20 de maio de 2023

SEFARAD (ESPANHA): 1391-1492


O Castelo de Alcazar, Segóvia, Espanha

Os anos de 1391 e 1492 foram determinantes na história dos judeus de Sefarad, denominação em hebraico para a Península Ibérica. Em 1391 ocorreu a explosão da violência antijudaica, dando início à torrente de conversões forçadas de judeus ao Cristianismo e a uma profunda crise religiosa e social. e, 1492 foi o trágico ano em que os Reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela promulgaram o édito de Expulsão que pôs um fim na presença judaica na região.

AJUDA HUMANITÁRIA EM PAUTA: ISRAEL FAZENDO A DIFERENÇA


O terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi o mais mortal ocorrido na Turquia desde 1939 e o sexto desastre natural mais letal neste século


No dia 7 de fevereiro, horas após um devastador terremoto atingir a Turquia e a Síria, Israel comunicou ao governo turco sua intenção de enviar auxílio. Menos de 24 horas depois, as primeiras equipes israelenses da operação “Ramos de Oliveira” já estavam a postoS. A operação na Turquia é a 31a expedição de ajuda humanitária empreendida pelas unidades de Busca e Resgate das Forças de Defesa de Israel.