15 de julho de 2023

CONVERSÃO AO JUDAÍSMO (GIYUR) E IMIGRAÇÃO PARA ISRAEL (ALIÁ)


O Ministro do Interior processa pedidos de imigração, em que também há procedimentos especiais para determinar se a conversão é “sincera”


A questão: “Quem é judeu?” é uma discussão fundamental em Israel. De acordo com a Lei do Retorno de 1950, todo judeu tem direito de fazer Aliyah para Israel. Na prática, porém, a situação é um pouco o mais complexa. O Estado de Israel não quer que todas as pessoas do mundo imigrem para Israel simplesmente dizendo que são judeus. Receber um certificado de um rabino não deveria ser suficiente para permitir a Aliyah depois da conversão ao Judaísmo. Muitas pessoas poderiam fazer conversão visando apenas a imigração para Israel.

ESCRITO HÁ 1.100 ANOS: CODEX SASSOON, O MANUSCRITO MAIS ANTIGO DO TANACH


O Codex foi escrito a mão por um único escriba entre os séculos 8 e 9 e, em maio de 2023, passou a fazer parte do acervo do ANU – Museu do Povo Judeu, em Tel Aviv, Israel


O Codex Sassoon, provavelmente a cópia mais antiga e completa do Tanach1 – a obra sagrada fundamental do Judaísmo – foi vendido por 38 milhões de dólares em leilão pela Casa Sotheby’s, em Nova York, no dia 17 de maio de 2023. Um dos manuscritos mais caros já vendidos, o Codex passa a fazer parte do acervo do ANU – Museu do Povo Judeu, em Tel Aviv, Israel.

A CONSEQUÊNCIA E O PREÇO PAGO POR OUSAR E INSISTIR EM SER DIFERENTE: ANTISSEMITISMO NOS EUA


O Antissemitismo possui raízes históricas profundas

Ícone global da democracia e destino histórico da busca por liberdade religiosa, os Estados Unidos testemunham o avanço do antissemitismo, alimentado, como de hábito, por teorias conspiratórias, impulsionadas com mais intensidade na era das redes sociais. O número de eventos antissemitas em 2022, com aumento de 36% em relação ao ano anterior, atingiu seu patamar mais alto desde 1979, início de monitoramento feito pela Liga Antidifamação.