3 de agosto de 2018

POR QUE QUEBRAR UM COPO NUM CASAMENTO JUDAICO?


A destruição do Templo Sagrado em Jerusalém tem extrema relevância entre os judeus

. Pergunta:

Compreendo que o motivo para eu quebrar um copo ao final da cerimônia de casamento é para comemorar a destruição do Templo em Jerusalém há cerca de 2 mil anos. Este de fato foi um evento relevante na história judaica, mas não parece ter qualquer relevância para mim. O que um edifício destruído tem a ver com meu casamento?

JUDAÍSMO: POR QUE A NOIVA É COBERTA POR UM VÉU?


Há um equívoco comum de que o noivo cobre a face da noiva antes do casamento porque ele tem, posteriormente, de verificar se está desposando a noiva "certa"

. Pergunta:

Vou me casar daqui a algumas semanas, e gostaria de saber a respeito do costume da noiva usar véu. Quero fazer as coisas certas, mas não estou particularmente empolgada com esse costume. Parece um pouco fora de moda!

31 de julho de 2018

UNIÃO ISRAELITA SHEL GUEMILUT HASSADIM (UISGH) - EM ATIVIDADE DESDE 1840 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


A UISGH foi instalada, inicialmente, num sobrado da Praça da República, esquina da Rua Senhor dos Passos (20 anos: 1840-1860), no Centro do Rio de Janeiro

. Histórico:

histórico da União Israelita Shel Guemilut Hassadim (UISGH) confunde-se, na realidade, com a história do judaísmo no Rio de Janeiro. Na época do Império, por influência da Inquisição portuguesa, não era permitida a existência de cultos não católicos no Brasil. Não obstante, já se realizavam cerimônias religiosas judaicas nessa época, haja vista a notícia publicada no Diário do Rio de Janeiro, de I" de outubro de 1865: "Culto israelita os israelitas residentes na Corte celebraram ontem, num salão particular, a primeira cerimônia de seu culto, o Kipur ou Dia do Grande Perdão. "Na realidade a liberdade completa de culto só surgiu na primeira Constituição da República. Segundo os cálculos dos historiadores Egon e Frieda Wolff e de Fortunato Azulay, a Sinagoga da União Israelita Shel Guemilut Hassadim teria sido fundada em 1840 e, sem dúvida, seria a mais antiga Sinagoga do Rio de Janeiro. 

29 de julho de 2018

MÁGICAS E FEITIÇARIAS (קֶסֶם, PRONUNCIA-SE "KESEM" EM HEBRAICO E SIGNIFICA "ADIVINHAÇÃO") EXISTEM?!


A própria Torá refere-se à feitiçaria (קֶסֶם = adivinhação) durante a história do Êxodus, quando os mágicos do faraó imitaram os sinais sobrenaturais de Moshê e várias das pragas

. Pergunta:

Os Judeus Acreditam em Mágica ou Feitiçaria (קֶסֶם)? Neste caso, como funcionam?

O QUE É KETUBÁ (כתובה) E QUAL É A FINALIDADE?


A ketubá (כתובה), um contrato de casamento, basicamente diz: Aqui estão suas obrigações para com sua esposa enquanto você está casado, e aqui a penalidade que terá de pagar se quiser "cair fora”

. Pergunta:

Minha noiva e eu estamos cuidando de ketubot (contratos de casamento) para nosso casamento, que será em breve. Não sei ler aramaico, mas entendo que a tradicional ketubá judaica é sobre as obrigações do marido com sua esposa, mas não há nada ali sobre as obrigações da mulher. Por que o casamento judaico é tão unilateral?