16 de dezembro de 2017

UMA INTRODUÇÃO ÀS LEIS DA CASHRUT: O QUE OS JUDEUS COMEM?


A Torá nos ordena “... separar entre o impuro e o puro, e entre o animal que é para comer e o animal que não se deve comer” (Levítico, 11:47)

Através da história do Povo Judeu, o cumprimento das leis da Cashrut tem sido um atributo inconfundível da identidade judaica. Quando um judeu inicia sua jornada espiritual; o mandamento que ele mais provavelmente adota é a obediência às leis alimentares judaicas. Talvez, mais do que qualquer outra mitzvá da Torá,  as leis da Cashrut enfatizam que o Judaísmo é muito mais do  que uma “religião”, no sentido convencional.

POR QUE OS JUDEUS SEPARAM A CARNE DO LEITE?


Resposta:

Consta na Torá: "Não cozerás um cabrito no leite de sua mãe"


Nossos Sábios aprenderam daqui em detalhes a proibição de cozinhar, ingerir ou ter qualquer proveito da mistura de carne e leite. As leis de Cashrut embora contribuam para a saúde física do ser humano, não é este seu principal objetivo. Há significados mais profundos, nem todos a nosso alcance.

14 de dezembro de 2017

POR QUE OS JUDEUS (LEI CASHER) E MUÇULMANOS (LEI HALAL) NÃO CONSOMEM CARNE SUÍNA OU O SANGUE DE ANIMAIS?


Curiosamente, a Torá enumera apenas quatro animais que ruminam ou possuem os cascos fendidos, mas não atendem a ambos os requisitos: o porco, o coelho, o camelo e a lebre

A carne Casher é singular em todos os aspectos, desde o tipo de animais que são permitidos até a maneira como são abatidos e preparados para o consumo. Os alimentos à base de carne são cozidos, manuseados e ingeridos separadamente dos alimentos à base de laticínios. Além disso, é exigido um período de espera de seis horas após comer todos os tipos de carnes e aves antes que qualquer laticínio possa ser ingerido.
Somente os animais que ruminam e possuem cascos fendidos (os dois sinais mencionados na Torá) são Casher. Vacas, carneiros e cabras servem como exemplos. Um animal que tenha apenas um dos dois sinais não é Casher. Uma vez que as leis da Torá são exatas, tendo sido projetadas pelo próprio Criador, com certeza há um motivo por que estes dois sinais foram escolhidos. 

10 de dezembro de 2017

PRIMEIRA MULHER ANTES DE EVA, LILITH CONTINUA A GERAR POLÊMICA, ÓDIO, PRECONCEITO, MISTICISMO, FASCINAÇÃO E CURIOSIDADE



Lilith foi criada a partir da poeira junto a Adão, portanto, antes de Eva

No primeiro capítulo do livro Gênesis, que faz parte da Torá e da Bíblia, Deus cria "homem e mulher" à sua imagem e semelhança. Mas, logo no capítulo seguinte, somente Adão é mencionado. Onde foi parar a mulher do primeiro capítulo? É só no segundo capítulo que Eva é criada, e no terceiro que recebe seu nome. Essa inconsistência sugere que parte do texto tenha sido editada ou removida. Lilith já estava lá. O registro mais antigo dessa figura está nas gravuras dos amuletos de Arslan Tash, relíquias que datam do século 7 a.C.
Alguns historiadores argumentam ainda que Lilith é mencionada ainda antes, na demonologia suméria do terceiro milênio a.C. Na Épica de Gilgamesh, poema mesopotâmio de 2100 a.C., há uma possível menção a Lilith como demônia. Ou seja, Lilith já era conhecida antes de compilarem o Gênesis, o que reforça a teoria de que foi "apagada da história".