15 de novembro de 2019

AGRADEÇA A D'US (יהוה) PELA LUA!


Não estamos louvando a lua, mas seu Criador (יהוה), ou seja, pela Sua obra maravilhosa que chamamos Astronomia

. A santificação mensal da lua:

Abençoar a lua nova na época adequada é como saudar a Divina Presença, diz o Talmud. Uma vez por mês, quando a luz suave e delicada da luz aumenta no céu, recitamos uma bênção especial chamada Kidush Levaná (קידוש לבנה, Santificação da lua, em hebraico).

14 de novembro de 2019

O QUE É TESHUVÁ (תשובה)?!


Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo

Teshuvá significa arrepender-se de alguma coisa errada que você fez e decidir não fazê-la novamente, ou seja, arrependimento/retorno. Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo. Também tem o sentido de se arrepender dos pecados de maneira profunda e sincera. Aquele que passa pelo processo de teshuvá com sucesso é chamado de Baal Teshuva.

12 de novembro de 2019

UM PAÍS LAICO: O ESTADO NÃO PODE SER RELIGIOSO?!


Pedro Cardoso acredita que "o Estado não pode ser religioso" e conversa com pessoas que pensam diferente da sua afirmação. Qual é a sua opinião? O Estado deve ser laico?


. Tradição judaico-cristã:

Tradição judaico-cristã ou somente judaico-cristianismo é um termo genérico usado para caracterizar o conjunto de crenças em comum do judaísmo e o cristianismo, bem como a herança das tradições judaicas herdadas pelos cristãos. Este termo é apropriado para caracterizar, como principal fonte doutrinária das crenças judaicas e cristãs, o conjunto de livros composto pelo Velho Testamento e o Novo Testamento.

10 de novembro de 2019

CURIOSIDADE: OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO


A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento do hebraico e aramaico

Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/home.html