6 de abril de 2019

O QUE É MIDRASH? (מדרש)


A palavra Midrash vem da junção de duas palavras hebraicas "Mi" que significa "quem" e "Darash" que significa "pergunta/pesquisa"

Midrash (do hebraico מדרש) é uma forma narrativa criada por volta do século I a.C. em Israel pelo povo judeu. Esta forma narrativa desenvolveu-se através da tradição oral (ver Talmud) até ter a sua primeira compilação apenas por volta do ano 500 d.C. no livro Midrash Rabbah.

5 de abril de 2019

O QUE DIFERE UM ANTISSEMITA DE UM JUDEU? – RABINO ILAN STIEFELMANN


"Vamos nos unir e procurar nossos pontos em comum. Não existe um mais importante que o outro, todos somos essenciais. Vamos fortificar o povo, amando e respeitando o indivíduo" - Ilan Stiefelmann

O antissemita odeia o povo judeu, pois ele tem certeza de que os judeus controlam a economia mundial e são culpados por todas as calamidades. Mas quando você lhe pergunta: “Entretanto, o Dr. Weiss, o seu cardiologista? O Dr. Levi, o seu advogado? O Sr. Goldman, o seu professor universitário? O Dr. Kachlon, o seu dentista?…”

“Ah, eles são diferentes”, responde o antissemita, pois “nem parecem judeus”.

4 de abril de 2019

AS LETRAS HEBRAICAS... PONTOS DE LUZ. A SANTIDADE DAS LETRAS SAGRADAS


O segredo das LETRAS e NOMES judaicos - Parte 2

Uma pessoa deve estar consciente da santidade das letras da Torá. Mundos múltiplos foram criados a partir de cada letra, e numerosos segredos estão escondidos dentro delas. O sagrado Zohar ensina que um ser humano não pode entender sequer um milésimo deste segredos e mundos.

AS LETRAS HEBRAICAS... PONTOS DE LUZ. A SANTIDADE DAS LETRAS SAGRADAS


O segredo das LETRAS e NOMES judaicos - Parte 1

Uma pessoa deve estar consciente da santidade das letras da Torá. Mundos múltiplos foram criados a partir de cada letra, e numerosos segredos estão escondidos dentro delas. O sagrado Zohar ensina que um ser humano não pode entender sequer um milésimo destes segredos e mundos.

3 de abril de 2019

NISSAN: O 1º DOS 12 MESES DO CALENDÁRIO JUDAICO



Na Torá, Nissan é chamado de "mês da primavera" (chodesh ha'aviv)

Nissan começa, especificamente, o "período" (tekufá) da primavera. Os três meses desta tekufá – Nissan, Iyar, Sivan – correspondem às três tribos do acampamento de Yehuda – Yehuda, Issachar, Zebulun – que se situavam a leste). Na Torá, Nissan é chamado de "mês da primavera" (chodesh ha'aviv). Além disso, Nissan dá início aos seis meses de verão, que correspondem aos seis níveis de "luz direta" (no Divino serviço – "despertar do acima"). Há uma alusão a isso no nome aviv, que começa com as duas letras alef e beit, na ordem "direta" ou "reta" do alef-beit.

1 de abril de 2019

EXPOSIÇÃO LEVA CAMPO DE CONCENTRAÇÃO À MANHATTAN (NY): “AUSCHWITZ. NÃO FAZ MUITO TEMPO. NÃO MUITO LONGE”


Um vagão de trem alemão antigo usado para transportar pessoas para Auschwitz é descoberto sobre trilhos no lado de fora do Museu da Herança Judaica, enquanto uma exposição é montada

Um arrepiante arsenal de artefatos do Holocausto, incluindo um vagão de gado sem janelas usado pelos nazistas para transportar prisioneiros para as câmaras de gás em Auschwitz, deve ficar exposto em um museu de Manhattan (NY) - a primeira vez que muitas das relíquias estão em solo americano. Um vagão de trem alemão antigo usado para transportar pessoas para Auschwitz é descoberto sobre trilhos no lado de fora do Museu da Herança Judaica, enquanto uma exposição é montada.

EM ISRAEL, GENERAL HELENO SE IRRITA COM PERGUNTAS SOBRE PALESTINOS


Experiente, Heleno comandou a missão de paz da ONU no Haiti. Dizem que seria ministro da Defesa, mas preferiu o GSI, que está mais próximo do Palácio do Planalto

Israel - Ele parecia bem disposto. Foi o primeiro a descer para o lobby do hotel King David, em Jerusalém, onde a comitiva brasileira está hospedada. Reclamou um pouco do frio que pegou muita gente desprevenida no início da primavera em Israel. Distribuiu sorrisos, cumprimentou alguns jornalistas, mas disse que não daria declarações. "Trouxemos o porta-voz", sorria.