Corte norte-americana.

Inicialmente, o centro da comunidade judaica na Europa era a Alemanha, cujo nome na língua hebraica é “Ashkenaz”. Portanto, mesmo após os judeus terem sido espalhados pela Europa Oriental, eles continuaram a serem chamados de Ashkenazim.

Judeus chassídicos têm o costume de usar vestimentas especiais no Shabat e nas festas judaicas. Esses trajes se assemelham às roupas utilizadas pela nobreza polonesa, no século 16. Além de cobrir a cabeça com uma quipá, muitos judeus chassídicos usam um chapéu de pele, chamado de shtreimel. O shtreimel costuma ser feito de "vison".

A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu.

Qual evento foi denominado de “um outro Purim para os judeus” por um notório nazista? Foram os julgamentos de Nuremberg, onde dez nazistas foram enforcados. Antes de ser executado por crimes contra a humanidade, Julius Streicher gritou "Purimfest 1946" - uma clara referência aos dez filhos de Haman que foram enforcados.

As Leis de Purim que devem ser cumpridas são: 1. Ouvir a leitura da Meguilá (Rolo de Éster), que relata a história de Purim. 2. Doar dinheiro, pelo menos a duas pessoas pobres. 3. Fazer uma refeição festiva de Purim; de preferência deve-se comer pão e carne e beber vinho. 4. Enviar Mishloach Manot: presentes de alimentos a pelo menos uma pessoa. O Mishloach Manot deve conter, no mínimo, duas comidas – cada uma requerendo uma benção diferente.

A Rainha Esther, a heroína da festa de Purim, tinha um outro nome: Hadassah. Este nome é frequentemente adotado por hospitais e organizações judaicas, principalmente quando lideradas por mulheres. Entre todas as mulheres do Império Persa a mais bonita era Esther, uma judia.

Consta no final da história de Purim, na Megilat Esther, que os judeus mataram 75.000 de seus inimigos. É importante saber que isto não foi um ato de vingança, e sim, de autodefesa. Pela lei da Pérsia, “uma ordem do rei não poderia ser rescindida” (Esther 8:8). Portanto, o plano de genocídio de Haman contra os judeus nunca foi rescindido pelo rei. O milagre de Purim é que Achashverosh emitiu um segundo decreto permitindo que os judeus se defendessem contra seus inimigos (Esther 8:11). Na tradição judaica, a morte de outras pessoas nunca pode ser celebrada. Por este motivo, a festa de Purim não é comemorada no dia em que os judeus derrotaram seus inimigos, mas no dia seguinte.

Dia 7 de Adar, é a data de aniversário e de falecimento de Moshé Rabenu, Moisés, o maior profeta na história da humanidade. Moshé nasceu no Egito, no dia 7 de Adar, no ano de 2368 (1393 AEC). Ele faleceu aos 120 anos, em 7 de Adar, no ano de 2488 (1273 AEC).

O Talmud afirma que “quando entra o mês de Adar, nós aumentamos em alegria”. O principal motivo disto é que foi no mês de Adar que ocorreram os eventos que celebramos em Purim. Nossos Sábios revelam que o mês de Adar é uma época de sorte para o povo judeu; por exemplo, se um judeu tiver um julgamento em um tribunal, ele deve tentar marcá-lo no mês de Adar.

Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.

A praga da escuridão no Egito ocorreu no primeiro dia do mês hebraico de Adar, no ano de 1313 AEC. Os egípcios foram punidos por não seguirem a ordem de D'us que os ordenou permitir que os judeus saíssem do país. A escuridão era tamanha que os egípcios nem conseguiam se mover; mas nos lares judaicos no Egito havia bastante luz.

Pouco antes de sua morte, o ditador Joseph Stalin planejava exilar todos os judeus da União Soviética. Nos notórios “Julgamentos dos Médicos”, médicos judeus foram acusados de conspirarem contra Stalin. Essas acusações falsas tinham o propósito de fomentar a ira da população contra os judeus, facilitando a expulsão de todos eles do país.

Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade. Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.

El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque.

O autor judeu Sholom Aleichem escreveu estórias em Idishe – tristes e alegres – sobre o shtetl, o pequeno vilarejo onde viviam judeus. Ele descreveu o mundo judaico do shtetl – os conflitos, as alegrias e as tensões enfrentados pelos judeus no dia a dia. Uma das mais famosas estórias de Sholom Aleichem é sobre Tevye, o leiteiro, e suas filhas. Esta estória serviu como base do clássico “O Violinista no Telhado”.


. Fonte:

Revista Morashá - http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html



Nenhum comentário: