24 de novembro de 2023

CURIOSIDADE: A SINAGOGA "ESPANHOLA" DE PRAGA


Seu nome se refere, provavelmente, ao estilo arquitetônico neomourisco, inspirado na arte do período islâmico, na história espanhola


Construída em 1868, a Sinagoga Espanhola de Praga é uma das mais bonitas da Europa. Seu nome se refere, provavelmente, ao estilo arquitetônico neomourisco, inspirado na arte do período islâmico, na história espanhola. Ao visitar as sinagogas de Praga, é possível vivenciar a longa história dos judeus da cidade. Suas estruturas físicas são testemunhas silenciosas da vida judaica no período em que foram erguidas, reformadas ou, por vezes, reconstruídas. O tamanho, localização e estilo arquitetônico nos revelam fatos importantes sobre o grau de religiosidade, o momento histórico, as restrições legais impostas pelos governantes assim como as preferências estéticas e o status econômico de seus membros.

NOSSA HISTÓRIA: JUDEUS DE PRAGA - DO SÉCULO 10 À EMANCIPAÇÃO


O primeiro documento que menciona a existência de Praga é datado de 965-6 e foi escrito por um judeu espanhol, Abraham ben Jacob de Tortosa, conhecido como Ibrāhīm ibn Ya’qūb

A comunidade judaica de Praga, criada na Alta Idade Média, é a mais antiga da Boêmia. Sua história é marcada por profundo antissemitismo cuja intensidade reflete os problemas sociais e econômicos de cada período histórico. Entre os séculos 17 e 19, no entanto, Praga se tornaria um importante centro judaico.
A capital da República Checa, Praga, é um dos centros urbanos mais antigos da Europa Centro-Oriental. A presença de judeus na região remonta à Antiguidade. De acordo com o historiador checo V. V. Tomek, os primeiros a se aventurarem na Boêmia eram mercadores que seguiam as legiões romanas. Não se tem certeza, porém, quando foram estabelecidos os primeiros assentamentos judaicos.

VOCÊ SABIA? NA CIDADE DE TEL AVIV ESTÁ LOCALIZADO O MAIOR MUSEU JUDAICO DO MUNDO


O nome “ANU” é uma referência ao pronome pessoal, em hebraico, que se refere à primeira pessoa do plural, “nós”


Depois de 10 anos de muito trabalho, foi reinaugurado em 2021 aquele que está sendo considerado o maior e mais abrangente museu judaico do mundo, ANU – Museu do Povo Judeu, contando com mais de 6.690 metros quadrados de galerias.

19 de novembro de 2023

OPINIÃO: A CULPA É DA VÍTIMA (POR NUNO VASCONCELLOS) - nvasconcellos@igcorp.com.br


O Brasil e o mundo parecem se esquecer de que a guerra começou com o atentado do Hamas e querem fazer de Israel o único responsável pelas mortes em Gaza

As tentativas de livrar os terroristas do Hamas de qualquer responsabilidade e de construir uma “narrativa” que faça de Israel o único culpado pelas mortes que acontecem neste momento no Oriente Médio cresceram nos últimos dias.