29 de setembro de 2018

O QUE É O JUDAÍSMO MESSIÂNICO?


Beit Ohel David - Sinagoga Messiânica no estado do Paraná, Brasil

Judaísmo Messiânico é o nome pelo qual é conhecido a vertente que crê em Yeshua (Jesus) e guarda os princípios da fé judaica, não compartilhando assim como fazem os cristãos, da crença no dogma católico/protestante trinitariano.

26 de setembro de 2018

POR QUE COMER ALIMENTOS CASHER (כשר)?


A Cashrut representa o encontro do corpo e da alma. A Torá nos diz para não rejeitarmos o físico e sim santificá-lo

Nosso raciocínio mudou até o ponto em que não mais sabemos por que o Judaísmo coloca tanta ênfase em comer e beber, necessidades básicas compartilhadas não apenas pelo restante da humanidade como também pelos animais. Sem uma explicação satisfatória para a cashrut e sem a fé simples baseada nos valores da Torá que caracterizaram as gerações anteriores, muitos judeus concluem que manter-se casher (כשר) está simplesmente obsoleto - está baseado em antigas precauções sanitárias que não mais se aplicam à vida moderna.

O FERIADO DE SUCOT (סֻכּוֹת) (CABANAS)



O Etrog tem sabor e aroma, o Lulav tem sabor mas não tem aroma, a murta tem aroma mas não tem sabor e o salgueiro não possui nem um nem outro

Os 7 dias de Sucot (סֻכּוֹת), celebrados com a construção de uma sucá, adquirindo as Quatro Espécies e alegrando-se com a festa, são seguidos por Simchat Torá (A Alegria da Torá). As plantas usadas como cobertura para o teto da sucá nos lembra da proteção divina quando nossos antepassados viajavam no deserto. As Quatro Espécies são uma expressão de nossa unidade e nossa fé na onipresença de D'us. Após os dias solenes das Grandes Festas vivemos estes dias ampliando em alegria.

25 de setembro de 2018

POR QUE OS JUDEUS NÃO COMEM CAMARÃO, CARANGUEJO, POLVO OU LAGOSTA?


Kashrut: Não são consumidos peixes de pele ou quaisquer crustáceos

"Podereis comer de tudo o que vive nas águas, seja nos mares ou nos rios, desde que tenha nadadeiras e escamas" (Vayicra' XI:9)

Peixe é um alimento parve, neutro. Somente peixes que têm tanto nadadeiras como escamas são Casher. O Talmud cita que todos os peixes que apresentam escamas possuem também nadadeiras, entretanto, a presença de nadadeiras não indica que possuem escamas. Não são consumidos peixes de pele ou quaisquer crustáceos. 

23 de setembro de 2018

SOMENTE A MULHER PASSA O JUDAÍSMO (יהדות) PARA OS FILHOS


A lei judaica (Halacha) considera judeu todo aquele que nasce de mãe judia (nata ou convertida antes do parto) ou se converte de acordo com essa mesma lei, segundo o judaísmo rabínico

Judaísmo (em hebraico: יהדות, Yehadút) é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu. Originário da Torá Escrita e da Bíblia Hebraica (também conhecida como Tanakh) e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel. 

NA HORA DA PRECE, NÃO SE APRESSE


O Rei David demorou quase 70 anos para compor o Tehilim, e você consegue lê-lo inteirinho em apenas uma hora!

Existem opiniões divergentes sobre a prece. Algumas pessoas rezam muito devagar, concentrando-se em cada palavra, ao passo que outras rezam rapidamente.

10 FATOS QUE TODO JUDEU DEVERIA SABER SOBRE O SHEMÁ (שְׁמַע = OUÇA/ESCUTE EM HEBRAICO)


Cobrimos os olhos para o primeiro versículo

A Prece Shemá (שְׁמַע = ouça/escute em hebraico) não é simplesmente a declaração judaica da fé de que D'us existe. É uma afirmação de que D'us é a única verdadeira existência. O único D'us é a essência de tudo. Somos ordenados a aceitar o reinado do Céu duas vezes ao dia recitando o Shemá. (Por Mordejai Rubin)

PONTO DE VISTA: EM QUE ACREDITAMOS?!


O judaísmo é marcado pela pluralidade, permitindo que se estabeleça um diálogo genuíno

Promover um judaísmo conectado ao seu rico passado e ao mesmo tempo integrado aos dias atuais. Este é o objetivo do Judaísmo Progressista, a maior corrente do judaísmo mundial, com mais de um milhão de afiliados. Fundada em 1942, a ARI – Associação Religiosa Israelita é a casa do Judaísmo Progressista no Rio de Janeiro, filiada à World Union for Progressive Judaism – WUPJ

OPINIÃO: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


O Estado de Israel existe por que depois de séculos de tratamento como cidadãos de segunda categoria na Europa e no Islã, os judeus reivindicaram a igualdade

A intolerância fez mais vítimas na Europa. Foram assassinados uma pessoa que participava de um seminário sobre a liberdade de expressão e os limites da imprensa e o segurança da comunidade de Copenhagen, que guardava a entrada de uma sinagoga onde se celebrava um Bat Mitsvá. Cinco policiais ficaram feridos em consequência dos ataques, cujo perpetrador foi morto posteriormente pela polícia. Repete-se a tragédia de Paris de semanas atrás, inclusive na reação dos políticos. 

JOGANDO OS PECADOS NA ÁGUA: O QUE É TASHLICH (תשליך)?



A prece de Tashlich, recitada às margens de um rio, lago ou mar, onde quer que haja peixes, tem um outro significado, despertando-nos pensamentos de arrependimento

Tashlich (תשליך): Em sua explicação sobre nossos costumes e tradições, o Rabi Yaacov Levi, conhecido como Maharil, codificador de leis, retrata a origem do costume de Tashlich até épocas muito remotas. É realizado pouco antes do pôr-do-sol na tarde do primeiro dia de Rosh Hashaná, indo às margens de um rio, lago, ou algo semelhante, onde certas preces são recitadas, seguidas pelo simbólico agitar dos cantos de nossas roupas.

O QUE É YOM KIPUR (יום כיפור)?


Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 24 horas e oração intensa

O Yom Kipur ou Ioum Quipúr (יום כיפור) é o Dia do Perdão, sendo uma das datas mais importantes do judaísmo. No calendário judaico começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro, Outubro ou Novembro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 24 horas e oração intensa.

O QUE É YAMIN NORAIM (ימים נוראים)?


Os 10 dias de penitência (Aseret Yemei Teshuva), e que termina com a data do Yom Kipur

Grandes festas é o nome dado no judaísmo ao período que se inicia no mês de Elul e que engloba Rosh Hashaná ("Ano novo judaico"), os dez dias de penitência (Aseret Yemei Teshuva), e que termina com a data do Yom Kipur. O termo Grandes festas não é uma tradução correta : este período é chamado atualmente de Yamim Noraim (Dias de Reverência ou Dias de Penitência do hebraico ימים נוראים).