25 de agosto de 2018

POR QUE ESCREVEMOS EM HEBRAICO DA DIREITA PARA A ESQUERDA?


Nos ensinamentos cabalísticos, a direita representa o atributo de chessed (bondade) e a esquerda, guevurá (severidade)

Uma teoria popular é que o hebraico é escrito da direita para a esquerda porque, nos tempos antigos, ao gravar palavras numa pedra, o gravador segurava o martelo na sua mão mais forte (geralmente, a direita) e o cinzel na mão esquerda, tornando mais fácil escrever da direita para a esquerda.
À medida que as ferramentas da escrita se desenvolveram até incluir tinta sobre pergaminho ou um estilo no gesso, os escribas começaram a escrever a partir da esquerda para não borrar as letras. No entanto, quando isso aconteceu, o hebraico e outros idiomas semíticos já estavam “gravados na pedra”, por assim dizer, portanto continuaram a ser escritos da direita para a esquerda.

POR QUE O JUDAÍSMO ATUALMENTE NÃO É PROSELITISTA (MISSIONÁRIO)?


A Torá apresenta 7 mitsvot (obrigações/deveres) para os não-judeus observarem

. Pergunta:

Por favor, perdoe minha ignorância, mas pode dizer-me por que o povo judeu não encoraja ativamente o restante da sociedade a converter-se (Guiur = imigrar) ao Judaísmo, dessa forma divulgando o conhecimento e a sabedoria de D'us e da Torá para o restante da humanidade? Não seriam os objetivos do Judaísmo – trazer paz, harmonia, amor, entendimento e perfeição espiritual ao mundo – ser melhor e mais rapidamente atingidos se a sabedoria da Torá fosse compartilhada com uma parte maior da sociedade, ao invés de ser "restrita" àqueles que nasceram ou se converteram oficialmente ao Judaísmo?

QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA "ALELUIA"? (הַלְּלוּיָהּ)


Aleluia é uma transliteração da palavra hebraica הַלְּלוּיָהּ (Halləluya em hebraico padrão), que significa "Louvem! Adorem! (הַלְּלוּ) Deus (יָהּ)"; ou "Ame (הַלְּלוּ) o Senhor (יָהּ)"

. O significado da palavra "Aleluia" (הַלְּלוּיָהּ):

Termo de origem hebraica, que é a soma de "hallal" (que significa louvor), mais "yah" (que significa YAHWEH, de forma abreviada), portanto ALELUIA significa "louvor ao Senhor". No hebraico a palavra é hifenizada, de tal modo que os dois elementos aparecem distintos, porém nos demais idiomas, tornou-se um termo composto.

23 de agosto de 2018

OS FAMOSOS NO BRASIL E A CABALÁ (קַבָּלָה)


Ronaldo, Bia Antony, Wanessa Camargo e
Jesus Luz: fisgados pelos ensinamentos da Cabalá

Foi-se o tempo em que a cabala (pronuncia-se cabalá) era conhecida pelos brasileiros apenas como a filosofia de vida de superestrelas como Madonna, Demi Moore e Naomi Campbell. Nos últimos anos a prática tem ganhado cada vez mais adeptos brasileiros. A procura por cursos, por exemplo, dobrou entre 2010 e 2011 em todos os cinco grandes centros de estudo de cabala ouvidos por ISTOÉ. Multiplicam-se as correntes do ensino milenar judaico e, com elas, ampliam-se as opções para quem quer segui-la. 

22 de agosto de 2018

CABALÁ (קַבָּלָה): MENTIR PARA SI MESMO


Em que área de sua vida você está se enganando?

Há muitos anos atrás um homem chamado David era funcionário de um milionário que morava numa enorme mansão. David não era lá muito inteligente e tinha uma queda forte pela bebida. Um dia o patrão viajou e os outros funcionários se uniram para pregar uma peça em David. Primeiro fizeram com que bebesse uma garrafa inteira de vodka. Quando caiu no sono, colocaram David para dormir na cama do patrão.

CABALÁ (קַבָּלָה): O "AMOR" DE 2 IRMÃOS


O que realmente aconteceu entre Cain e Abel?

Dois irmãos eram proprietários de terrenos lado a lado. Um dia um tesouro valioso foi encontrado bem na fronteira entre seus terrenos. Os irmãos começaram a discutir a localização exata do tesouro encontrado, e cada um tentava provar que o tesouro estava no território pertencente ao outro. Os dois estavam convencidos de que a fortuna tinha que pertencer ao outro. Não discutiam exigindo a posse do tesouro. Pelo contrário, cada um argumentava que o tesouro pertencia ao irmão. Quando o Criador viu que cada um deles queria dar a fortuna ao irmão, disse: "é neste lugar que o Templo deve ser construído".

CABALÁ (קַבָּלָה): BATE-PAPO SOBRE A EXISTÊNCIA


Nós somos almas, somos faíscas divinas que descemos ao mundo físico para fazer uma correção

O Zohar ensina que antes de a alma nascer ela aprende toda a verdade sobre a existência. Fica sabendo as recompensas que vem como resultado das boas ações e dos castigos que sofrem os que cometem más ações. Antes de descer ao mundo, a alma vê os espíritos bondosos em sua glória no paraíso, e vê também os perversos gritando de dor em seu sofrimento. A alma que vai nascer tem total clareza de que realmente existe justiça no mundo e que há de fato uma lei de causa e efeito em ação.