4 de dezembro de 2020

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


. Dermatologistas descobriram que algumas substâncias químicas encontradas no Mar Morto são benéficas para o tratamento de pele. Vários hotéis e spas foram fundados em Israel, em proximidade ao Mar Morto, para turistas que procuram tratamento de pele. A composição das águas do Mar Morto é tão concentrada de sal que é impossível se afundar por completo nelas.

3 de dezembro de 2020

LUZES SOBRE OS ESCRITORES E ARTISTAS DE LÍNGUA IÍDICHE


Ensaio para introdução ao ensaio Iídiche, 1919-20, Marc chagall 

O iídiche, enquanto língua de origem e tradicional, era amplamente difundido entre os imigrantes judeus da Europa Oriental e Central que, ao chegarem ao Brasil, continuavam a empregá-lo na vida privada e em público, nos encontros familiares e comunitários. Por Maria Luiza Tucci Carneiro. Ela é historiadora e professora do Departamento de História, FFLCH- Universidade de São Paulo. Autora dos livros: Cidadão do Mundo: o Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo (Perspectiva, 2020); Dez mitos sobre os Judeus (Ateliê Editorial, 2ed. 2020); Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall, em coautoria com Celso Lafer (Ateliê Editorial, 2004), dentre outros.

ENSINAMENTOS JUDAICOS PARA SUPERAR OS DESAFIOS DA VIDA


Uma pessoa triste acaba se acomodando – acostumando-se à situação, mesmo que seja desconfortável ou nociva

O judaísmo acredita que o homem pode mudar a situação em que se encontre, bem como a tristeza e a depressão através de seus pensamentos, palavras e ações e, principalmente, tendo absoluta fé em que D'us é mais poderoso do que qualquer situação que se esteja vivendo. Pelo Rabino Gabriel Aboutboul, que é rabino da Sinagoga de Ipanema no Rio de Janeiro (RJ) e palestrante.

JUDEUS SÃO DESTAQUE NO PRÊMIO NOBEL DE 2020



A lista dos judeus laureados com o Prêmio Nobel de 2020 incluiu Harvey J. Alter, Medicina; Paul Milgrom, Economia; e Lousie Glück, Literatura

Os cientistas judeus continuam brilhando e aumentando nosso escore de Prêmios Nobel, que já chega a 208 em meio a mais de 900 laureados – sendo que representamos meros 0,002% da população mundial.

30 de novembro de 2020

A REVELAÇÃO DE DEUS A MOISÉS (משה) ATRAVÉS DO ARBUSTO ARDENTE


A sarça (arbusto) ardente ilustra o que os teólogos chamam de transcendência e imanência de Deus

Um dos eventos mais significativos na vida do povo hebreu na história redentiva é o êxodo. Entretanto, por mais importante que o êxodo seja, é ainda mais importante para nós ver que, em Êxodo 3, Deus revela a magnificência majestosa do caráter dele. É uma magnificência que contém duas verdades gloriosas, indissociavelmente ligadas, sem as quais o Deus cristão não poderia ser entendido ou adorado. Por mais importante que a salvação de Israel do Egito seja, ela não poderia ser devidamente entendida a menos que seja enquadrada dentro da revelação do caráter duplo de Deus, conforme expresso pela própria declaração de Deus e conforme revelado na sarça (arbusto) ardente.

QUEM FORAM SANSÃO (שִׁמְשׁוֹן) E DALILA (דְּלִילָה‎)?


Sansão (שִׁמְשׁוֹן) foi levado ao templo de Dagôn, onde ficou amarrado a dois pilares que sustentavam o enorme palácio

Sansão foi um hebreu de força extraordinária, e sua história está relatada na bíblia. Ele chegou a ser noivo de uma moça filistéia, que foi morta logo após o casamento justamente durante uma tentativa de matarem Sansão. Pois ele, com toda sua força representava uma ameaça para os filisteus. A irmã de sua noiva que veio a falecer, Dalila, veio a se casar com ele. Dalila amava Sansão, mas apesar disso teve grande ambição e aceitou revelar o segredo da força do próprio marido por metais e riqueza.

29 de novembro de 2020

RADICALISMO & FANATISMO RELIGIOSO: 5 MIL ANOS DE HISTÓRIA FORAM AMEAÇADOS


Nos últimos anos, o Estado Islâmico levou a cabo uma verdadeira “limpeza cultural” nos locais conquistados. Entre as “vítimas” estão muitos lugares sagrados do judaísmo

Desde o final de maio deste ano de 2015 tem circulado a notícia de que a antiga tumba do Profeta Nahum Elkoshi está sob ameaça de destruição pelos militantes do Estado Islâmico (EI), que estão controlando a antiga cidade assíria de Al Qosh, ao norte de Mosul (Iraque). A tumba está localizada a cerca de 5.000 km da frente de combate onde as forças curdas lutam contra o EI.