28 de novembro de 2020

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


. As tradições seguidas nos casamentos judaicos advêm das histórias bíblicas de nossos antepassados. O Livro de Gênese - o primeiro livro da Torá - revela que quando a matriarca Rebecca viu seu marido, Isaac, pela primeira vez, ela cobriu seu rosto com um véu. É deste episódio na história judaica que surgiu a tradição de cobrir o rosto da noiva antes da cerimônia de casamento. Em hebraico, este ritual é chamado de badeken – literalmente, o encobrimento.

27 de novembro de 2020

18 DE MARÇO: O DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA NO BRASIL


O “Dia Nacional da Imigração Judaica” homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi criada por um projeto de lei do deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.

A PRIMEIRA SINAGOGA DO BRASIL


A Kahal Zur Israel, primeira sinagoga das Américas, foi reaberta desde 2002 no Recife (PE) e já está recebendo visitantes de todo o Brasil e do exterior

Após dois anos em restauração, em projeto que mobilizou o Ministério da Cultura, o governo de Pernambuco, a prefeitura de Recife, a Confederação Israelita Brasileira, a Federação Israelita de Pernambuco e a Fundação Safra, as obras foram concluídas em 2002 e, desde então, abertas à visitação pública.

26 de novembro de 2020

EXISTE RACISMO NO BRASIL?



Leandro Karnal responde à mesma pergunta feita ao vice-presidente da República Hamilton Mourão: o Brasil é um país racista? O professor faz um recorrido histórico e analisa a situação do Brasil de hoje para tentar responder a essa pergunta. 

Inscreva-se no canal: https://youtube.com/prazerkarnal

#leandrokarnal #antirracismo

. Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=p7p4b51u0Y0