3 de novembro de 2018

OS 8 NÍVEIS DE CARIDADE: DEFINIDOS POR MAIMÔNIDES, O "RAMBAM"


Há 8 níveis de caridade, cada qual mais elevado que o seguinte: 

1) O nível mais alto, acima do qual não existe outro, é apoiar um irmão judeu com um presente ou empréstimo, ou fazer uma sociedade com ele, encontrar emprego para ele, a fim de fortalecer sua mão até que não precise mais ser dependente de outros…



2)  Um nível abaixo em caridade é dar aos pobres sem saber para quem está doando, e sem que o receptor saiba de quem recebeu. Isso é cumprir uma mitsvá apenas em prol do céu. É como o “fundo anônimo” que havia no Templo Sagrado [em Jerusalém]. Ali os justos doavam em segredo, e os pobres bons lucravam em segredo. Doar a um fundo de caridade é semelhante a este modo, embora não se deva contribuir para um fundo de caridade a menos que se saiba que a pessoa designada para cuidar do fundo é confiável e sábia, além de bom administrador, como Rabi Chananyah ben Teradyon.

3) Um nível abaixo desse é quando alguém sabe para quem está doando, mas o receptor não conhece seu benfeitor. Os Sábios mais notáveis costumavam caminhar em segredo e colocar moedas nas portas dos pobres. É realmente valioso e bom fazer isto, se aqueles que deveriam ser os responsáveis por distribuir caridade não são merecedores de confiança.

4) Um nível abaixo que esse é quando a pessoa não sabe para quem está doando, mas o pobre conhece seu benfeitor. Os Sábios costumavam atar moedas em suas túnicas e atirá-las por trás das costas, e os pobres iam apanhá-las nas costas das túnicas, para que não ficassem envergonhados.

5) Um nível abaixo é quando alguém dá diretamente ao pobre, na sua mão, mas dá antes que lhe seja pedido.

6) Um nível abaixo é quando alguém dá ao pobre após ter sido pedido.

7) Um nível abaixo é quando alguém dá de maneira inadequada, mas alegre e com um sorriso.

8) Um nível abaixo é quando alguém dá de má vontade.

. Fonte:

https://www.beitchabad.org.br/library/article_cdo/aid/1830706/jewish/Os-Oito-Nveis-de-Caridade.htm

Nenhum comentário: