14 de dezembro de 2019

EUA: TIROTEIO EM JERSEY CITY TEVE MOTIVAÇÃO ANTISSEMITA E DE ÓDIO À POLÍCIA


Os dois suspeitos, um homem e uma mulher, foram identificados como David Anderson e Francine Graham. Ambos morreram no tiroteio em um supermercado kosher de Jersey City

O tiroteio em Jersey City, na região metropolitana de Nova York, que deixou 6 mortos na terça-feira (10), “foi encorajado tanto pelo antissemitismo” quanto pelo ódio à polícia, disse nesta quinta (12) o procurador-geral de Nova Jersey, Gurbir Grewal.

“Acreditamos que os suspeitos tinham opiniões que refletiam o ódio ao povo judeu e o ódio aos policiais. As evidências apontam para um ato de ódio”, acrescentou Grewal em entrevista coletiva.

13 de dezembro de 2019

FABIANA JUSTUS DETALHA FESTEJOS DE FIM DE ANO DE SUA FAMÍLIA JUDIA


"Ía para a casa dos outros (no Natal) e ganhava prêmio de consolação", lembra Justus

Fabiana Justus vai passar o Natal fora com o marido e as filhas. Sem revelar o destino, a filha de Roberto Justus viaja no próximo dia 23 e só retorna no fim de janeiro de 2020. Judia, ela conta que nem sempre foi bem resolvida com a data, e que já chegou a passar a festa na casa de amigos, ver a troca de presentes e ganhar um "prêmio de consolação".

"Como eu sou judia, nunca tive festa de Natal e sempre era convidada para a casa das pessoas. Todo mundo ia na árvore, ganhava um presente, e eu ficava com um prêmio de consolação: 'olha, toma pra você'. Natal para mim era ir na casa dos outros, jantar gostoso e consolação", diz ela num vídeo publicado em seu canal no YouTube.

12 de dezembro de 2019

JUDAÍSMO: QUANDO JACOB SE TORNOU ISRAEL (ישראל)


Escultura de Jacob lutando com o anjo em frente à Universidade de Scranton (PA) - USA

De todos os relatos da Torá, este é um dos mais envoltos em mistério. Conta-nos a história da luta entre um ser humano e um anjo e a da outorga de um novo nome a esse homem. A luta durou apenas uma noite; no entanto, seu resultado ecoa na história humana,com reverberações até os nossos dias.

OPINIÃO: POR QUE ESSAV ODEIA YAACOV? - POR YANKI TAUBER


O mal existe porque é muito mais poderoso que o bem. Existe um amante no mundo que ame com a intensidade que algum “odiador” odeie?

Em Bereshit 33:4, a Torá nos fala sobre um beijo: depois de 34 anos que Yaacov tinha fugido da ira do irmão, e nos quais Essav nunca deixara de tramar para matá-lo, Essav tem uma boa chance. Vendo que Yaacov se aproxima, Essav corre para ele, abraça-o e lhe dá um beijo.