25 de março de 2023

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu.

O SEDER (A CEIA) DE PESSACH E O COPO DE ELIAHU HANAVI


O que representa o quinto copo? Um dos componentes místicos do Seder de Pessach é o Copo de Eliahu


Um dos componentes místicos do Seder de Pessach é o Copo de Eliahu - o quinto copo de vinho que servimos, mas do qual não bebemos - em homenagem a Eliahu HaNavi - o profeta que anunciará a vinda de Mashiach. A tradição judaica nos ensina que o Profeta Eliahu visita todos os Sedarim. com o Copo de Eliahu, essa cerimônia não apenas celebra a redenção histórica do Povo Judeu da escravidão egípcia, mas também chama a atenção para sua futura redenção.

OS JUDEUS QUE CRIARAM HOLLYWOOD - POR ZEVI GHIVELDER


A cena na rua em frente ao Warners' Theatre na abertura do filme "O Cantor de Jazz", estrelado por Al Jolson, Nova York, junho 1927


Diz a lenda que quando Jack Warner era jovem, propuseram-lhe comprar um cinema, isso ainda no tempo dos filmes mudos. Indeciso, pediu o conselho da mãe. A sábia senhora, judia imigrante, foi concisa: “se o freguês paga antes de ver a mercadoria, pode comprar que é bom negócio”.