11 de abril de 2010

TATUAGEM E JUDAÍSMO




Fonte: Internet

Se você é do tipo inovador que gosta de realizar trocas em sua vida mudando seu guarda roupa, a marca de seu carro ou o destino de suas férias no próximo verão, tudo bem. Mas se as mudanças que você busca em sua vida são daquelas radicais, que talvez tornem-se quase irreversíveis, pesquise em exaustivas consultas ver se realmente vale a pena a aventura...e o risco!
A Torá declara explicitamente que "não farás tatuagem em seu corpo."

A moda "Tatoo" se espalhou. E hoje vemos as mais assombrosas ou discretas, discrepantes ou ocultas formas de tatuagem nos mais estranhos, ou normais, tipos de pessoas. Mas antes de se entusiasmar com a idéia: consulte sua fonte. Qual a posição do judaísmo sobre isto?

A Lei Judaica proíbe a tatuagem. A Torá declara explicitamente que "não farás tatuagem em seu corpo." (Vayicrá 19:27).




Esta é uma prática judaica aceita, por estar escrita no Código da lei Judaica - Yoreh Deah 180:1.

"D'us fez o homem à Sua imagem" (Bereshit 1:26). Evidentemente, isso não significa que D'us Se parece conosco, mas sim que nosso corpo é uma expressão finita da infinita sabedoria de D'us. Um Midrash diz até que Avraham entendeu todas as mitsvot ao olhar para as partes diferentes de seu corpo! E como disse Job: "Em minha carne, eu vejo D'us" (Job 19:26).

Imagine que você possui uma casa com uma enorme janela de vidro com vista para um lindo lago. Você pode ver claramente as árvores, os cisnes e garças e ao longe o contorno das montanhas. Agora imagine uma criança pequena suja de chocolate passando as mãos meladas por todo o vidro. Quando você olha pela janela, o que vê?

Nada! Nada além de uma camada de sujeira, chocolate, e um esboço de uma paisagem desmantelada, borrada ao fundo.

O corpo é uma janela da alma, que por sua vez é uma centelha do Infinito. Você vai querer sujar sua janela e cobri-la com marcas de mãos e borrões?

8 comentários:

ciccero klima disse...

Acho interessante a postura de algumas pessoas, eu tenho reservas com alguma religião ou etnia quaisquer que seja,mas é notório a desinformação de alguns ao dizer-se orgulhosos em relação a comunidade Judaica no Brasil deveriam ler mais, uma pena, porque os Judeus não responderam a todas as perguntas, Judeus não são coitados como querenm se passar, afinal que interesse tem uma nação (Israel) colocar nos vossos passaportes o gentílico "JUDEU" e porque "comprar" toda a imprensa mundial, cinema, e querer estar a frente de tudo o que se diz finanças...antigamente isso chamava-se "conspiração" acho que ainda vale isso. Eu tenho as minhas reservas contra varias etnias e religiões e em maior grau a Judaica. Sou honesto....

Anônimo disse...

Sr. Ciccero K. Lima;

Você se julga "sincero", mas se alguém que não gosta do Judaísmo, Judeus ou o que tenha a ver com a Cultura Judaica por que perder tempo e visitar um site justamente sobre o assunto? É inveja? Recalque? Vontade de ser diferente? Infância mal resolvida?
Tal comportamento me parece incoerente com a sua "honestidade", mas a solução é simples: Basta visitar outros sites não judaicos e confraternizar com pessoas que pensam como você e deixar os Judeus em paz.

Júnior disse...

Saudações: As leis foram dadas a Moisés par ao povo HEBREU num determinada situação e circunstância, ou seja, tendo em vista os povos vizinhos se cortarem e fazerem incisões por causa de seus deuses, porém D'us não queria isto, o que Ele queria era SANTIDADE (Lv.19:2) porque D'us é santo. A palavra קַעֲקַע "ka'aka" é usada no texto para incisão e marca, aparecendo neste versículo que mencionaste somente uma vez. A tradução para português como tatuagem tem sido usado somente nos últimos anos. Será que a ideia de marca e incisão para o povo HEBREU naquela altura é a mesma ideia e a mesma coisa de que tatuagem hoje?? E o que dizer do versículo anterior que diz para não cortar as pontas da barba? Quanto judeus HOJE fazem isto? Eu não creio que toda a lei é extensível aos dias que correm, algumas coisas, ou partes da lei foi para um tempo no lugar e no espaço e que produziu confiança em D'us para os receptores primários.
Abraços!

Anônimo disse...

Senhores (as):
Leio muito e quanto mais o faço, mais me encanto com a história do povo Hebreu/Israelita/Judeu. Principalmente, da forma como se relacionam com Deus. De forma alguma eles se consideram coitadinhos, pelo contrário, são pessoas trabalhadoras e honradas. Quanto a ocuparem posições de destaque neste mundo, creio que é porque tudo o que fazem, fazem como se fizessem ao próprio criador, ou seja, muito bem feito. Em tempo: Não tenho o privilégio de ser judia.

CONSULTANGELO disse...

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1,3
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29
Faço minha essas palavras e silencio a minha mente. "Ribonno SHE ALAIM" - Breslov tem me encantado com suas palavras e fluir bons pensamentos antes que me perca com as opiniões desse mundo. Ajude-me nesse caminho!?

CONSULTANGELO disse...

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1,3
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29
Faço minha essas palavras e silencio a minha mente. "Ribonno SHE ALAIM" - Breslov tem me encantado com suas palavras e fluir bons pensamentos antes que me perca com as opiniões desse mundo. Ajude-me nesse caminho!?
Eu sou André Ângelo consultangelo

Anônimo disse...

eu 25 e 5 tatuagens, fiz a primeira com 18 anos, quando estava afastado do judaismo, nao cumpria shabat, comia porco, nao conhecia a torah.
nao arrisco dizer se hoje as faria ou nao, sabendo do que diz a torah em relacao a marcas no corpo. o que quero saber é se o fato de na epoca eu nao conhecer a torah antes de fazer as tatuagens me "absolve"?

isso significa algo?

Unknown disse...

Caro Ciccero Kilma, você é tão ignorante em sua "honestidade". Prova disso é a sua ingenuidade em se expor com uma declaração tão leviana....... Estude mais e entenda mais sobre história e religião para depois escrever algo do tipo. Evite passar por vexames do tipo.