29 de dezembro de 2018

TÚNEL DO TEMPO: ENTERRO CRISTÃO DE HUMORISTA BUSSUNDA DEIXA JUDEUS INCONFORMADOS - JUNHO DE 2006


Bussunda era neto de chazan, filho de mãe judia e de pai convertido ao judaísmo aos 20 anos, com circuncisão e tudo, portanto, judeu de pai e mãe

Circulou entre a comunidade judaica manifestações de inconformismo pelo fato de Bussunda ter sido enterrado em um cemitério cristão, o São João Batista, no Rio, pois o humorista do programa da Globo Casseta & Planeta, Cláudio Besserman Vianna, era judeu. E, portanto, deveria ter sido enterrado conforme a tradição e os rituais judaicos, o que talvez tivesse chamado a atenção de seus inúmeros fãs para o fato de ele ser judeu. 

28 de dezembro de 2018

MORRE O ESCRITOR ISRAELENSE AMOS OZ, AOS 79 ANOS


Escritor israelense era um apaixonado defensor da paz (Foto: Menahem KAHANA / AFP)

A causa da morte não foi anunciada, mas o autor sofria de câncer. Conhecido por suas inúmeras manifestações políticas pacifistas, escritor era o ficcionista israelense mais lido nas dezenas de países onde seus livros são traduzidos. O escritor israelense Amos Oz morreu nesta sexta-feira (28), anunciou no Twitter sua filha, Fania Oz-Salzberge. Ele estava com 79 anos e não foi anunciada a causa da morte, mas o autor sofria de câncer. "Meu querido pai acaba de falecer de câncer depois de uma rápida piora", anotou Fania.

NETANYAHU: 'ISRAEL É A TERRA PROMETIDA E BRASIL É A TERRA DA PROMESSA'


O presidente eleito Jair Bolsonaro recebe a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Copacabana

Primeiro-ministro de Israel desembarcou no final da manhã de sexta-feira (28) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para uma visita de 5 dias ao Brasil. O presidente eleito Jair Bolsonaro recebe a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Copacabana.

24 de dezembro de 2018

ISRAEL E A GUERRA CIBERNÉTICA: UMA AMEAÇA À SEGURANÇA NACIONAL


Cavalo de Tróia formado de placas de computadores (Mother Boards). Israel é um dos líderes mundiais em avanços na Informática e Ciência da Computação (מדעי המחשב)

O combate ao cibe terrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao norte e ao sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

23 de dezembro de 2018

AS SEMELHANÇAS ENTRE OS IDIOMAS HEBRAICO (עברית) E ÁRABE ( ערבי)



Tanto o árabe quanto o hebraico são reconhecidos como línguas oficiais do povo de Israel

A complexa relação entre o hebraico e o árabe é importante devido à significância cultural, religiosa e comunicativa na atualidade em Israel, bem como em outras áreas do mundo. As línguas influenciaram uma à outra de tal forma que hoje o hebraico e o árabe apresentam semelhanças na pronúncia e na estrutura da língua. A troca linguística é significativa principalmente quando se discute a comunicação entre as comunidades de árabes e judeus. As semelhanças linguísticas mostram laços históricos presentes no mundo contemporâneo.

CORAL ISRAELITA BRASILEIRO CELEBRA 64 ANOS


No início, dirigidos por um sobrevivente do Holocausto, o maestro I. Fater, reuniam-se cerca de 30 componentes, para ensaiar músicas do folclore judaico

A comemoração ocorreu na sede do CIB em 12 de dezembro de 2018, no Rio de Janeiro. O evento contou com as participações da soprano Clarice Szjanbrun e do Chazan Oren Boljover.