12 de janeiro de 2018

QUEIMADO NA FOGUEIRA DA INQUISIÇÃO - GÊNIO DA DRAMATURGIA - ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA: O JUDEU


Antônio José da Silva, conhecido como "O Judeu" (Rio de Janeiro, 8 de Maio de 1705 - Lisboa, 19 de Outubro de 1739)

Antônio nasceu numa fazenda nos arredores do Rio de Janeiro e mudou-se para a Candelária, no centro da capital, com a família. Batizado, mas de origem judaica, foi vítima da perseguição que dizimou a comunidade dos cristãos-novos do Rio de Janeiro em 1712. Em Lisboa, o dramaturgo e escritor foi preso pela Inquisição portuguesa com a mãe, tia, irmão (André) e a esposa, Leonor Maria de Carvalho, que se encontrava grávida. Viria a morrer na fogueira às mãos da Inquisição, num Auto-de-Fé. A sua vida é retratada no filme luso-brasileiro: O Judeu (1995).

11 de janeiro de 2018

O QUE É ALIMENTO PARVÊ/PAREVE?


As embalagens dos alimentos parvê/pareve geralmente apresentam também a letra "U" no interior de um círculo

Os alimentos que não são nem carne nem leite são chamados parvê/pareve (neutros). Isto significa que eles não contêm carne nem leite, nem em seus derivados, e que não foram cozidos ou misturados com nenhum alimento de carne ou de leite.

OS TIPOS DE PEIXE/PESCADO QUE A LEI JUDAICA (HALACHÁ) PERMITE O CONSUMO (CASHER)


"Podereis comer de tudo o que vive nas águas, seja nos mares ou nos rios, desde que tenha nadadeiras e escamas" (Vayicra' XI:9)

Peixe é um alimento "parve", neutro. Somente peixes que têm tanto nadadeiras como escamas são Casher (apropriados para o consumo). O Talmud cita que todos os peixes que apresentam escamas possuem também nadadeiras, entretanto, a presença de nadadeiras não indica que possuem escamas.
A definição de nadadeiras e escamas deve ser conforme designada pela Lei judaica. Nem tudo o que é normalmente chamado de escama está de acordo com o padrão da Torá. Portanto, certifique-se de comprar peixe somente de um peixeiro que esteja familiarizado com os tipos de peixes Casher.

7 de janeiro de 2018

CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL - CJB: A MUDANÇA DOS JUDEUS PARA A ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO


A Congregação Judaica do Brasil (CJB) foi o primeiro centro judaico/Sinagoga na Barra da Tijuca, seguindo logo depois o Clube Adolpho Bloch e a Escola Liessin/S. Aleichem

. História:

Fundada em junho de 1989, a Congregação Judaica do Brasil (CJB) compunha-se do amalgama de dois grupos: egressos da ARI que acompanhavam o rabino Nilton Bonder e ativistas da Barra da Tijuca que buscavam a criação de uma Sinagoga e de um primeiro centro judaico na Barra. A CJB foi este primeiro centro, seguindo-se logo depois o Clube Adolpho Bloch e a Escola Liessin/S. Aleichem.
Inicialmente, o grupo que acompanhava o Rabino Nilton Bonder utilizou espaços itinerantes tal como a ASA (Associação Scholem Aleichem) e o Lar da Velhice de Ipanema. Lá foi recebida a primeira Torá da sinagoga cedida pelo World Council of Synagogues. A primeira sede à rua Conde D'e foi utilizada por pouco mais de um ano. Foi então efetuada a compra da sede na Rua Prof. Milward em 1990 e uma reforma no ano de 1994. Grandes encontros com a presença de Reb Zalman foram realizados em Buzios, Mauá e no Rio de Janeiro.

PERGUNTA: QUAL É O CONCEITO DE "LIVRE ARBÍTRIO" NO JUDAÍSMO?


D’us equipa cada alma com as virtudes e componentes necessários para o cumprimento de sua missão singular

Resposta:

A Cabalá (קַבָּלָה) nos explica que antes de uma alma descer para este mundo já é anunciado no céu quem serão os seus pais, com quem vai casar e qual será o grau de sua inteligência, beleza, saúde e riqueza. D’us equipa cada alma com as virtudes e componentes necessários para o cumprimento de sua missão singular. Estas facetas da vida humana são determinadas por D’us e nós não escolhemos.