3 de novembro de 2018

18 PESSOAS IMPRESSIONANTES CONVERTIDAS AO JUDAÍSMO QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER


Sempre houve indivíduos corajosos que seguiram o próprio coração e se juntaram ao povo judeu

No decorrer da história a nação judaica tem sido enriquecida por convertidos – valorosos homens e mulheres que optaram por entrar no pacto e se tornar parte da Nação Escolhida. O propósito do exílio era para o povo judeu ganhar convertidos, dizem nossos sábios, mas ironicamente, durante grande parte da nossa história a conversão ao Judaísmo era extremamente perigosa, até punida com a morte. Apesar disso, sempre houve indivíduos corajosos que seguiram o próprio coração e se juntaram ao povo judeu. Seguem um breve resumo de 18 convertidos, alguns legendários e outros quase desconhecidos, que contribuíram para enriquecer a vida judaica.

OS 8 NÍVEIS DE CARIDADE: DEFINIDOS POR MAIMÔNIDES, O "RAMBAM"


Há 8 níveis de caridade, cada qual mais elevado que o seguinte: 

1) O nível mais alto, acima do qual não existe outro, é apoiar um irmão judeu com um presente ou empréstimo, ou fazer uma sociedade com ele, encontrar emprego para ele, a fim de fortalecer sua mão até que não precise mais ser dependente de outros…

1 de novembro de 2018

CLARICE LISPECTOR: FUGITIVA DO ANTISSEMITISMO NO LESTE EUROPEU - O BRASIL ACOLHEU UMA DAS PRINCIPAIS ESCRITORAS DO SÉCULO 20


Clarice Lispector é autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20 e a maior escritora judia desde Franz Kafka


Clarice Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — que declarava, quanto a sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20 e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.

28 de outubro de 2018

ATIRADOR DE SINAGOGA EM PITTSBURGH CITOU GENOCÍDIO E DESEJO DE MATAR JUDEUS


Perto da sinagoga, foram organizadas vigílias de homenagem. Dezenas de moradores Pittsburgh se reuniram com velas nas mãos

Estados Unidos - Robert Bowers, o homem acusado de matar 11 pessoas em uma sinagoga de Pittsburgh, fez declarações antissemitas antes de iniciar o ataque, confirmaram neste domingo as autoridades americanas.
"Durante o curso de seu ataque mortal contra as pessoas na sinagoga, Bowers citou o genocídio e seu desejo de matar os judeus", afirmou Scott Brady, promotor do distrito oeste da Pensilvânia, em uma entrevista coletiva.
Segundo vários veículos de comunicação, o homem gritou: "Todos os judeus devem morrer". Brady confirmou que Robert Bowers foi indiciado por 29 acusações e corre o risco de ser sentenciado à morte. "Bowers estava armado com várias armas de fogo", três revólveres e um fuzil semi-automático AR-15, declarou o procurador.