8 de outubro de 2021

SOLUÇÃO FINAL: O PLANO NAZISTA DE EXTERMÍNIO DOS JUDEUS NA EUROPA


Cinco jovens desnutridos num campo de concentração na Alemanha durante o período de liberação pelos EUA no final da Segunda Guerra Mundial

A Solução Final foi o plano criado por Himmler e Heydrich que esquematizou o extermínio de milhões de judeus por fuzilamento e morte nas câmaras de gás. A chamada “solução final” foi o nome dado pelos nazistas ao plano de genocídio colocado em prática contra os judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial, no Holocausto. O plano voltava-se, principalmente, para a política de erradicação total da população de judeus da Europa, porém, é importante lembrar que, no Holocausto, além de judeus, foram executados ciganos, testemunhas de jeová, homossexuais, doentes mentais e negros.

O QUE É SIONISMO?


Theodor Herzl, jornalista húngaro considerado o fundador do movimento conhecido como sionismo político

Sionismo é um movimento político que surgiu no final do século XIX e que defendia a formação de um Estado Nacional próprio para os judeus na Palestina. Sionismo, também conhecido como sionismo político, é o termo utilizado para se referir a um movimento político que surgiu na comunidade judia europeia no final do século XIX e que defendia a ideia da formação de um Estado Nacional que abrigasse os judeus na Palestina. A partir dessa definição, é importante esclarecer que, quando surgiu, o sionismo não tinha apenas um caráter nacionalista, mas era um movimento que visava colonizar definitivamente a Palestina.

7 de outubro de 2021

HISTÓRIA GERAL: MASSACRE DE BABI YAR - O EXTERMÍNIO DOS JUDEUS DE KIEV (UCRÂNIA)


Monumento em homenagem às vítimas do Massacre de Babi Yar em Kiev, na Ucrânia

Após conquistarem a cidade de Kiev em 1941, os nazistas iniciaram o projeto de extermínio dos judeus que ficou conhecido como Massacre de Babi Yar. O Massacre de Babi Yar é considerado o maior extermínio cometido ao longo da Segunda Guerra Mundial. Durante esse massacre, realizado em 29 e 30 de setembro de 1941, os nazistas realizaram o fuzilamento de mais de 33 mil judeus em pouco mais de 36 horas. Esse episódio ocorreu em Kiev durante as primeiras semanas de ocupação nazista na cidade ucraniana. O Massacre de Babi Yar é um dos símbolos da extensão e da crueldade dos crimes cometidos pelos nazistas.

ANTISSEMITISMO TROPICAL: POLÍCIA INVESTIGA EXISTÊNCIA DE GRUPOS NEONAZISTAS APÓS PRISÃO DE HOMEM NO RIO DE JANEIRO (RJ)


Aylton Proença confessou, em depoimento, que faz parte de grupos extremistas espalhados pelo Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ) vai investigar a existência de grupos neonazistas que atuam no Brasil. O inquérito policial foi instaurado na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) após a prisão de Aylton Proença Doyle Linhares, na terça-feira (5), suspeito de tentar estuprar um menino de 12 anos. Na casa dele, em Vargem Grande, bairro na Zona Oeste da capital fluminense, foi apreendido vasto material nazista, como armas, munições, bandeiras, uniformes e até mesmo uma carteirinha de partido nazista com a foto dele.

3 de outubro de 2021

SINAGOGA REABRE AS PORTAS PARA VISITAÇÃO PRESENCIAL NO CENTRO DO RECIFE (PE)


Ao reabrir suas portas, o Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel oferece aos visitantes um passeio pela história da presença judaica em Pernambuco

O Museu Sinagoga Kahal Zur Israel, localizado na Rua do Bom Jesus, bairro do Recife, Pernambuco, anunciou a reabertura neste domingo (3), após um ano e seis meses de pausa por conta da pandemia da Covid-19. O local estará aberto para receber o público de forma presencial para grupos de até 25 pessoas a cada horário.